Análise do projeto sippem no município de Russas - CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6977 |
Resumo: | Esta pesquisa descreve uma análise do Projeto SIPPEM (Sistema de Intervenção Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática), criado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Russas no ano de 2013. O projeto SIPPEM tem por finalidade implementar ações que possibilitem aos educandos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino público municipal de Russas, o desenvolvimento de competências e habilidades nas disciplinas de Português e Matemática, além de auxiliar na elevação dos resultados nas avaliações em larga escala como SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que funciona como diagnostico da educação no Brasil. Entre as ações, a saber: a avaliação diagnóstica, passo inicial do trabalho pedagógico; as oficinas de letramento e numeramento, as quais abordarão de forma sistemática os conteúdos em que os discentes apresentam maiores dificuldades de aprendizagem; a formação continuada dos professores, que traz as orientações pedagógicas, auxiliando na elaboração de material didático que será utilizado na aplicação das oficinas; Avaliação da Aprendizagem, que é feita também nos encontros das formações continuadas. O instrumental da pesquisa utiliza- se: questionário aos professores de Língua Portuguesa e Matemática do Projeto SIPPEM no ano de 2018, questionário aos docentes das escolas envolvidas no Projeto e entrevista com o Coordenador de Matemática da Secretária Municipal de Russas. A análise dos resultados monstra quais as contribuições do Projeto em termos de melhoria na aprendizagem dos estudantes e nos índices que analisam a situação da educação. Além disso, os dados das pesquisas permitem discussões sobre pontos comuns e divergentes que foram relatados pelas partes envolvidas na logística do Projeto |
id |
UFER_1cdae21fcbd5c00ab77d7ee68c4dff8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6977 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Neves, Odacir Almeidahttp://lattes.cnpq.br/5455193502814150Fernandes, Melquisedeque de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8668443392094556Dantas, Aleksandre Saraivahttp://lattes.cnpq.br/0778696097133451Oliveira, Jorge Michel de Lima2022-05-04T20:00:47Z2019-07-102022-05-04T20:00:47Z2019-04-24Oliveira (2019) (OLIVEIRA, 2019)http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6977Esta pesquisa descreve uma análise do Projeto SIPPEM (Sistema de Intervenção Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática), criado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Russas no ano de 2013. O projeto SIPPEM tem por finalidade implementar ações que possibilitem aos educandos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino público municipal de Russas, o desenvolvimento de competências e habilidades nas disciplinas de Português e Matemática, além de auxiliar na elevação dos resultados nas avaliações em larga escala como SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que funciona como diagnostico da educação no Brasil. Entre as ações, a saber: a avaliação diagnóstica, passo inicial do trabalho pedagógico; as oficinas de letramento e numeramento, as quais abordarão de forma sistemática os conteúdos em que os discentes apresentam maiores dificuldades de aprendizagem; a formação continuada dos professores, que traz as orientações pedagógicas, auxiliando na elaboração de material didático que será utilizado na aplicação das oficinas; Avaliação da Aprendizagem, que é feita também nos encontros das formações continuadas. O instrumental da pesquisa utiliza- se: questionário aos professores de Língua Portuguesa e Matemática do Projeto SIPPEM no ano de 2018, questionário aos docentes das escolas envolvidas no Projeto e entrevista com o Coordenador de Matemática da Secretária Municipal de Russas. A análise dos resultados monstra quais as contribuições do Projeto em termos de melhoria na aprendizagem dos estudantes e nos índices que analisam a situação da educação. Além disso, os dados das pesquisas permitem discussões sobre pontos comuns e divergentes que foram relatados pelas partes envolvidas na logística do ProjetoThis research describes an analysis of the SIPPEM Project (Pedagogical Intervention System in Portuguese and Mathematics), created by the Municipal Department of Education of the Municipality of Russas in the year 2013. The SIPPEM project aims to implement actions that enable students of the 9th grade the development of skills and abilities in the Portuguese and Mathematics disciplines, as well as assisting in the raising of results in large-scale evaluations such as SPAECE and SAEB, which functions as a diagnosis of education in Brazil. Among the actions, namely: the diagnostic evaluation, initial step of the pedagogical work; the literacy and numbering workshops, which will systematically address content in which students have the greatest learning difficulties; the continuous training of teachers, which provides pedagogical guidance, assisting in the preparation of didactic material that will be used in the application of the workshops; Evaluation of Learning, which is also done in meetings of continuing training. The research instrument used is: questionnaire to teachers of Portuguese Language and Mathematics of the SIPPEM Project in 2018, questionnaire to the teachers of the schools involved in the Project and interview with the Coordinator of Mathematics of the Municipal Secretary of Russas. The analysis of the results shows the contributions of the Project in terms of improvement in student learning and in the indexes that analyze the situation of education. In addition, survey data allow discussions on common and divergent points that have been reported by parties involved in the Project's logisticsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATUFERSABrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENOLIVEIRA, Jorge Michel de Lima. Análise do projeto sippem no município de Russas - CE. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFormação continuadaEnsino e aprendizagemIntervenções pedagógicasAvaliaçõesContinuing educationTeaching and learningPedagogical interventionsAssessmentsAnálise do projeto sippem no município de Russas - CEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSAinstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSATEXTJorgeMLO_DISSERT.pdf.txtJorgeMLO_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain116415https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6977/3/JorgeMLO_DISSERT.pdf.txt87de7df3122c33101c2e4a1d2ed3e514MD53THUMBNAILJorgeMLO_DISSERT.pdf.jpgJorgeMLO_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6977/4/JorgeMLO_DISSERT.pdf.jpgd0185593e1cfb5112f3ea065dd008138MD54ORIGINALJorgeMLO_DISSERT.pdfJorgeMLO_DISSERT.pdfapplication/pdf10849990https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6977/1/JorgeMLO_DISSERT.pdfa70de7f6ec6e8e42e892249ec5a13c7cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6977/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52prefix/69772022-05-06 03:57:02.239oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttp://bdtd.ufersa.edu.br/oai/requestdirecaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.bropendoar:2022-05-06T06:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do projeto sippem no município de Russas - CE |
title |
Análise do projeto sippem no município de Russas - CE |
spellingShingle |
Análise do projeto sippem no município de Russas - CE Oliveira, Jorge Michel de Lima CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Formação continuada Ensino e aprendizagem Intervenções pedagógicas Avaliações Continuing education Teaching and learning Pedagogical interventions Assessments |
title_short |
Análise do projeto sippem no município de Russas - CE |
title_full |
Análise do projeto sippem no município de Russas - CE |
title_fullStr |
Análise do projeto sippem no município de Russas - CE |
title_full_unstemmed |
Análise do projeto sippem no município de Russas - CE |
title_sort |
Análise do projeto sippem no município de Russas - CE |
author |
Oliveira, Jorge Michel de Lima |
author_facet |
Oliveira, Jorge Michel de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Neves, Odacir Almeida |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5455193502814150 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernandes, Melquisedeque de Oliveira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8668443392094556 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Dantas, Aleksandre Saraiva |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0778696097133451 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jorge Michel de Lima |
contributor_str_mv |
Neves, Odacir Almeida Fernandes, Melquisedeque de Oliveira Dantas, Aleksandre Saraiva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Formação continuada Ensino e aprendizagem Intervenções pedagógicas Avaliações Continuing education Teaching and learning Pedagogical interventions Assessments |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Ensino e aprendizagem Intervenções pedagógicas Avaliações Continuing education Teaching and learning Pedagogical interventions Assessments |
description |
Esta pesquisa descreve uma análise do Projeto SIPPEM (Sistema de Intervenção Pedagógica em Língua Portuguesa e Matemática), criado pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Russas no ano de 2013. O projeto SIPPEM tem por finalidade implementar ações que possibilitem aos educandos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede de ensino público municipal de Russas, o desenvolvimento de competências e habilidades nas disciplinas de Português e Matemática, além de auxiliar na elevação dos resultados nas avaliações em larga escala como SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) e SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que funciona como diagnostico da educação no Brasil. Entre as ações, a saber: a avaliação diagnóstica, passo inicial do trabalho pedagógico; as oficinas de letramento e numeramento, as quais abordarão de forma sistemática os conteúdos em que os discentes apresentam maiores dificuldades de aprendizagem; a formação continuada dos professores, que traz as orientações pedagógicas, auxiliando na elaboração de material didático que será utilizado na aplicação das oficinas; Avaliação da Aprendizagem, que é feita também nos encontros das formações continuadas. O instrumental da pesquisa utiliza- se: questionário aos professores de Língua Portuguesa e Matemática do Projeto SIPPEM no ano de 2018, questionário aos docentes das escolas envolvidas no Projeto e entrevista com o Coordenador de Matemática da Secretária Municipal de Russas. A análise dos resultados monstra quais as contribuições do Projeto em termos de melhoria na aprendizagem dos estudantes e nos índices que analisam a situação da educação. Além disso, os dados das pesquisas permitem discussões sobre pontos comuns e divergentes que foram relatados pelas partes envolvidas na logística do Projeto |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-10 2022-05-04T20:00:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-04T20:00:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Oliveira (2019) (OLIVEIRA, 2019) |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6977 |
identifier_str_mv |
Oliveira (2019) (OLIVEIRA, 2019) |
url |
http://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Jorge Michel de Lima. Análise do projeto sippem no município de Russas - CE. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFERSA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6977/3/JorgeMLO_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6977/4/JorgeMLO_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6977/1/JorgeMLO_DISSERT.pdf https://repositorio.ufersa.edu.br//bitstream/prefix/6977/2/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87de7df3122c33101c2e4a1d2ed3e514 d0185593e1cfb5112f3ea065dd008138 a70de7f6ec6e8e42e892249ec5a13c7c e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
direcaosisbi@ufersa.edu.br|| direcaosisbi@ufersa.edu.br |
_version_ |
1766778966720380928 |