Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11347 |
Resumo: | O presente estudo aborda a análise dos impactos de trecho rodoviário em área urbana na BR-405 da cidade de Pau dos Ferros-RN. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as interferências na mobilidade urbana devido ao tráfego de veículos pesados nesse trecho. Para tanto, a abordagem metodológica se fundamentou numa revisão bibliográfica sobre o assunto. Na metodologia do estudo, foi realizado registro fotográfico dos impactos na infraestrutura do trecho, contagem e classificação do tráfego de veículos pesados e uma pesquisa de opinião pública junto à comunidade quanto a sua percepção desses impactos. Com base nos resultados da contagem volumétrica, empiricamente pode-se constatar que o pavimento existente não foi dimensionado para suportar o fluxo de veículos pesados atuais, provavelmente justificando a depreciação constante do revestimento asfáltico e transtorno consequente a segurança e conforto na circulação da área em estudo. Além disso a aplicação dos questionários apontou que a população da cidade percebe o tráfego de veículos pesados como uma fonte de riscos e interferências negativas na mobilidade urbana. Sugere-se a implantação de um contorno viário desviando o tráfego característico da rodovia federal da área urbana, favorecendo a segurança e conforto dos moradores locais e visitantes. |
id |
UFER_1995e2a6277a8eff06ffdb35cbf4da06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11347 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RNENGENHARIASInfraestrutura viáriaPlanejamento urbanoTrânsitoO presente estudo aborda a análise dos impactos de trecho rodoviário em área urbana na BR-405 da cidade de Pau dos Ferros-RN. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as interferências na mobilidade urbana devido ao tráfego de veículos pesados nesse trecho. Para tanto, a abordagem metodológica se fundamentou numa revisão bibliográfica sobre o assunto. Na metodologia do estudo, foi realizado registro fotográfico dos impactos na infraestrutura do trecho, contagem e classificação do tráfego de veículos pesados e uma pesquisa de opinião pública junto à comunidade quanto a sua percepção desses impactos. Com base nos resultados da contagem volumétrica, empiricamente pode-se constatar que o pavimento existente não foi dimensionado para suportar o fluxo de veículos pesados atuais, provavelmente justificando a depreciação constante do revestimento asfáltico e transtorno consequente a segurança e conforto na circulação da área em estudo. Além disso a aplicação dos questionários apontou que a população da cidade percebe o tráfego de veículos pesados como uma fonte de riscos e interferências negativas na mobilidade urbana. Sugere-se a implantação de um contorno viário desviando o tráfego característico da rodovia federal da área urbana, favorecendo a segurança e conforto dos moradores locais e visitantes.The present study addresses the analysis of the impacts of a highway section in an urban area on BR-405 in the city of Pau dos Ferros-RN. The research objective was to identify interferences in urban mobility due to heavy vehicle traffic on this stretch. To do so, the methodological approach was based on a literature review on the subject. In the study methodology, photographic documentation of the impacts on the infrastructure of the stretch was carried out, as well as counting and classification of heavy vehicle traffic, and a public opinion survey among the community regarding their perception of these impacts. Based on the results of the traffic count, it could be empirically observed that the existing pavement was not designed to withstand the current flow of heavy vehicles, likely justifying the constant deterioration of the asphalt pavement and the consequent disruption to safety and comfort in the circulation of the area under study. Furthermore, the questionnaire surveys indicated that the city's population perceives heavy vehicle traffic as a source of risks and negative interferences in urban mobility. It is suggested to implement a bypass road diverting the characteristic traffic of the federal highway from the urban area, favoring the safety and comfort of local residents and visitors.47 f.Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)BrasilDepartamento de EngenhariasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantiago, Marília CavalcantiRocha, Fabiola Luana MaiaSantos, Francisca MirtesLopes, Philipe Pierre de Sousa2024-08-16T11:25:40Z2024-08-16T11:25:40Z2024-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLOPES, Philipe Pierre de Sousa. Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN. 2023. 47 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11347Pau dos FerrosAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-16T21:41:19Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11347Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-16T21:41:19Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN |
title |
Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN |
spellingShingle |
Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN Lopes, Philipe Pierre de Sousa ENGENHARIAS Infraestrutura viária Planejamento urbano Trânsito |
title_short |
Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN |
title_full |
Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN |
title_fullStr |
Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN |
title_full_unstemmed |
Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN |
title_sort |
Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN |
author |
Lopes, Philipe Pierre de Sousa |
author_facet |
Lopes, Philipe Pierre de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Marília Cavalcanti Rocha, Fabiola Luana Maia Santos, Francisca Mirtes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Philipe Pierre de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENGENHARIAS Infraestrutura viária Planejamento urbano Trânsito |
topic |
ENGENHARIAS Infraestrutura viária Planejamento urbano Trânsito |
description |
O presente estudo aborda a análise dos impactos de trecho rodoviário em área urbana na BR-405 da cidade de Pau dos Ferros-RN. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as interferências na mobilidade urbana devido ao tráfego de veículos pesados nesse trecho. Para tanto, a abordagem metodológica se fundamentou numa revisão bibliográfica sobre o assunto. Na metodologia do estudo, foi realizado registro fotográfico dos impactos na infraestrutura do trecho, contagem e classificação do tráfego de veículos pesados e uma pesquisa de opinião pública junto à comunidade quanto a sua percepção desses impactos. Com base nos resultados da contagem volumétrica, empiricamente pode-se constatar que o pavimento existente não foi dimensionado para suportar o fluxo de veículos pesados atuais, provavelmente justificando a depreciação constante do revestimento asfáltico e transtorno consequente a segurança e conforto na circulação da área em estudo. Além disso a aplicação dos questionários apontou que a população da cidade percebe o tráfego de veículos pesados como uma fonte de riscos e interferências negativas na mobilidade urbana. Sugere-se a implantação de um contorno viário desviando o tráfego característico da rodovia federal da área urbana, favorecendo a segurança e conforto dos moradores locais e visitantes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-16T11:25:40Z 2024-08-16T11:25:40Z 2024-04-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Philipe Pierre de Sousa. Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN. 2023. 47 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11347 |
identifier_str_mv |
LOPES, Philipe Pierre de Sousa. Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN. 2023. 47 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Pau dos Ferros |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF) Brasil Departamento de Engenharias UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF) Brasil Departamento de Engenharias UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747459854827520 |