Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Philipe Pierre de Sousa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11347
Resumo: O presente estudo aborda a análise dos impactos de trecho rodoviário em área urbana na BR-405 da cidade de Pau dos Ferros-RN. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as interferências na mobilidade urbana devido ao tráfego de veículos pesados nesse trecho. Para tanto, a abordagem metodológica se fundamentou numa revisão bibliográfica sobre o assunto. Na metodologia do estudo, foi realizado registro fotográfico dos impactos na infraestrutura do trecho, contagem e classificação do tráfego de veículos pesados e uma pesquisa de opinião pública junto à comunidade quanto a sua percepção desses impactos. Com base nos resultados da contagem volumétrica, empiricamente pode-se constatar que o pavimento existente não foi dimensionado para suportar o fluxo de veículos pesados atuais, provavelmente justificando a depreciação constante do revestimento asfáltico e transtorno consequente a segurança e conforto na circulação da área em estudo. Além disso a aplicação dos questionários apontou que a população da cidade percebe o tráfego de veículos pesados como uma fonte de riscos e interferências negativas na mobilidade urbana. Sugere-se a implantação de um contorno viário desviando o tráfego característico da rodovia federal da área urbana, favorecendo a segurança e conforto dos moradores locais e visitantes.
id UFER_1995e2a6277a8eff06ffdb35cbf4da06
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11347
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RNENGENHARIASInfraestrutura viáriaPlanejamento urbanoTrânsitoO presente estudo aborda a análise dos impactos de trecho rodoviário em área urbana na BR-405 da cidade de Pau dos Ferros-RN. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as interferências na mobilidade urbana devido ao tráfego de veículos pesados nesse trecho. Para tanto, a abordagem metodológica se fundamentou numa revisão bibliográfica sobre o assunto. Na metodologia do estudo, foi realizado registro fotográfico dos impactos na infraestrutura do trecho, contagem e classificação do tráfego de veículos pesados e uma pesquisa de opinião pública junto à comunidade quanto a sua percepção desses impactos. Com base nos resultados da contagem volumétrica, empiricamente pode-se constatar que o pavimento existente não foi dimensionado para suportar o fluxo de veículos pesados atuais, provavelmente justificando a depreciação constante do revestimento asfáltico e transtorno consequente a segurança e conforto na circulação da área em estudo. Além disso a aplicação dos questionários apontou que a população da cidade percebe o tráfego de veículos pesados como uma fonte de riscos e interferências negativas na mobilidade urbana. Sugere-se a implantação de um contorno viário desviando o tráfego característico da rodovia federal da área urbana, favorecendo a segurança e conforto dos moradores locais e visitantes.The present study addresses the analysis of the impacts of a highway section in an urban area on BR-405 in the city of Pau dos Ferros-RN. The research objective was to identify interferences in urban mobility due to heavy vehicle traffic on this stretch. To do so, the methodological approach was based on a literature review on the subject. In the study methodology, photographic documentation of the impacts on the infrastructure of the stretch was carried out, as well as counting and classification of heavy vehicle traffic, and a public opinion survey among the community regarding their perception of these impacts. Based on the results of the traffic count, it could be empirically observed that the existing pavement was not designed to withstand the current flow of heavy vehicles, likely justifying the constant deterioration of the asphalt pavement and the consequent disruption to safety and comfort in the circulation of the area under study. Furthermore, the questionnaire surveys indicated that the city's population perceives heavy vehicle traffic as a source of risks and negative interferences in urban mobility. It is suggested to implement a bypass road diverting the characteristic traffic of the federal highway from the urban area, favoring the safety and comfort of local residents and visitors.47 f.Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)BrasilDepartamento de EngenhariasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSantiago, Marília CavalcantiRocha, Fabiola Luana MaiaSantos, Francisca MirtesLopes, Philipe Pierre de Sousa2024-08-16T11:25:40Z2024-08-16T11:25:40Z2024-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfLOPES, Philipe Pierre de Sousa. Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN. 2023. 47 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11347Pau dos FerrosAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-16T21:41:19Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11347Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-16T21:41:19Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN
title Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN
spellingShingle Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN
Lopes, Philipe Pierre de Sousa
ENGENHARIAS
Infraestrutura viária
Planejamento urbano
Trânsito
title_short Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN
title_full Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN
title_fullStr Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN
title_full_unstemmed Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN
title_sort Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN
author Lopes, Philipe Pierre de Sousa
author_facet Lopes, Philipe Pierre de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Marília Cavalcanti
Rocha, Fabiola Luana Maia
Santos, Francisca Mirtes
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Philipe Pierre de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv ENGENHARIAS
Infraestrutura viária
Planejamento urbano
Trânsito
topic ENGENHARIAS
Infraestrutura viária
Planejamento urbano
Trânsito
description O presente estudo aborda a análise dos impactos de trecho rodoviário em área urbana na BR-405 da cidade de Pau dos Ferros-RN. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar as interferências na mobilidade urbana devido ao tráfego de veículos pesados nesse trecho. Para tanto, a abordagem metodológica se fundamentou numa revisão bibliográfica sobre o assunto. Na metodologia do estudo, foi realizado registro fotográfico dos impactos na infraestrutura do trecho, contagem e classificação do tráfego de veículos pesados e uma pesquisa de opinião pública junto à comunidade quanto a sua percepção desses impactos. Com base nos resultados da contagem volumétrica, empiricamente pode-se constatar que o pavimento existente não foi dimensionado para suportar o fluxo de veículos pesados atuais, provavelmente justificando a depreciação constante do revestimento asfáltico e transtorno consequente a segurança e conforto na circulação da área em estudo. Além disso a aplicação dos questionários apontou que a população da cidade percebe o tráfego de veículos pesados como uma fonte de riscos e interferências negativas na mobilidade urbana. Sugere-se a implantação de um contorno viário desviando o tráfego característico da rodovia federal da área urbana, favorecendo a segurança e conforto dos moradores locais e visitantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-16T11:25:40Z
2024-08-16T11:25:40Z
2024-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Philipe Pierre de Sousa. Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN. 2023. 47 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11347
identifier_str_mv LOPES, Philipe Pierre de Sousa. Análise dos impactos do tráfego de veículos pesados em travessias rodoviárias urbanas: estudo de caso do trecho da BR-405 na cidade de Pau dos Ferros-RN. 2023. 47 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pau dos Ferros
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)
Brasil
Departamento de Engenharias
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)
Brasil
Departamento de Engenharias
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747459854827520