Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandrelly Maria Prado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1140
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3370
Resumo: Monografia
id UFER_28414c7df8693fa46161368da176279d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3370
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-áridoFinanças comportamentaisTomada de decisãoAncoragemRacionalidade limitadaConsumoBehavioral financeDecision makingAnchoringBounded rationalityConsumptionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMonografiaThe assumption that people like it can be configured as heuristics that drive decision making, once the willing, was a motivation to make a verification of the heuristic of anchoring in consumer decisions. Methodology: Quantitative and qualitative, and applied through experiments. According to this objective, experiments were performed composed of 4 tasks in order to be ready to participate in the anchoring process: (i) in the ordering of decisions; (ii) whether the information is always to the product anchored the pricing; (iii) to be taken by incomplete calculations, or even to do so, to make the best cost-benefit decision; (iv) and the anchoring index (high, low and general) in the pricing.The results were observed to have participated as directed anchors as their choices according to their direction. You may have found the decisions according to the anchoring rules, just as the market measures are influenced by irrelevant anchors to the object, and by not performing full calculations causes decisions towards the anchor, and finally that the anchoring indices are extracted from the pricing of the sense of anchorage that is imposed on each group (high and low).A assunção de que as pessoas detêm racionalidade limitada e por isto estão suscetíveis as heurísticas que direcionam a tomada de decisão, ancorada a situações dispostas, foi a motivação para a presente pesquisa que tem como objetivo verificar a ocorrência da heurística da ancoragem nas decisões tomadas pelos consumidores. A metodologia utilizada foi de ordem explicativa, classificando-se em quantitativa e qualitativa, e aplicada por meio de experimentos. Em função deste objetivo, foram realizados experimentos compostos por 4 tarefas no sentido de verificar se os participantes apresentavam indícios de ancoragem: (i) no ordenamento das decisões; (ii) se informações alheias ao produto ancorava a precificação; (iii) se os participantes faziam cálculos incompletos, ou sequer o faziam, para tomar a melhor decisão de custo-benefício; (iv) e o índice de ancoragem(alta, baixa e geral) na precificação. Como resultados, foram observados que os participantes submetidos às ancoras direcionavam as suas escolhas de acordo com o sentido destas. Foi encontrado que o ordenamento das decisões pode estar ligado a influencia das ancoras, assim como as médias de preço atribuídos pelos participantes são influenciadas pelas ancoras irrelevantes ao objeto, bem como a não realização de cálculos completos provoca decisões no sentido da âncora, e por fim, que os índices de ancoragem extraídos da precificação seguem o sentido da ancora que é imposta a cada grupo(alto e baixo).Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSASilva, Paulo Gustavo dahttp://lattes.cnpq.br/Santos, Suely Xavier doshttp://lattes.cnpq.br/Costa, Kétura Marrary dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/Costa, Sandrelly Maria Prado2019-12-10T13:23:38Z2019-12-10T13:23:38Z2018-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCosta (2018) (COSTA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1140https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3370porCOSTA, Sandrelly Maria Prado. Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido. 2018. 57f. Monografia(Graduação em Administração), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T09:39:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3370Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T09:39:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido
title Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido
spellingShingle Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido
Costa, Sandrelly Maria Prado
Finanças comportamentais
Tomada de decisão
Ancoragem
Racionalidade limitada
Consumo
Behavioral finance
Decision making
Anchoring
Bounded rationality
Consumption
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido
title_full Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido
title_fullStr Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido
title_full_unstemmed Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido
title_sort Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido
author Costa, Sandrelly Maria Prado
author_facet Costa, Sandrelly Maria Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Paulo Gustavo da
http://lattes.cnpq.br/
Santos, Suely Xavier dos
http://lattes.cnpq.br/
Costa, Kétura Marrary dos Santos
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandrelly Maria Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Finanças comportamentais
Tomada de decisão
Ancoragem
Racionalidade limitada
Consumo
Behavioral finance
Decision making
Anchoring
Bounded rationality
Consumption
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Finanças comportamentais
Tomada de decisão
Ancoragem
Racionalidade limitada
Consumo
Behavioral finance
Decision making
Anchoring
Bounded rationality
Consumption
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Monografia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
2019-12-10T13:23:38Z
2019-12-10T13:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Costa (2018) (COSTA, 2018)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1140
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3370
identifier_str_mv Costa (2018) (COSTA, 2018)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1140
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv COSTA, Sandrelly Maria Prado. Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido. 2018. 57f. Monografia(Graduação em Administração), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747484252045312