Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1140 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3370 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_28414c7df8693fa46161368da176279d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3370 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-áridoFinanças comportamentaisTomada de decisãoAncoragemRacionalidade limitadaConsumoBehavioral financeDecision makingAnchoringBounded rationalityConsumptionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMonografiaThe assumption that people like it can be configured as heuristics that drive decision making, once the willing, was a motivation to make a verification of the heuristic of anchoring in consumer decisions. Methodology: Quantitative and qualitative, and applied through experiments. According to this objective, experiments were performed composed of 4 tasks in order to be ready to participate in the anchoring process: (i) in the ordering of decisions; (ii) whether the information is always to the product anchored the pricing; (iii) to be taken by incomplete calculations, or even to do so, to make the best cost-benefit decision; (iv) and the anchoring index (high, low and general) in the pricing.The results were observed to have participated as directed anchors as their choices according to their direction. You may have found the decisions according to the anchoring rules, just as the market measures are influenced by irrelevant anchors to the object, and by not performing full calculations causes decisions towards the anchor, and finally that the anchoring indices are extracted from the pricing of the sense of anchorage that is imposed on each group (high and low).A assunção de que as pessoas detêm racionalidade limitada e por isto estão suscetíveis as heurísticas que direcionam a tomada de decisão, ancorada a situações dispostas, foi a motivação para a presente pesquisa que tem como objetivo verificar a ocorrência da heurística da ancoragem nas decisões tomadas pelos consumidores. A metodologia utilizada foi de ordem explicativa, classificando-se em quantitativa e qualitativa, e aplicada por meio de experimentos. Em função deste objetivo, foram realizados experimentos compostos por 4 tarefas no sentido de verificar se os participantes apresentavam indícios de ancoragem: (i) no ordenamento das decisões; (ii) se informações alheias ao produto ancorava a precificação; (iii) se os participantes faziam cálculos incompletos, ou sequer o faziam, para tomar a melhor decisão de custo-benefício; (iv) e o índice de ancoragem(alta, baixa e geral) na precificação. Como resultados, foram observados que os participantes submetidos às ancoras direcionavam as suas escolhas de acordo com o sentido destas. Foi encontrado que o ordenamento das decisões pode estar ligado a influencia das ancoras, assim como as médias de preço atribuídos pelos participantes são influenciadas pelas ancoras irrelevantes ao objeto, bem como a não realização de cálculos completos provoca decisões no sentido da âncora, e por fim, que os índices de ancoragem extraídos da precificação seguem o sentido da ancora que é imposta a cada grupo(alto e baixo).Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSASilva, Paulo Gustavo dahttp://lattes.cnpq.br/Santos, Suely Xavier doshttp://lattes.cnpq.br/Costa, Kétura Marrary dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/Costa, Sandrelly Maria Prado2019-12-10T13:23:38Z2019-12-10T13:23:38Z2018-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCosta (2018) (COSTA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1140https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3370porCOSTA, Sandrelly Maria Prado. Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido. 2018. 57f. Monografia(Graduação em Administração), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T09:39:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3370Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T09:39:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido |
title |
Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido |
spellingShingle |
Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido Costa, Sandrelly Maria Prado Finanças comportamentais Tomada de decisão Ancoragem Racionalidade limitada Consumo Behavioral finance Decision making Anchoring Bounded rationality Consumption CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido |
title_full |
Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido |
title_fullStr |
Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido |
title_full_unstemmed |
Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido |
title_sort |
Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido |
author |
Costa, Sandrelly Maria Prado |
author_facet |
Costa, Sandrelly Maria Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Paulo Gustavo da http://lattes.cnpq.br/ Santos, Suely Xavier dos http://lattes.cnpq.br/ Costa, Kétura Marrary dos Santos http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Sandrelly Maria Prado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Finanças comportamentais Tomada de decisão Ancoragem Racionalidade limitada Consumo Behavioral finance Decision making Anchoring Bounded rationality Consumption CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Finanças comportamentais Tomada de decisão Ancoragem Racionalidade limitada Consumo Behavioral finance Decision making Anchoring Bounded rationality Consumption CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Monografia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12 2019-12-10T13:23:38Z 2019-12-10T13:23:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Costa (2018) (COSTA, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1140 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3370 |
identifier_str_mv |
Costa (2018) (COSTA, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1140 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
COSTA, Sandrelly Maria Prado. Ancoragem nas decisões de consumo: evidências experimentais com discentes do curso de administração da Universidade Federal Rural do Semi-árido. 2018. 57f. Monografia(Graduação em Administração), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747484252045312 |