Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Iglete Inês Kasper de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95868
Resumo: O uso das tecnologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar. É preciso que a escola se adeque aos novos tempos e se prepare para atender seu aluno a ponto de favorecer sua inserção no contexto das tecnologias digitais. Ao professor cabe se instrumentalizar para orientar ao aluno na busca de informações e construção do conhecimento. Compreender a contribuição do uso do Laboratório de Informática para a aprendizagem é o foco principal desta pesquisa. Com o auxilio de questionário e levantamento de dados foi possível mapear as concepções dos professores sobre a aprendizagem assim como, a contribuição da utilização do Laboratório de Informática para que esta ocorra. O trabalho foi fundamentado através de concepções de diversos autores sobre aprendizagem, usando como base a epistemologia genética de Jean Piaget. Os docentes pesquisados demonstraram compreender a necessidade de uso e as contribuições que a utilização do Laboratório de Informática traz para a aprendizagem do aluno assim como, a importância da mediação do professor para que haja construção do conhecimento.
id UFRGS-2_063d8e7189ab278a8fbf30f3662a40fa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95868
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Iglete Inês Kasper deAlves, Evandro2014-05-31T02:07:24Z2013http://hdl.handle.net/10183/95868000914388O uso das tecnologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar. É preciso que a escola se adeque aos novos tempos e se prepare para atender seu aluno a ponto de favorecer sua inserção no contexto das tecnologias digitais. Ao professor cabe se instrumentalizar para orientar ao aluno na busca de informações e construção do conhecimento. Compreender a contribuição do uso do Laboratório de Informática para a aprendizagem é o foco principal desta pesquisa. Com o auxilio de questionário e levantamento de dados foi possível mapear as concepções dos professores sobre a aprendizagem assim como, a contribuição da utilização do Laboratório de Informática para que esta ocorra. O trabalho foi fundamentado através de concepções de diversos autores sobre aprendizagem, usando como base a epistemologia genética de Jean Piaget. Os docentes pesquisados demonstraram compreender a necessidade de uso e as contribuições que a utilização do Laboratório de Informática traz para a aprendizagem do aluno assim como, a importância da mediação do professor para que haja construção do conhecimento.The use of technology is growing increasingly in schools. And I need that school fits with the times and get ready to meet your student about to facilitate their integration in the context of digital technologies. The teacher if it is instrumentalized to guide the student in finding information and building knowledge. Understand the importance of using the LI for learning is the main focus of this pesquisa.Com the help of questionnaire and data collection was possible to map the teachers' conceptions about learning as well as the contribution of the use of LI for this to occur. The paper was founded by several authors on conceptions of learning, using as a basis the genetic epistemology of Jean Piaget. The teachers surveyed demonstrated the need to understand and use the contributions that the use of LI brings to student learning as well as the importance of mediation teacher so there is construction of knowledge.application/pdfporLaboratório de informáticaComputador na educaçãoMediaçãoProfessorComputer labPedagogical mediationLearningKnowledge constructionLaboratório de informática : um novo espaço de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914388.pdf000914388.pdfTexto completoapplication/pdf627326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/1/000914388.pdf1e243784d3f9cf95f50027089e23a0d9MD51TEXT000914388.pdf.txt000914388.pdf.txtExtracted Texttext/plain104334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/2/000914388.pdf.txt7739de294aeeeae38fbef9cc815d1265MD52THUMBNAIL000914388.pdf.jpg000914388.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/3/000914388.pdf.jpgd12572b61e66106d7e76cca3379c1148MD5310183/958682018-10-15 08:49:22.276oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:49:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
title Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
spellingShingle Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
Quadros, Iglete Inês Kasper de
Laboratório de informática
Computador na educação
Mediação
Professor
Computer lab
Pedagogical mediation
Learning
Knowledge construction
title_short Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
title_full Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
title_fullStr Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
title_full_unstemmed Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
title_sort Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
author Quadros, Iglete Inês Kasper de
author_facet Quadros, Iglete Inês Kasper de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Iglete Inês Kasper de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de informática
Computador na educação
Mediação
Professor
topic Laboratório de informática
Computador na educação
Mediação
Professor
Computer lab
Pedagogical mediation
Learning
Knowledge construction
dc.subject.eng.fl_str_mv Computer lab
Pedagogical mediation
Learning
Knowledge construction
description O uso das tecnologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar. É preciso que a escola se adeque aos novos tempos e se prepare para atender seu aluno a ponto de favorecer sua inserção no contexto das tecnologias digitais. Ao professor cabe se instrumentalizar para orientar ao aluno na busca de informações e construção do conhecimento. Compreender a contribuição do uso do Laboratório de Informática para a aprendizagem é o foco principal desta pesquisa. Com o auxilio de questionário e levantamento de dados foi possível mapear as concepções dos professores sobre a aprendizagem assim como, a contribuição da utilização do Laboratório de Informática para que esta ocorra. O trabalho foi fundamentado através de concepções de diversos autores sobre aprendizagem, usando como base a epistemologia genética de Jean Piaget. Os docentes pesquisados demonstraram compreender a necessidade de uso e as contribuições que a utilização do Laboratório de Informática traz para a aprendizagem do aluno assim como, a importância da mediação do professor para que haja construção do conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-31T02:07:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95868
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914388
url http://hdl.handle.net/10183/95868
identifier_str_mv 000914388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/1/000914388.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/2/000914388.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/3/000914388.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e243784d3f9cf95f50027089e23a0d9
7739de294aeeeae38fbef9cc815d1265
d12572b61e66106d7e76cca3379c1148
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465745444864