Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2068 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2522 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_29efcef2a78aa222593c029b81f89a6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2522 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RNEnsino de LibrasAtendimento Educacional EspecializadoPrática PedagógicaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASMonografiaIn this work the main objective was to discuss the teaching of LIBRAS, aimed at deaf students, carried out in the Specialized Educational Service, in schools in the city of Caraúbas / RN. From a theoretical point of view, we support our study in the Legislation, which governs the regularization of LIBRAS, as the first language of the deaf person, as well as in Decree 5,626 / 2005, which legislates on the inclusion of LIBRAS in the regular school. It is a qualitative research in education (ANDRÉ & LUCKE, 2015), in which we make a participant observation and open interviews. With regard to the procedure for the selection of participants, locus and data collection, we carried out visits to schools, we elaborated a questionnaire with questions regarding the academic formation of the teachers, the time of service in the Specialized Educational Service, to the knowledge of the Deaf Culture, among others. In our findings, we highlight three thematic categories: Contact with LIBRAS and knowledge of the Deaf Culture, in which we find fragilities in the relations between the teachers who work in the ESA and the first language of the deaf; Teaching materials, the teachers presented the types used in teaching to deaf students, among them, videos, alphabets, games, etc.; and, finally, the notes on the EEE to deaf students, where the participants emphasized the importance of more human resources in the ESA (interpreters / translators) and technological material resources. From the reports of both teachers we realized that there is a common understanding that ESA for the deaf student depends on a structural intervention, related to human and pedagogical resources for multifunctional resource rooms. One of the data that aroused curiosity was the fact that in none of the narratives did the demand arise to review the pedagogical practices used with the deaf students served.Neste trabalho temos como objetivo primordial discutir o ensino de LIBRAS, voltado para estudantes surdos, realizado no Atendimento Educacional Especializado, em escolas da cidade de Caraúbas/RN. Do ponto de vista teórico, apoiamos nosso estudo na Legislação, que rege a oficialização da LIBRAS, como sendo a língua materna da pessoa surda, bem como no Decreto 5.626/2005, que legisla sobre a inclusão da LIBRAS na escola regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (ANDRÉ e LUCKE, 2015), na qual realizamos uma observação participante e entrevistas abertas. Com relação ao procedimento para a seleção dos participantes, lócus e recolha dos dados realizamos visitas as escolas, elaboramos um questionário com perguntas referentes à formação acadêmica dos professores, ao tempo de serviço no Atendimento Educacional Especializado, ao conhecimento da Cultura Surda, dentre outras. Dos achados, destacamos três categorias temáticas: Contato com LIBRAS e conhecimento da Cultura Surda, na qual verificamos fragilidades nas relações entre os professores que atuam no AEE e a língua materna dos surdos; Materiais pedagógicos, as professoras apresentaram os tipos utilizados no ensino aos alunos surdos, dentre eles, vídeos, alfabetos, jogos, etc.; e, por fim, os Apontamentos sobre o AEE aos alunos surdos, neste as participantes destacaram a importância de mais recursos humanos no AEE (intérpretes/tradutores) e recursos materiais tecnológicos. Pelos relatos de ambas docentes percebemos que há um entendimento comum de que o AEE ao aluno surdo depende de uma intervenção estrutural, relacionada aos recursos humanos e pedagógicos para as salas de recursos multifuncionais. Um dado que despertou curiosidade foi o fato de em nenhuma das narrativas, surgir a demanda para rever as próprias práticas pedagógicas utilizadas com os alunos surdos atendidos.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSARocha, Simone Maria dahttp://lattes.cnpq.br/Silva, Fernando Cordeiro dahttp://lattes.cnpq.br/Lima, Maria Aparecida Diashttp://lattes.cnpq.br/Silva, Bianca Sonale Fonseca da2019-12-03T14:45:25Z2019-12-03T14:45:25Z2018-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva (2019) (SILVA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2068https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2522porSILVA, Bianca Sonale Fonseca da. Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN. 2019. 41 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:32:07Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2522Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:32:07Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN |
title |
Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN |
spellingShingle |
Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN Silva, Bianca Sonale Fonseca da Ensino de Libras Atendimento Educacional Especializado Prática Pedagógica LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
title_short |
Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN |
title_full |
Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN |
title_fullStr |
Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN |
title_sort |
Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN |
author |
Silva, Bianca Sonale Fonseca da |
author_facet |
Silva, Bianca Sonale Fonseca da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Simone Maria da http://lattes.cnpq.br/ Silva, Fernando Cordeiro da http://lattes.cnpq.br/ Lima, Maria Aparecida Dias http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bianca Sonale Fonseca da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Libras Atendimento Educacional Especializado Prática Pedagógica LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
topic |
Ensino de Libras Atendimento Educacional Especializado Prática Pedagógica LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS |
description |
Monografia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11 2019-12-03T14:45:25Z 2019-12-03T14:45:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva (2019) (SILVA, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2068 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2522 |
identifier_str_mv |
Silva (2019) (SILVA, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2068 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Bianca Sonale Fonseca da. Reflexões sobre o ensino de libras no atendimento educacional especializado na cidade de Caraúbas/RN. 2019. 41 f. Monografia (Graduação em Letras Libras), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747473472684032 |