O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fabio Chagas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10098
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma Escola pública, localizada no município de Assú/RN, tendo como ponto de partida as perspectivas dos docentes do ensino fundamental II. O interesse por este trabalho partiu da nossa compreensão de que o laboratório de informática é um ambiente importante para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem dos professores e alunos. Nosso referencial teórico teve como embasamento autores como: Moran (2000; 2003; 2005); Tarja (2008); Kensky (2007); Freire (2002); Cardoso (2012); Cruz (2013); Valente (1997;1998); Torre (2007); Libâneo (2001); Lopes (2005); Lopes e Amaral (2008). Para realização da pesquisa foi desenvolvida, primeiramente, a caracterização do ambiente de estudo, em seguida foram realizadas algumas observações sistemáticas da utilização do laboratório de informática pelos professores, e por fim, foram aplicados questionários com nove professores na intenção de contemplar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que há uma precariedade do laboratório de informática da escola e uma falta de formação dos professores na área tecnológica, dificultando a utilização do laboratório de maneira satisfatória. Os professores visualizam o laboratório como um ambiente que pode facilitar os processos de ensino dos professores e de aprendizagem dos alunos, pois ele promove a motivação e o interesse dos educandos, além de despertar a curiosidade dos mesmos, facilitando este processo. No entanto, as práticas docentes ainda deixam a desejar no que se refere ao uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores, logo, fazse necessário uma inovação nas políticas públicas voltadas para essa área.
id UFER_2c126ebc3fba38dd970efd7a5dbc088e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10098
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RNCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICALaboratório de InformáticaTecnologias educacionaisEnsino e aprendizagemProfessorComputer labEducational technologiesTeaching and learningTeacherEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma Escola pública, localizada no município de Assú/RN, tendo como ponto de partida as perspectivas dos docentes do ensino fundamental II. O interesse por este trabalho partiu da nossa compreensão de que o laboratório de informática é um ambiente importante para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem dos professores e alunos. Nosso referencial teórico teve como embasamento autores como: Moran (2000; 2003; 2005); Tarja (2008); Kensky (2007); Freire (2002); Cardoso (2012); Cruz (2013); Valente (1997;1998); Torre (2007); Libâneo (2001); Lopes (2005); Lopes e Amaral (2008). Para realização da pesquisa foi desenvolvida, primeiramente, a caracterização do ambiente de estudo, em seguida foram realizadas algumas observações sistemáticas da utilização do laboratório de informática pelos professores, e por fim, foram aplicados questionários com nove professores na intenção de contemplar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que há uma precariedade do laboratório de informática da escola e uma falta de formação dos professores na área tecnológica, dificultando a utilização do laboratório de maneira satisfatória. Os professores visualizam o laboratório como um ambiente que pode facilitar os processos de ensino dos professores e de aprendizagem dos alunos, pois ele promove a motivação e o interesse dos educandos, além de despertar a curiosidade dos mesmos, facilitando este processo. No entanto, as práticas docentes ainda deixam a desejar no que se refere ao uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores, logo, fazse necessário uma inovação nas políticas públicas voltadas para essa área.This study aims at analyze the use of the computer lab as a teaching tool by the teachers State School, located in the municipality of Assú / RN, starting from the perspectives of elementary school teachers II. The interest in this study came from our understanding that the computer lab is an important environment for the development of teaching and learning processes of teachers and students. Our theoretical framework was based on authors such as: Moran (2000; 2003; 2005); Tarja (2008); Kensky (2007); Freire (2002); Cardoso (2012); Cruz (2013); Valente (1997; 1998); Tower (2007); Libaneus (2001); Lopes (2005); Lopes and Amaral (2008). To carry out the research was first developed the characterization of the study environment, then were made some systematic observations of the use of the computer lab by teachers, and finally, questionnaires were applied with nine teachers in order to address the objectives of this research. The results showed that there is a precariousness of the school computer lab and a lack of training of teachers in the technological area, making it difficult to use the laboratory satisfactorily. Teachers view the laboratory as an environment that can facilitate teachers 'teaching and student learning processes, as it promotes learners' motivation and interest, as well as arousing their curiosity, facilitating this process. However, teaching practices are still lacking with regard to the use of the computer lab as a teaching tool by teachers, so it is necessary an innovation in public policies focused on this area.45 f.Centro Multidisciplinar de Angicos - CMABrasilDepartamento de Ciências Exatas e Tecnologia da InformaçãoUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAlves, Fádyla Késsia Rocha de AraújoAlves, Fádyla Késsia Rocha de AraújoBurlamaqui, Akynara Aglaé R. S. da SilvaSoares, Alessandra Miranda MendesRocha, Fabio Chagas2024-01-16T16:49:23Z2024-01-16T16:49:23Z2020-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfROCHA, Fabio Chagas. O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN. 2020. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação e Informática, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 16 jan. 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10098AngicosAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-19T20:20:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10098Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-19T20:20:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN
title O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN
spellingShingle O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN
Rocha, Fabio Chagas
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
Laboratório de Informática
Tecnologias educacionais
Ensino e aprendizagem
Professor
Computer lab
Educational technologies
Teaching and learning
Teacher
title_short O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN
title_full O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN
title_fullStr O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN
title_full_unstemmed O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN
title_sort O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN
author Rocha, Fabio Chagas
author_facet Rocha, Fabio Chagas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo
Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo
Burlamaqui, Akynara Aglaé R. S. da Silva
Soares, Alessandra Miranda Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fabio Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
Laboratório de Informática
Tecnologias educacionais
Ensino e aprendizagem
Professor
Computer lab
Educational technologies
Teaching and learning
Teacher
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA
Laboratório de Informática
Tecnologias educacionais
Ensino e aprendizagem
Professor
Computer lab
Educational technologies
Teaching and learning
Teacher
description Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma Escola pública, localizada no município de Assú/RN, tendo como ponto de partida as perspectivas dos docentes do ensino fundamental II. O interesse por este trabalho partiu da nossa compreensão de que o laboratório de informática é um ambiente importante para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem dos professores e alunos. Nosso referencial teórico teve como embasamento autores como: Moran (2000; 2003; 2005); Tarja (2008); Kensky (2007); Freire (2002); Cardoso (2012); Cruz (2013); Valente (1997;1998); Torre (2007); Libâneo (2001); Lopes (2005); Lopes e Amaral (2008). Para realização da pesquisa foi desenvolvida, primeiramente, a caracterização do ambiente de estudo, em seguida foram realizadas algumas observações sistemáticas da utilização do laboratório de informática pelos professores, e por fim, foram aplicados questionários com nove professores na intenção de contemplar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que há uma precariedade do laboratório de informática da escola e uma falta de formação dos professores na área tecnológica, dificultando a utilização do laboratório de maneira satisfatória. Os professores visualizam o laboratório como um ambiente que pode facilitar os processos de ensino dos professores e de aprendizagem dos alunos, pois ele promove a motivação e o interesse dos educandos, além de despertar a curiosidade dos mesmos, facilitando este processo. No entanto, as práticas docentes ainda deixam a desejar no que se refere ao uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores, logo, fazse necessário uma inovação nas políticas públicas voltadas para essa área.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-21
2024-01-16T16:49:23Z
2024-01-16T16:49:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Fabio Chagas. O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN. 2020. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação e Informática, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 16 jan. 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10098
identifier_str_mv ROCHA, Fabio Chagas. O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN. 2020. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação e Informática, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 16 jan. 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10098
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747442842730496