Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6896 |
Resumo: | Dentre os ambientes com restrições de circulação de pessoas devido à Pandemia de Covid-19, estão as instituições educacionais, sendo estabelecido o formato remoto para as atividades pedagógicas. A presente pesquisa, teve por objetivo identificar impactos que a pandemia causada pela Covid-19 trouxe para o alcance dos objetivos de aprendizagem da educação infantil, e consequentemente para o trabalho docente, tendo em vista que a convivência social é fator primordial para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. A pesquisa é de caráter qualiquantitativo e teve como método de recolha de dados entrevistas e aplicação de um questionário direcionado a professoras de educação infantil na etapa de creche e pré-escola. Como resultados, tendo como base teórica os contributos da ergonomia, observou-se que o formato de educação remota trouxe dificuldades para o alcance dos objetivos de aprendizagem para a educação infantil e afetou a saúde ocupacional dos professores. Palavras-chave: Ergonomia; Covid-19; Educação Infantil; Ensino Remoto. |
id |
UFER_8e1cd66f75ac6a1730bd0766a6d031f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6896 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de MossoróErgonomiaCovid-19Educação infantilEnsino remotoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIADentre os ambientes com restrições de circulação de pessoas devido à Pandemia de Covid-19, estão as instituições educacionais, sendo estabelecido o formato remoto para as atividades pedagógicas. A presente pesquisa, teve por objetivo identificar impactos que a pandemia causada pela Covid-19 trouxe para o alcance dos objetivos de aprendizagem da educação infantil, e consequentemente para o trabalho docente, tendo em vista que a convivência social é fator primordial para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. A pesquisa é de caráter qualiquantitativo e teve como método de recolha de dados entrevistas e aplicação de um questionário direcionado a professoras de educação infantil na etapa de creche e pré-escola. Como resultados, tendo como base teórica os contributos da ergonomia, observou-se que o formato de educação remota trouxe dificuldades para o alcance dos objetivos de aprendizagem para a educação infantil e afetou a saúde ocupacional dos professores. Palavras-chave: Ergonomia; Covid-19; Educação Infantil; Ensino Remoto.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSALucena, Hadassa Monteiro de AlbuquerqueLucena, André DuarteSilva, Francisca Meire da2021-12-28T12:17:38Z2021-12-282021-12-28T12:17:38Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6896porSILVA, Francisca Meire da. Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró. 2021.13 f. Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2021.CC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T22:27:25Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6896Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T22:27:25Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró |
title |
Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró |
spellingShingle |
Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró Silva, Francisca Meire da Ergonomia Covid-19 Educação infantil Ensino remoto CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA |
title_short |
Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró |
title_full |
Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró |
title_fullStr |
Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró |
title_sort |
Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró |
author |
Silva, Francisca Meire da |
author_facet |
Silva, Francisca Meire da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lucena, Hadassa Monteiro de Albuquerque Lucena, André Duarte |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisca Meire da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ergonomia Covid-19 Educação infantil Ensino remoto CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA |
topic |
Ergonomia Covid-19 Educação infantil Ensino remoto CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA |
description |
Dentre os ambientes com restrições de circulação de pessoas devido à Pandemia de Covid-19, estão as instituições educacionais, sendo estabelecido o formato remoto para as atividades pedagógicas. A presente pesquisa, teve por objetivo identificar impactos que a pandemia causada pela Covid-19 trouxe para o alcance dos objetivos de aprendizagem da educação infantil, e consequentemente para o trabalho docente, tendo em vista que a convivência social é fator primordial para o desenvolvimento e aprendizagem infantil. A pesquisa é de caráter qualiquantitativo e teve como método de recolha de dados entrevistas e aplicação de um questionário direcionado a professoras de educação infantil na etapa de creche e pré-escola. Como resultados, tendo como base teórica os contributos da ergonomia, observou-se que o formato de educação remota trouxe dificuldades para o alcance dos objetivos de aprendizagem para a educação infantil e afetou a saúde ocupacional dos professores. Palavras-chave: Ergonomia; Covid-19; Educação Infantil; Ensino Remoto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28T12:17:38Z 2021-12-28 2021-12-28T12:17:38Z 2021-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6896 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Silva (2021) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2021) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Francisca Meire da. Trabalho docente na educação infantil durante a pandemia da COVID-19: um estudo de caso em unidades da rede pública de Mossoró. 2021.13 f. Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453829709824 |