Estrutura metodológica do livro didático de língua inglesa no Brasil e na Alemanha
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Data de Publicação: | 2022 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27910 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar comparativamente a estrutura metodológica de livros didáticos de língua inglesa utilizados em dois países diferentes: Brasil e Alemanha. Para tanto, foram mobilizados o método científico comparativo e a abordagem quanti-qualitativa, com predominância do tratamento qualitativo dos dados. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, considerando a análise dos manuais didáticos. Logo, caracteriza-se enquanto uma pesquisa bibliográfica, baseada nas contribuições de Paiva (2009), Tílio (2008) e Uphoff (2008); e documental, visto que o corpus é constituído por dois capítulos de livros didáticos. Os resultados revelaram que há diferenças significativas na estrutura metodológica dos livros analisados, com destaque para a necessidade de adequações no livro utilizado no Brasil, para que o aluno se identifique melhor com o conteúdo e/ou o livro em si. |
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2023-08-18T19:45:45Z2023-08-18T19:45:45Z2022-06-21https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27910Este artigo tem como objetivo analisar comparativamente a estrutura metodológica de livros didáticos de língua inglesa utilizados em dois países diferentes: Brasil e Alemanha. Para tanto, foram mobilizados o método científico comparativo e a abordagem quanti-qualitativa, com predominância do tratamento qualitativo dos dados. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, considerando a análise dos manuais didáticos. Logo, caracteriza-se enquanto uma pesquisa bibliográfica, baseada nas contribuições de Paiva (2009), Tílio (2008) e Uphoff (2008); e documental, visto que o corpus é constituído por dois capítulos de livros didáticos. Os resultados revelaram que há diferenças significativas na estrutura metodológica dos livros analisados, com destaque para a necessidade de adequações no livro utilizado no Brasil, para que o aluno se identifique melhor com o conteúdo e/ou o livro em si.This article aims to comparatively analyse the methodological structure of English textbooks used in two different countries: Brazil and Germany. In this case, the comparative scientific method and the quantitative-qualitative approach were mobilized, with a predominance of the qualitative treatment of the data. In relation to the objectives, it is an exploratory and descriptive research, considering the analysis of textbooks. Therefore, it is characterized as a bibliographic research, based on the contributions of Paiva (2009), Tílio (2008) and Uphoff (2008); and documentary, since the corpus is composed of two textbooks chapters. The results revealed that there are significant differences in the methodological structure of the analysed books, highlighting the need for adjustments in the book used in Brazil, so that the student can better identify himself with the content and/or the book itself.Submitted by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-18T19:45:34Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NaderdaneUloth__TCC.pdf: 3566909 bytes, checksum: 20622117fc2091438d790a69bfe1830c (MD5) NaderdaneUloth__TERMO.pdf: 187454 bytes, checksum: e9fa11d1f9e05c2f80cdaf2cf36fe26a (MD5)Approved for entry into archive by Raissa Brito (raissacbrito@ccae.ufpb.br) on 2023-08-18T19:45:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NaderdaneUloth__TCC.pdf: 3566909 bytes, checksum: 20622117fc2091438d790a69bfe1830c (MD5) NaderdaneUloth__TERMO.pdf: 187454 bytes, checksum: e9fa11d1f9e05c2f80cdaf2cf36fe26a (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-18T19:45:45Z (GMT). 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