Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisca Meire da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6896
Resumo: Dentre os ambientes com restrições de circulação de pessoas devido à Pandemia de Covid-19, estão as instituições educacionais, sendo estabelecido o formato remoto para as atividades pedagógicas. A presente pesquisa, teve por objetivo identificar impactos que a pandemia causada pela Covid-19 trouxe para o alcance dos objetivos de aprendizagem da educação infantil, e consequentemente para o trabalho docente, tendo em vista que a convivência social é fator primordial para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. A pesquisa é de caráter qualiquantitativo e teve como método de recolha de dados entrevistas e aplicação de um questionário direcionado a professoras de educação infantil na etapa de creche e pré-escola. Como resultados, tendo como base teórica os contributos da ergonomia, observou-se que o formato de educação remota trouxe dificuldades para o alcance dos objetivos de aprendizagem para a educação infantil e afetou a saúde ocupacional dos professores. Palavras-chave: Ergonomia; Covid-19; Educação Infantil; Ensino Remoto.
id UFER_8e1cd66f75ac6a1730bd0766a6d031f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6896
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de MossoróErgonomiaCovid-19Educação infantilEnsino remotoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIADentre os ambientes com restrições de circulação de pessoas devido à Pandemia de Covid-19, estão as instituições educacionais, sendo estabelecido o formato remoto para as atividades pedagógicas. A presente pesquisa, teve por objetivo identificar impactos que a pandemia causada pela Covid-19 trouxe para o alcance dos objetivos de aprendizagem da educação infantil, e consequentemente para o trabalho docente, tendo em vista que a convivência social é fator primordial para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. A pesquisa é de caráter qualiquantitativo e teve como método de recolha de dados entrevistas e aplicação de um questionário direcionado a professoras de educação infantil na etapa de creche e pré-escola. Como resultados, tendo como base teórica os contributos da ergonomia, observou-se que o formato de educação remota trouxe dificuldades para o alcance dos objetivos de aprendizagem para a educação infantil e afetou a saúde ocupacional dos professores. Palavras-chave: Ergonomia; Covid-19; Educação Infantil; Ensino Remoto.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSALucena, Hadassa Monteiro de AlbuquerqueLucena, André DuarteSilva, Francisca Meire da2021-12-28T12:17:38Z2021-12-282021-12-28T12:17:38Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6896porSILVA, Francisca Meire da. Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró. 2021.13 f. Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2021.CC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T22:27:25Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6896Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T22:27:25Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró
title Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró
spellingShingle Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró
Silva, Francisca Meire da
Ergonomia
Covid-19
Educação infantil
Ensino remoto
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
title_short Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró
title_full Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró
title_fullStr Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró
title_full_unstemmed Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró
title_sort Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró
author Silva, Francisca Meire da
author_facet Silva, Francisca Meire da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucena, Hadassa Monteiro de Albuquerque
Lucena, André Duarte
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisca Meire da
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
Covid-19
Educação infantil
Ensino remoto
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
topic Ergonomia
Covid-19
Educação infantil
Ensino remoto
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
description Dentre os ambientes com restrições de circulação de pessoas devido à Pandemia de Covid-19, estão as instituições educacionais, sendo estabelecido o formato remoto para as atividades pedagógicas. A presente pesquisa, teve por objetivo identificar impactos que a pandemia causada pela Covid-19 trouxe para o alcance dos objetivos de aprendizagem da educação infantil, e consequentemente para o trabalho docente, tendo em vista que a convivência social é fator primordial para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. A pesquisa é de caráter qualiquantitativo e teve como método de recolha de dados entrevistas e aplicação de um questionário direcionado a professoras de educação infantil na etapa de creche e pré-escola. Como resultados, tendo como base teórica os contributos da ergonomia, observou-se que o formato de educação remota trouxe dificuldades para o alcance dos objetivos de aprendizagem para a educação infantil e afetou a saúde ocupacional dos professores. Palavras-chave: Ergonomia; Covid-19; Educação Infantil; Ensino Remoto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28T12:17:38Z
2021-12-28
2021-12-28T12:17:38Z
2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6896
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Francisca Meire da. Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró. 2021.13 f. Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747453829709824