Práticas pedagógicas e políticas públicas para o AEE: uma análise das escolas de Campo Grande - RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena , Vilmara Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10236
Resumo: A educação especial é, de fato, um tema que merece destaque, uma vez que, há ainda uma grande necessidade de tornar os espaços escolares cada vez mais acessíveis e equiparados para todos, principalmente, nas salas de Atendimento Educacional Especializado - AEE, visto que, ainda nos deparamos com insuficiência de políticas públicas de educação especial que contribuam com uma educação de qualidade. Desse modo, esta pesquisa justificou-se em razão da necessidade de compreender as práticas de ensino e políticas pedagógicas na educação especial nas salas de AEE em duas salas de aulas da rede pública de ensino, bem como, metodologias, recursos e estratégias utilizadas pelos docentes atuantes nesses espaços. Tivemos como objetivo analisar as práticas pedagógicas dentro das salas de AEE, nas escolas públicas da cidade de Campo Grande - RN, compreendendo o cumprimento das políticas públicas, como acontece o atendimento para o público-alvo e as perspectivas dos professores do AEE. Do ponto de vista teórico, apoiamos nosso estudo nas ideias de Vitorino e Souza (2020); Silva (2018); Sanches (2005); Saviani (1995) e nas leis e decretos que visam garantir acesso à educação especial e inclusiva (BRASIL, 1971, 1996, 2008, 2015, 2021). Com isso, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória amparados em Pereira et al. (2018) e Gil (2002). Para alcançarmos os objetivos, realizamos a aplicação de questionários com uma das gestões e dois professores atuantes das salas de recursos multifuncionais dessas escolas. Com o estudo, foi possível perceber a escassez de recursos, materiais didáticos e pedagógicos para auxiliar nas práticas de ensino com os alunos. Além disso, faltam articulações entre as políticas públicas e capacitações para os professores que atendem a este público. Sendo assim, acreditamos que, pesquisas como essas podem servir como base para auxiliar na implementação de melhorias nas práticas pedagógicas de ensino, visando a criação de estratégias que corroborem com o processo de ensino-aprendizagem da educação especial. Esperamos também que estudos nessa perspectiva possam servir para dar continuidade e contribuir em novas produções científicas sobre as melhores práticas de ensino para estes espaços educacionais, dentro do campo das práticas pedagógicas das salas de AEE.
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