A Efetividade do programa nacional de assistência estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA Campus Mossoró/RN
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/9159870840800577 http://lattes.cnpq.br/3799867132678761 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8927 |
Resumo: | As recentes políticas públicas de acesso ao ensino superior, bem como a expansão das universidades públicas, trouxeram mais oportunidades de ingresso aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Fato este, que tornou as universidades um espaço mais diversificado, com estudantes de várias classes e gêneros. Junto à educação, a política de assistência estudantil deve cooperar para a diminuição dos efeitos das desigualdades sociais, criando meios que viabilizem a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica nas universidades. Assim, de acordo com a pesquisa realizada, pelo Fórum Nacional de Pró-reitores Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), estudantes do sexo feminino são a maioria absoluta nas universidades federais, desde a primeira pesquisa. Muitas dessas estudantes são mães e, precisam de suporte para enfrentar, além das dificuldades decorrentes da situação de vulnerabilidade socioeconômica, as dificuldades de serem mães e estudantes. Ante o exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com as estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche da UFERSA e com profissionais lotados na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Como resultado foi identificado perfil das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche, suas condições de permanência, quais as ações de assistência estudantil, direcionadas às estudantes-mães, são executadas na UFERSA, como são avaliadas essas ações e quais são as possibilidades, limites e desafios da assistência estudantil, no que diz respeito ao público das estudantes-mães. Foi constatado que mesmo com todas as limitações, a assistência estudantil é essencial para essas estudantes. Para as beneficiárias do auxílio creche, sem esse benefício elas não teriam condições de continuar estudando. Desta forma, percebe-se que mesmo com as suas limitações, as ações de assistência estudantil, pautadas no PNAES, contribuem para a permanência dessas estudantes- mães na universidade |
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Assim, de acordo com a pesquisa realizada, pelo Fórum Nacional de Pró-reitores Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), estudantes do sexo feminino são a maioria absoluta nas universidades federais, desde a primeira pesquisa. Muitas dessas estudantes são mães e, precisam de suporte para enfrentar, além das dificuldades decorrentes da situação de vulnerabilidade socioeconômica, as dificuldades de serem mães e estudantes. Ante o exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar a efetividade do Programa Nacional de Assistência Estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com as estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche da UFERSA e com profissionais lotados na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Como resultado foi identificado perfil das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche, suas condições de permanência, quais as ações de assistência estudantil, direcionadas às estudantes-mães, são executadas na UFERSA, como são avaliadas essas ações e quais são as possibilidades, limites e desafios da assistência estudantil, no que diz respeito ao público das estudantes-mães. Foi constatado que mesmo com todas as limitações, a assistência estudantil é essencial para essas estudantes. Para as beneficiárias do auxílio creche, sem esse benefício elas não teriam condições de continuar estudando. Desta forma, percebe-se que mesmo com as suas limitações, as ações de assistência estudantil, pautadas no PNAES, contribuem para a permanência dessas estudantes- mães na universidadeRecent public policies for Access to higher education, as well as the expansion of public universities, have brought more opportunities for young people in situations of sócio economic vulnerability to enter. This fact hás made universities a more diverse space, with students of various classes and genders. Along with education, the student assistance policy must cooperate to reduce the effects of social inequalities, creating means that make it possible for students in situations of social and economic vulnerability to remain in universities. Thus, according to a survey carried out by the Fórum Nacional de Pró-reitores Comunitários e Estudantis (FONAPRACE), female students are the absolute majority in federal universities, since the first survey. Many of these students are mothers and need supportto face, in addition to the difficulties arising from the situation of sócio economic vulnerability, the difficulties of being mothers and students. In view of the above, this study aimed to evaluate the effectiveness of the National Student Assistance Program from the perception of student-mothers benefiting from daycare assistance at UFERSA. Therefore, a qualitative and descriptive research was carried out. Data collection took place through bibliographic research and semi-structured interviews with the student-mothers Who benefit from the UFERSA daycare aid and with Professionals assigned to the Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). As a result, the profile ofstudent-mothers benefiting from daycare assistance was identified, their conditions of permanence, which student assistance actions, aimed at student-mothers, are performed at UFERSA, how these actions are evaluated and what are the possibilities, limits and challenges of student assistance, with regard tothe student-mother audience. It was found that even with all the limitations, student assistance is essential for these students. For daycare beneficiaries, with out this benefit they would not beable to continue studying. In this way, it is clear that even with their limitations, student assistance actions, based on the PNAES, contribute to the permanence of these student- mothers at the university127 p.BrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Mestrado Profissional em Administração PúblicaSales, Luciana BatistaSales, Luciana BatistaFernandes, Kaio CésarBarbosa, Maria de Fátima NóbregaLopes, Larisse Raphaely da Silva2023-03-27T13:09:31Z2023-03-27T13:09:31Z2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/9159870840800577http://lattes.cnpq.br/3799867132678761LOPES, Larisse Rafhaely da Silva. A Efetividade do programa nacional de assistência estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA Campus Mossoró/RN. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8927MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-10-30T20:28:39Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8927Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-10-30T20:28:39Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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