Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jaqueline Cardoso
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10841
Resumo: Este trabalho tem como foco analisar a representação da identidade feminina em três livros didáticos de Língua Inglesa (LI) da coleção “Way to Go” referentes ao ano de 2015 do Ensino Médio aprovado pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). É necessário ponderarmos sobre a representação das mulheres nos livros didáticos, pois essa análise nos proporciona uma compreensão mais profunda sobre como esses materiais moldam a percepção dos alunos em relação ao papel, importância e potencial das mulheres na sociedade. Ao examinarmos como as mulheres são retratadas nesses textos, somos capazes de perceber como tais representações podem influenciar a construção de conceitos e valores nas mentes dos estudantes. A pesquisa se justifica pela importância em analisar livros didáticos de forma crítica e construtiva considerando um estudo relevante quando se leva em conta a grande influência que esse material tem sobre alunos/as e professores/as. Trata-se de um estudo documental com abordagem qualitativa, que teve como objetivo central refletir acerca das representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio. Como fundamentação teórica, nos ancoramos sobre o livro didático de LI, nos estudos de Sousa (2015); Matos (2018) e Alves (2022). Também trazemos discussões sobre a questão de gênero com base nos pensamentos de Auad (2003); Louro (2008); Butler (1988); Lima e Cunha (2016); Pereira (2013). Apontamos ainda discussões sobre gênero nos Documentos Legais, utilizando conceitos dos PCN (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2018). Os dados foram analisados a partir de uma replicação do trabalho realizado por Passaúra (2021). Ao fazer uma analogia entre os dois estudos, enquanto o da autora destaca a importância de promover o pensamento crítico dos alunos abordando brevemente a representação da identidade feminina dos livros, nossa análise se concentrou especificamente nas representações femininas na coleção investigada. Concluímos que os livros didáticos de Língua Inglesa do Ensino Médio revelam uma variedade de representações da identidade feminina e refletem tanto estereótipos arraigados, quanto tentativas de desconstrução desses padrões.
id UFER_0566912312c5923e636499dad96d8a20
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10841
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino MédioLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESARepresentaçãoIdentidade femininaLivros didáticosLíngua inglesaEste trabalho tem como foco analisar a representação da identidade feminina em três livros didáticos de Língua Inglesa (LI) da coleção “Way to Go” referentes ao ano de 2015 do Ensino Médio aprovado pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). É necessário ponderarmos sobre a representação das mulheres nos livros didáticos, pois essa análise nos proporciona uma compreensão mais profunda sobre como esses materiais moldam a percepção dos alunos em relação ao papel, importância e potencial das mulheres na sociedade. Ao examinarmos como as mulheres são retratadas nesses textos, somos capazes de perceber como tais representações podem influenciar a construção de conceitos e valores nas mentes dos estudantes. A pesquisa se justifica pela importância em analisar livros didáticos de forma crítica e construtiva considerando um estudo relevante quando se leva em conta a grande influência que esse material tem sobre alunos/as e professores/as. Trata-se de um estudo documental com abordagem qualitativa, que teve como objetivo central refletir acerca das representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio. Como fundamentação teórica, nos ancoramos sobre o livro didático de LI, nos estudos de Sousa (2015); Matos (2018) e Alves (2022). Também trazemos discussões sobre a questão de gênero com base nos pensamentos de Auad (2003); Louro (2008); Butler (1988); Lima e Cunha (2016); Pereira (2013). Apontamos ainda discussões sobre gênero nos Documentos Legais, utilizando conceitos dos PCN (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2018). Os dados foram analisados a partir de uma replicação do trabalho realizado por Passaúra (2021). Ao fazer uma analogia entre os dois estudos, enquanto o da autora destaca a importância de promover o pensamento crítico dos alunos abordando brevemente a representação da identidade feminina dos livros, nossa análise se concentrou especificamente nas representações femininas na coleção investigada. Concluímos que os livros didáticos de Língua Inglesa do Ensino Médio revelam uma variedade de representações da identidade feminina e refletem tanto estereótipos arraigados, quanto tentativas de desconstrução desses padrões.This work focuses on analyzing the representation of female identity in three English Language (EL) textbooks from the "Way to Go" collection for the year 2015 of High School approved by the National Textbook Program (PNLD). It is necessary to consider the representation of women in textbooks, as this analysis provides us with a deeper understanding of how these materials shape students' perception of the role, importance, and potential of women in society. By examining how women are portrayed in these texts, we can perceive how such representations can influence the construction of concepts and values in students' minds. The research is justified by the importance of critically and constructively analyzing textbooks considering a relevant study when taking into account the significant influence that this material has on students and teachers. It is a documentary study with a qualitative approach, which aimed to reflect on the representations of female identity in high school English language textbooks. As theoretical foundation, we rely on EL textbooks, in the studies of Sousa (2015); Matos (2018), and Alves (2022). We also bring discussions about gender issues based on the thoughts of Auad (2003); Louro (2008); Butler (1988); Lima and Cunha (2016); Pereira (2013). We also point out discussions about gender in Legal Documents, using concepts from the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998) and the BNCC (BRASIL, 2018). The data were analyzed based on a replication of the work carried out by Passaúra (2021). By making an analogy between the two studies, while the author's work highlights the importance of promoting students' critical thinking by briefly addressing the representation of female identity in textbooks, our analysis specifically focused on female representations in the investigated collection. We conclude that high school English language textbooks reveal a variety of representations of female identity and reflect both ingrained stereotypes and attempts to deconstruct these patterns.52 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasil, Maria Ghisleny de PaivaBrasil, Maria Ghisleny de PaivaSantos, Gabrielle Leite dosRosa Filho, Jeová AraújoSouza, Jaqueline Cardoso2024-05-16T12:57:35Z2024-05-16T12:57:35Z2024-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSOUZA, Jaqueline Cardoso de. Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio. 2024. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10841CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-05-16T20:57:35Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10841Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-05-16T20:57:35Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio
title Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio
spellingShingle Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio
Souza, Jaqueline Cardoso
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Representação
Identidade feminina
Livros didáticos
Língua inglesa
title_short Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio
title_full Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio
title_fullStr Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio
title_full_unstemmed Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio
title_sort Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio
author Souza, Jaqueline Cardoso
author_facet Souza, Jaqueline Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Brasil, Maria Ghisleny de Paiva
Santos, Gabrielle Leite dos
Rosa Filho, Jeová Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jaqueline Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Representação
Identidade feminina
Livros didáticos
Língua inglesa
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Representação
Identidade feminina
Livros didáticos
Língua inglesa
description Este trabalho tem como foco analisar a representação da identidade feminina em três livros didáticos de Língua Inglesa (LI) da coleção “Way to Go” referentes ao ano de 2015 do Ensino Médio aprovado pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). É necessário ponderarmos sobre a representação das mulheres nos livros didáticos, pois essa análise nos proporciona uma compreensão mais profunda sobre como esses materiais moldam a percepção dos alunos em relação ao papel, importância e potencial das mulheres na sociedade. Ao examinarmos como as mulheres são retratadas nesses textos, somos capazes de perceber como tais representações podem influenciar a construção de conceitos e valores nas mentes dos estudantes. A pesquisa se justifica pela importância em analisar livros didáticos de forma crítica e construtiva considerando um estudo relevante quando se leva em conta a grande influência que esse material tem sobre alunos/as e professores/as. Trata-se de um estudo documental com abordagem qualitativa, que teve como objetivo central refletir acerca das representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio. Como fundamentação teórica, nos ancoramos sobre o livro didático de LI, nos estudos de Sousa (2015); Matos (2018) e Alves (2022). Também trazemos discussões sobre a questão de gênero com base nos pensamentos de Auad (2003); Louro (2008); Butler (1988); Lima e Cunha (2016); Pereira (2013). Apontamos ainda discussões sobre gênero nos Documentos Legais, utilizando conceitos dos PCN (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2018). Os dados foram analisados a partir de uma replicação do trabalho realizado por Passaúra (2021). Ao fazer uma analogia entre os dois estudos, enquanto o da autora destaca a importância de promover o pensamento crítico dos alunos abordando brevemente a representação da identidade feminina dos livros, nossa análise se concentrou especificamente nas representações femininas na coleção investigada. Concluímos que os livros didáticos de Língua Inglesa do Ensino Médio revelam uma variedade de representações da identidade feminina e refletem tanto estereótipos arraigados, quanto tentativas de desconstrução desses padrões.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-16T12:57:35Z
2024-05-16T12:57:35Z
2024-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Jaqueline Cardoso de. Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio. 2024. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10841
identifier_str_mv SOUZA, Jaqueline Cardoso de. Representações da identidade feminina em livros didáticos de língua inglesa do Ensino Médio. 2024. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747488549109760