Avaliação da conformidade das normas de acessibilidade arquitetônica em uma universidade pública do nordeste – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Francisco Wilson da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10151
Resumo: A garantia do acesso igualitário à educação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida é imprescindível. Logo escolas, universidades e instituições de ensino devem ser projetadas e adaptadas para atender às necessidades de todos os estudantes, incluindo aqueles com deficiência. Este estudo tem como objetivo avaliar a conformidade às normas de acessibilidade em uma universidade pública do Nordeste, identificando e mapeando as não conformidades arquitetônicas. A metodologia do trabalho baseia-se nas referências conceituais e exigências estabelecidas pela ABNT NBR 9050:2020. A pesquisa de campo incluiu levantamento arquitetônico e diagnóstico das não conformidades, com embasamento teórico normativo. Para a realização do levantamento arquitetônico, adaptou-se uma lista de verificação existente, de acordo com as diretrizes da norma regulamentadora em questão. Com o levantamento concluído, foi possível determinar o índice de atendimento à acessibilidade da edificação. As análises indicaram que das cinco categorias avaliadas, Sinalização e Ambientes Comuns são os principais pontos críticos, ambos apresentando um índice em torno de 25%. Já considerando todas as categorias analisadas, a edificação estudada demonstrou aproximadamente 57% de conformidade com a norma de acessibilidade, destacando áreas específicas que podem beneficiar-se de intervenções para aprimorar a acessibilidade geral da edificação.
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