DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES SOB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Cley Anderson Silva de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nogueira, Laura Ketylla Aguiar, Moreira, Luis Clenio Jario, Ferreira, Clemilton da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3608
Resumo: O uso do esgoto doméstico tratado na produção agrícola tem sido intensificado nos projetos de pesquisas devido suas qualidades nutricionais disponíveis às plantas. Contudo, estudar os desafios que essa fonte hídrica pode provocar no sistema de irrigação localizado é primordial para a sustentabilidade da produção. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar o desempenho hidráulico de gotejadores modelo Katif sob o tempo de exposição ao esgoto doméstico. Com o sistema de avaliação do desempenho hidráulico montado em uma bancada foi realizado dois experimentos em delineamento inteiramente casualizado (DIC). No primeiro experimento os tratamentos foram três pressões (kPa) fornecidas ao sistema e no segundo os tratamentos foram constituídos pelo tempo de funcionamento em intervalo de 60 h (compondo sete intervalos) com 28 gotejadores como repetições. O desempenho do sistema foi avaliado para cada tratamento pelo Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (CUD) e pelo Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC). Não houve significância a 5% para as diferentes pressões, mas a 1% para os diferentes tempos. Quando o CUD e CUC baixaram para 60 e 70%, respectivamente, foi realizada uma limpeza com hipoclorito de sódio. O sistema apresentou uniformidade aceitável nas primeiras 120 h de funcionamento, não havendo necessidade de limpeza. De acordo com os coeficientes avaliados, a limpeza deve ocorrer antes das 180 h. No entanto, sugere-se que para manter boa uniformidade o procedimento deve ser feito a cada 60 h.
id UFERSA-1_68f04f68a1beab5b3421c6125003b268
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/3608
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES SOB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO ESGOTO DOMÉSTICO TRATADOReuso de água. Uniformidade. Gotejamento.O uso do esgoto doméstico tratado na produção agrícola tem sido intensificado nos projetos de pesquisas devido suas qualidades nutricionais disponíveis às plantas. Contudo, estudar os desafios que essa fonte hídrica pode provocar no sistema de irrigação localizado é primordial para a sustentabilidade da produção. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar o desempenho hidráulico de gotejadores modelo Katif sob o tempo de exposição ao esgoto doméstico. Com o sistema de avaliação do desempenho hidráulico montado em uma bancada foi realizado dois experimentos em delineamento inteiramente casualizado (DIC). No primeiro experimento os tratamentos foram três pressões (kPa) fornecidas ao sistema e no segundo os tratamentos foram constituídos pelo tempo de funcionamento em intervalo de 60 h (compondo sete intervalos) com 28 gotejadores como repetições. O desempenho do sistema foi avaliado para cada tratamento pelo Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (CUD) e pelo Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC). Não houve significância a 5% para as diferentes pressões, mas a 1% para os diferentes tempos. Quando o CUD e CUC baixaram para 60 e 70%, respectivamente, foi realizada uma limpeza com hipoclorito de sódio. O sistema apresentou uniformidade aceitável nas primeiras 120 h de funcionamento, não havendo necessidade de limpeza. De acordo com os coeficientes avaliados, a limpeza deve ocorrer antes das 180 h. No entanto, sugere-se que para manter boa uniformidade o procedimento deve ser feito a cada 60 h.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3608REVISTA CAATINGA; Vol. 28 No. 1 (2015); 214-219Revista Caatinga; v. 28 n. 1 (2015); 214-2191983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3608/pdf_232Freitas, Cley Anderson Silva deNogueira, Laura Ketylla AguiarMoreira, Luis Clenio JarioFerreira, Clemilton da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:10:36Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/3608Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:46:06.892208Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES SOB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO
title DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES SOB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO
spellingShingle DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES SOB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO
Freitas, Cley Anderson Silva de
Reuso de água. Uniformidade. Gotejamento.
title_short DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES SOB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO
title_full DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES SOB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO
title_fullStr DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES SOB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO
title_full_unstemmed DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES SOB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO
title_sort DESEMPENHO HIDRÁULICO DE GOTEJADORES SOB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO
author Freitas, Cley Anderson Silva de
author_facet Freitas, Cley Anderson Silva de
Nogueira, Laura Ketylla Aguiar
Moreira, Luis Clenio Jario
Ferreira, Clemilton da Silva
author_role author
author2 Nogueira, Laura Ketylla Aguiar
Moreira, Luis Clenio Jario
Ferreira, Clemilton da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Cley Anderson Silva de
Nogueira, Laura Ketylla Aguiar
Moreira, Luis Clenio Jario
Ferreira, Clemilton da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Reuso de água. Uniformidade. Gotejamento.
topic Reuso de água. Uniformidade. Gotejamento.
description O uso do esgoto doméstico tratado na produção agrícola tem sido intensificado nos projetos de pesquisas devido suas qualidades nutricionais disponíveis às plantas. Contudo, estudar os desafios que essa fonte hídrica pode provocar no sistema de irrigação localizado é primordial para a sustentabilidade da produção. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar o desempenho hidráulico de gotejadores modelo Katif sob o tempo de exposição ao esgoto doméstico. Com o sistema de avaliação do desempenho hidráulico montado em uma bancada foi realizado dois experimentos em delineamento inteiramente casualizado (DIC). No primeiro experimento os tratamentos foram três pressões (kPa) fornecidas ao sistema e no segundo os tratamentos foram constituídos pelo tempo de funcionamento em intervalo de 60 h (compondo sete intervalos) com 28 gotejadores como repetições. O desempenho do sistema foi avaliado para cada tratamento pelo Coeficiente de Uniformidade de Distribuição (CUD) e pelo Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC). Não houve significância a 5% para as diferentes pressões, mas a 1% para os diferentes tempos. Quando o CUD e CUC baixaram para 60 e 70%, respectivamente, foi realizada uma limpeza com hipoclorito de sódio. O sistema apresentou uniformidade aceitável nas primeiras 120 h de funcionamento, não havendo necessidade de limpeza. De acordo com os coeficientes avaliados, a limpeza deve ocorrer antes das 180 h. No entanto, sugere-se que para manter boa uniformidade o procedimento deve ser feito a cada 60 h.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3608
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3608/pdf_232
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 28 No. 1 (2015); 214-219
Revista Caatinga; v. 28 n. 1 (2015); 214-219
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674024374894592