Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5044 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_1e1ef47eeb7a521b37f9b4792a83b26b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5044 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguarJogos educacionaisDocumento de game designEnsino da matemáticaEducational gamesGame design documentMathematics teachingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICAMonografiaThis study deals with the (re) creation of a Game Design document and development of games aimed at elementary school children I and II (5th and 6th grade) in a private school in Angicos / RN. The document consists of an adaptation of the short game design document (SGDD), which seeks to promote the teaching of mathematics in a collaborative and contextualized way, highlighting the importance of this practice in the teaching-learning process in the digital age. Having as main theoretical basis, about the contextualization and use of games, the authors Paulo Freire, Motta and Junior (SBGAMES, 2013) as well as official learning documents such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [Common National Curriculum Base] and the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) [National Curriculum Parameters]. It was found that, as benefits for school practice, the development of games enables a more meaningful teaching that promotes interdisciplinarity and autonomy, as well as the rapprochement between teacher and student. The research highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties.Este estudo trata sobre a (re)criação de um documento de Game Design e desenvolvimento de jogos voltados para crianças do ensino fundamental I e II (5º e 6º ano) em uma escola privada do município de Angicos/RN. O documento consiste em uma adaptação do short game design document (SGDD), o qual busca promover o ensino da matemática de forma colaborativa e contextualizada, destacando a importância desta prática no processo de ensino-aprendizagem na era digital. Tendo como base teórica principal, acerca da contextualização e uso de jogos, os autores Paulo Freire, Motta e Junior (SBGAMES, 2013), bem como os documentos oficiais da aprendizagem, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Verificou-se que, como benefícios para a prática escolar, o desenvolvimento de jogos possibilita um ensino mais significativo que promove a interdisciplinaridade e autonomia, além da aproximação entre professor e aluno. The research is characterized as applied and highlights the importance of educational games for this context as a way to minimize learning difficulties.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSABurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silvahttp://lattes.cnpq.br/Azevedo, Samuel Oliveira dehttp://lattes.cnpq.br/Soares, Girliany Santiagohttp://lattes.cnpq.br/Souza, Maria Paula da Silva de2020-05-13T18:12:12Z2020-05-132020-05-13T18:12:12Z2019-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza (2019) (SOUZA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5044porSOUZA, Maria Paula da Silva de. Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar. 2019. 57f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T22:01:45Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5044Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T22:01:45Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar |
title |
Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar |
spellingShingle |
Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar Souza, Maria Paula da Silva de Jogos educacionais Documento de game design Ensino da matemática Educational games Game design document Mathematics teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA |
title_short |
Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar |
title_full |
Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar |
title_fullStr |
Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar |
title_full_unstemmed |
Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar |
title_sort |
Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar |
author |
Souza, Maria Paula da Silva de |
author_facet |
Souza, Maria Paula da Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva http://lattes.cnpq.br/ Azevedo, Samuel Oliveira de http://lattes.cnpq.br/ Soares, Girliany Santiago http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Maria Paula da Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educacionais Documento de game design Ensino da matemática Educational games Game design document Mathematics teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA |
topic |
Jogos educacionais Documento de game design Ensino da matemática Educational games Game design document Mathematics teaching CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-07 2020-05-13T18:12:12Z 2020-05-13 2020-05-13T18:12:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza (2019) (SOUZA, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5044 |
identifier_str_mv |
Souza (2019) (SOUZA, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SOUZA, Maria Paula da Silva de. Game design e educação: uma proposta de adaptação para um aprendizado contextualizado no cenário do semiárido potiguar. 2019. 57f. Monografia (Graduação em Computação e Informática), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453328490496 |