Heurística da ancoragem e consumo: uma análise da racionalidade na tomada de decisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11187 |
Resumo: | Em um sistema de mercado, o consumo permeia a sociedade como um todo e ajuda a moldá-la. Assim, entender o comportamento do consumidor não se faz necessário somente para as empresas, mas também para que a sociedade continue se desenvolvendo e prosperando. São os consumidores que impulsionam a engrenagem desse sistema, de forma que se torna tão importante obter uma compreensão mais profunda de como se desenrola seu processo decisório. O objetivo deste trabalho é examinar a influência dos efeitos da ancoragem no processo de tomada de decisão do consumidor por meio da análise de tarefas de estimação de preços de produtos e valor máximo de disposição a pagar (WTP), de modo que se possa delinear, mediante a exposição de uma âncora arbitrária, se de fato esta possui forte impacto na percepção e decisão final do consumidor. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema de comportamento do consumidor, à luz da Economia Comportamental e um estudo de campo com alunos do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense – onde foi possível testar a hipótese de manifestação da referida heurística nas decisões de consumo. Os resultados do estudo são congruentes com a ideia de que os consumidores são influenciados por estímulos além de sua consciência e que a ancoragem exerce forte influência sobre suas decisões. De forma que, além de contribuir para um melhor entendimento do comportamento do consumidor, os resultados ainda fornecem indicativos interessantes de novas formas de se pensar a precificação de produtos |
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Heurística da ancoragem e consumo: uma análise da racionalidade na tomada de decisãoComportamento do consumidorEconomia comportamentalHeurística da ancoragemProcesso decisórioRacionalidade limitadaAdministraçãoConsumer behaviourBehavioural economicsAnchoring heuristicDecision makingBounded rationalityEm um sistema de mercado, o consumo permeia a sociedade como um todo e ajuda a moldá-la. Assim, entender o comportamento do consumidor não se faz necessário somente para as empresas, mas também para que a sociedade continue se desenvolvendo e prosperando. São os consumidores que impulsionam a engrenagem desse sistema, de forma que se torna tão importante obter uma compreensão mais profunda de como se desenrola seu processo decisório. O objetivo deste trabalho é examinar a influência dos efeitos da ancoragem no processo de tomada de decisão do consumidor por meio da análise de tarefas de estimação de preços de produtos e valor máximo de disposição a pagar (WTP), de modo que se possa delinear, mediante a exposição de uma âncora arbitrária, se de fato esta possui forte impacto na percepção e decisão final do consumidor. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema de comportamento do consumidor, à luz da Economia Comportamental e um estudo de campo com alunos do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense – onde foi possível testar a hipótese de manifestação da referida heurística nas decisões de consumo. Os resultados do estudo são congruentes com a ideia de que os consumidores são influenciados por estímulos além de sua consciência e que a ancoragem exerce forte influência sobre suas decisões. De forma que, além de contribuir para um melhor entendimento do comportamento do consumidor, os resultados ainda fornecem indicativos interessantes de novas formas de se pensar a precificação de produtosIn a market system, consumption embraces society as a whole and helps to shape it. Thus, understanding consumer behavior is not only necessary for companies, but also for society to continue to thrive. The consumers drive this system, so it becomes so important to gain a deeper understanding of how their decision-making process unfolds. The main goal of this work is to examine the effects of anchoring in the decision making process of consumers through the analysis of price estimation tasks of products and willingness to pay (WTP), so that is possible to identify if an arbitrary anchor has a strong impact on the perception and final decision of the consumer. In order to do so, a bibliographic research about consumer behavior was carried out in the light of Behavioral Economics, and a field research with students of the Management course of Universidade Federal Fluminense – where it was possible to test the hypothesis of manifestation of the referred heuristic in consumption decisions. The results of the study are congruent with the idea that consumers are influenced by impulses beyond their consciousness and that anchoring exerts a strong influence on their decisions. So, in addition to contributing to a better understanding of consumer behavior, the results still provide interesting indications of new ways of thinking about product pricing64 f.NiteróiRamos Filho, Américo da CostaFontanillas, Carlos NavarroMontalvão, Sérgio de SousaSouza, Lorena da Silva Feitoza de2019-09-10T19:46:40Z2019-09-10T19:46:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUZA, Lorena da Silva Feitoza de. Heurística da ancoragem e consumo: uma analise da racionalidade na tomada de decisão. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11187Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-07T18:40:52Zoai:app.uff.br:1/11187Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:54:01.376516Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Em um sistema de mercado, o consumo permeia a sociedade como um todo e ajuda a moldá-la. Assim, entender o comportamento do consumidor não se faz necessário somente para as empresas, mas também para que a sociedade continue se desenvolvendo e prosperando. São os consumidores que impulsionam a engrenagem desse sistema, de forma que se torna tão importante obter uma compreensão mais profunda de como se desenrola seu processo decisório. O objetivo deste trabalho é examinar a influência dos efeitos da ancoragem no processo de tomada de decisão do consumidor por meio da análise de tarefas de estimação de preços de produtos e valor máximo de disposição a pagar (WTP), de modo que se possa delinear, mediante a exposição de uma âncora arbitrária, se de fato esta possui forte impacto na percepção e decisão final do consumidor. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema de comportamento do consumidor, à luz da Economia Comportamental e um estudo de campo com alunos do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense – onde foi possível testar a hipótese de manifestação da referida heurística nas decisões de consumo. Os resultados do estudo são congruentes com a ideia de que os consumidores são influenciados por estímulos além de sua consciência e que a ancoragem exerce forte influência sobre suas decisões. De forma que, além de contribuir para um melhor entendimento do comportamento do consumidor, os resultados ainda fornecem indicativos interessantes de novas formas de se pensar a precificação de produtos |
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