O asfalto pré-misturado a frio e sua utilização em rodovias com tráfego de baixa e média intensidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8045 |
Resumo: | As rodovias brasileiras, de modo geral, são peças fundamentais no transporte de pessoas e de cargas, demandando uma constante evolução quanto a sua qualidade, assim como a necessidade de ser ampliada. Por esse motivo, as pesquisas sobre o pavimento rodoviário, tem ganhado relevância no decorrer das últimas seis décadas no Brasil. Com a elevação do volume de tráfego de veículos nas vias brasileiras e o crescimento dos esforços absorvidos pelos pavimentos devido a aumento do tráfego, são questões necessárias para que a camada de revestimento asfáltica receba a devida atenção, pois é quem absorve de forma direta todas as forças atuantes. Este trabalho tem a intensão de analisar o desempenho e a viabilidade no uso do pavimento do tipo PMF (Pré-Misturado a Frio), trazendo conceitos e características sobre a massa, expondo suas peculiaridades na execução e nas funcionalidades, assim como os locais adequados para se aplicar esse tipo de revestimento. Foi feita uma revisão bibliográfica a partir de diversos autores, com o objetivo de obter-se um melhor conhecimento do material analisado e seus constituintes. O estudo foi desenvolvido, também, através do acompanhamento da aplicação do revestimento pré-misturado a frio na manutenção da BR 427, no trecho que se inicia na zona urbana de Currais Novos/RN e se prolonga até a divisa com o estado da Paraíba. O PMF tem como objetivo suprir as demandas dos usuários, englobando um plano estratégico que entregue um excelente ganho econômico. Desse modo, a utilização do pré-misturado a frio na manutenção e conservação de rodovias com tráfego de baixa e média intensidade, traz vários ganhos importantes, não somente em relação à economia por usar maquinas de fácil manejo e no impacto ambiental reduzido, em razão da baixa emissão de gases poluentes, mas também devido à possibilidade de estocagem do material, possibilitando o uso de material vindo da mesma usinagem em diversos pontos da rodovia e em momentos diferentes. |
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