O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10098 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma Escola pública, localizada no município de Assú/RN, tendo como ponto de partida as perspectivas dos docentes do ensino fundamental II. O interesse por este trabalho partiu da nossa compreensão de que o laboratório de informática é um ambiente importante para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem dos professores e alunos. Nosso referencial teórico teve como embasamento autores como: Moran (2000; 2003; 2005); Tarja (2008); Kensky (2007); Freire (2002); Cardoso (2012); Cruz (2013); Valente (1997;1998); Torre (2007); Libâneo (2001); Lopes (2005); Lopes e Amaral (2008). Para realização da pesquisa foi desenvolvida, primeiramente, a caracterização do ambiente de estudo, em seguida foram realizadas algumas observações sistemáticas da utilização do laboratório de informática pelos professores, e por fim, foram aplicados questionários com nove professores na intenção de contemplar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que há uma precariedade do laboratório de informática da escola e uma falta de formação dos professores na área tecnológica, dificultando a utilização do laboratório de maneira satisfatória. Os professores visualizam o laboratório como um ambiente que pode facilitar os processos de ensino dos professores e de aprendizagem dos alunos, pois ele promove a motivação e o interesse dos educandos, além de despertar a curiosidade dos mesmos, facilitando este processo. No entanto, as práticas docentes ainda deixam a desejar no que se refere ao uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores, logo, fazse necessário uma inovação nas políticas públicas voltadas para essa área. |
id |
UFER_2c126ebc3fba38dd970efd7a5dbc088e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10098 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RNCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICALaboratório de InformáticaTecnologias educacionaisEnsino e aprendizagemProfessorComputer labEducational technologiesTeaching and learningTeacherEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma Escola pública, localizada no município de Assú/RN, tendo como ponto de partida as perspectivas dos docentes do ensino fundamental II. O interesse por este trabalho partiu da nossa compreensão de que o laboratório de informática é um ambiente importante para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem dos professores e alunos. Nosso referencial teórico teve como embasamento autores como: Moran (2000; 2003; 2005); Tarja (2008); Kensky (2007); Freire (2002); Cardoso (2012); Cruz (2013); Valente (1997;1998); Torre (2007); Libâneo (2001); Lopes (2005); Lopes e Amaral (2008). Para realização da pesquisa foi desenvolvida, primeiramente, a caracterização do ambiente de estudo, em seguida foram realizadas algumas observações sistemáticas da utilização do laboratório de informática pelos professores, e por fim, foram aplicados questionários com nove professores na intenção de contemplar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que há uma precariedade do laboratório de informática da escola e uma falta de formação dos professores na área tecnológica, dificultando a utilização do laboratório de maneira satisfatória. Os professores visualizam o laboratório como um ambiente que pode facilitar os processos de ensino dos professores e de aprendizagem dos alunos, pois ele promove a motivação e o interesse dos educandos, além de despertar a curiosidade dos mesmos, facilitando este processo. No entanto, as práticas docentes ainda deixam a desejar no que se refere ao uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores, logo, fazse necessário uma inovação nas políticas públicas voltadas para essa área.This study aims at analyze the use of the computer lab as a teaching tool by the teachers State School, located in the municipality of Assú / RN, starting from the perspectives of elementary school teachers II. The interest in this study came from our understanding that the computer lab is an important environment for the development of teaching and learning processes of teachers and students. Our theoretical framework was based on authors such as: Moran (2000; 2003; 2005); Tarja (2008); Kensky (2007); Freire (2002); Cardoso (2012); Cruz (2013); Valente (1997; 1998); Tower (2007); Libaneus (2001); Lopes (2005); Lopes and Amaral (2008). To carry out the research was first developed the characterization of the study environment, then were made some systematic observations of the use of the computer lab by teachers, and finally, questionnaires were applied with nine teachers in order to address the objectives of this research. The results showed that there is a precariousness of the school computer lab and a lack of training of teachers in the technological area, making it difficult to use the laboratory satisfactorily. Teachers view the laboratory as an environment that can facilitate teachers 'teaching and student learning processes, as it promotes learners' motivation and interest, as well as arousing their curiosity, facilitating this process. However, teaching practices are still lacking with regard to the use of the computer lab as a teaching tool by teachers, so it is necessary an innovation in public policies focused on this area.45 f.Centro Multidisciplinar de Angicos - CMABrasilDepartamento de Ciências Exatas e Tecnologia da InformaçãoUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAlves, Fádyla Késsia Rocha de AraújoAlves, Fádyla Késsia Rocha de AraújoBurlamaqui, Akynara Aglaé R. S. da SilvaSoares, Alessandra Miranda MendesRocha, Fabio Chagas2024-01-16T16:49:23Z2024-01-16T16:49:23Z2020-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfROCHA, Fabio Chagas. O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN. 2020. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação e Informática, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 16 jan. 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10098AngicosAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-19T20:20:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10098Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-19T20:20:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN |
title |
O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN |
spellingShingle |
O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN Rocha, Fabio Chagas CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Laboratório de Informática Tecnologias educacionais Ensino e aprendizagem Professor Computer lab Educational technologies Teaching and learning Teacher |
title_short |
O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN |
title_full |
O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN |
title_fullStr |
O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN |
title_full_unstemmed |
O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN |
title_sort |
O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN |
author |
Rocha, Fabio Chagas |
author_facet |
Rocha, Fabio Chagas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo Alves, Fádyla Késsia Rocha de Araújo Burlamaqui, Akynara Aglaé R. S. da Silva Soares, Alessandra Miranda Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Fabio Chagas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Laboratório de Informática Tecnologias educacionais Ensino e aprendizagem Professor Computer lab Educational technologies Teaching and learning Teacher |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::COMPUTACAO E INFORMATICA Laboratório de Informática Tecnologias educacionais Ensino e aprendizagem Professor Computer lab Educational technologies Teaching and learning Teacher |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisar o uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma Escola pública, localizada no município de Assú/RN, tendo como ponto de partida as perspectivas dos docentes do ensino fundamental II. O interesse por este trabalho partiu da nossa compreensão de que o laboratório de informática é um ambiente importante para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem dos professores e alunos. Nosso referencial teórico teve como embasamento autores como: Moran (2000; 2003; 2005); Tarja (2008); Kensky (2007); Freire (2002); Cardoso (2012); Cruz (2013); Valente (1997;1998); Torre (2007); Libâneo (2001); Lopes (2005); Lopes e Amaral (2008). Para realização da pesquisa foi desenvolvida, primeiramente, a caracterização do ambiente de estudo, em seguida foram realizadas algumas observações sistemáticas da utilização do laboratório de informática pelos professores, e por fim, foram aplicados questionários com nove professores na intenção de contemplar os objetivos desta pesquisa. Os resultados mostraram que há uma precariedade do laboratório de informática da escola e uma falta de formação dos professores na área tecnológica, dificultando a utilização do laboratório de maneira satisfatória. Os professores visualizam o laboratório como um ambiente que pode facilitar os processos de ensino dos professores e de aprendizagem dos alunos, pois ele promove a motivação e o interesse dos educandos, além de despertar a curiosidade dos mesmos, facilitando este processo. No entanto, as práticas docentes ainda deixam a desejar no que se refere ao uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores, logo, fazse necessário uma inovação nas políticas públicas voltadas para essa área. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-21 2024-01-16T16:49:23Z 2024-01-16T16:49:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROCHA, Fabio Chagas. O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN. 2020. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação e Informática, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 16 jan. 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10098 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Fabio Chagas. O uso do laboratório de informática como instrumento de ensino pelos professores de uma escola pública no município de Assú/RN. 2020. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Computação e Informática, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 16 jan. 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10098 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA Brasil Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA Brasil Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747442842730496 |