Heurística da ancoragem e consumo: uma análise da racionalidade na tomada de decisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lorena da Silva Feitoza de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11187
Resumo: Em um sistema de mercado, o consumo permeia a sociedade como um todo e ajuda a moldá-la. Assim, entender o comportamento do consumidor não se faz necessário somente para as empresas, mas também para que a sociedade continue se desenvolvendo e prosperando. São os consumidores que impulsionam a engrenagem desse sistema, de forma que se torna tão importante obter uma compreensão mais profunda de como se desenrola seu processo decisório. O objetivo deste trabalho é examinar a influência dos efeitos da ancoragem no processo de tomada de decisão do consumidor por meio da análise de tarefas de estimação de preços de produtos e valor máximo de disposição a pagar (WTP), de modo que se possa delinear, mediante a exposição de uma âncora arbitrária, se de fato esta possui forte impacto na percepção e decisão final do consumidor. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema de comportamento do consumidor, à luz da Economia Comportamental e um estudo de campo com alunos do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense – onde foi possível testar a hipótese de manifestação da referida heurística nas decisões de consumo. Os resultados do estudo são congruentes com a ideia de que os consumidores são influenciados por estímulos além de sua consciência e que a ancoragem exerce forte influência sobre suas decisões. De forma que, além de contribuir para um melhor entendimento do comportamento do consumidor, os resultados ainda fornecem indicativos interessantes de novas formas de se pensar a precificação de produtos
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