Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Paula da Silva de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5044
Resumo: Monografia
id UFER_1e1ef47eeb7a521b37f9b4792a83b26b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5044
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguarJogos educacionaisDocumento de game designEnsino da matemáticaEducational gamesGame design documentMathematics teachingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAMonografiaThis study deals with the (re) creation of a Game Design document and development of games aimed at elementary school children I and II (5th and 6th grade) in a private school in Angicos / RN. The document consists of an adaptation of the short game design document (SGDD), which seeks to promote the teaching of mathematics in a collaborative and contextualized way, highlighting the importance of this practice in the teaching-learning process in the digital age. Having as main theoretical basis, about the contextualization and use of games, the authors Paulo Freire, Motta and Junior (SBGAMES, 2013) as well as official learning documents such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [Common National Curriculum Base] and the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) [National Curriculum Parameters]. It was found that, as benefits for school practice, the development of games enables a more meaningful teaching that promotes interdisciplinarity and autonomy, as well as the rapprochement between teacher and student. The research highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties.Este estudo trata sobre a (re)criação de um documento de Game Design e desenvolvimento de jogos voltados para crianças do ensino fundamental I e II (5º e 6º ano) em uma escola privada do município de Angicos/RN. O documento consiste em uma adaptação do short game design document (SGDD), o qual busca promover o ensino da matemática de forma colaborativa e contextualizada, destacando a importância desta prática no processo de ensino-aprendizagem na era digital. Tendo como base teórica principal, acerca da contextualização e uso de jogos, os autores Paulo Freire, Motta e Junior (SBGAMES, 2013), bem como os documentos oficiais da aprendizagem, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Verificou-se que, como benefícios para a prática escolar, o desenvolvimento de jogos possibilita um ensino mais significativo que promove a interdisciplinaridade e autonomia, além da aproximação entre professor e aluno. The research is characterized as applied and highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSABurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/Azevedo, Samuel Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/Soares, Girliany Santiagohttp://lattes.cnpq.br/Souza, Maria Paula da Silva de2020-05-13T18:12:12Z2020-05-132020-05-13T18:12:12Z2019-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza (2019) (SOUZA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5044porSOUZA, Maria Paula da Silva de. Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar. 2019. 57f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:01:45Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5044Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:01:45Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar
title Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar
spellingShingle Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar
Souza, Maria Paula da Silva de
Jogos educacionais
Documento de game design
Ensino da matemática
Educational games
Game design document
Mathematics teaching
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
title_short Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar
title_full Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar
title_fullStr Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar
title_full_unstemmed Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar
title_sort Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar
author Souza, Maria Paula da Silva de
author_facet Souza, Maria Paula da Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva
http://lattes.cnpq.br/
Azevedo, Samuel Oliveira de
http://lattes.cnpq.br/
Soares, Girliany Santiago
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria Paula da Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educacionais
Documento de game design
Ensino da matemática
Educational games
Game design document
Mathematics teaching
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
topic Jogos educacionais
Documento de game design
Ensino da matemática
Educational games
Game design document
Mathematics teaching
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-07
2020-05-13T18:12:12Z
2020-05-13
2020-05-13T18:12:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza (2019) (SOUZA, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5044
identifier_str_mv Souza (2019) (SOUZA, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SOUZA, Maria Paula da Silva de. Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar. 2019. 57f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747453328490496