Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95868 |
Resumo: | O uso das tecnologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar. É preciso que a escola se adeque aos novos tempos e se prepare para atender seu aluno a ponto de favorecer sua inserção no contexto das tecnologias digitais. Ao professor cabe se instrumentalizar para orientar ao aluno na busca de informações e construção do conhecimento. Compreender a contribuição do uso do Laboratório de Informática para a aprendizagem é o foco principal desta pesquisa. Com o auxilio de questionário e levantamento de dados foi possível mapear as concepções dos professores sobre a aprendizagem assim como, a contribuição da utilização do Laboratório de Informática para que esta ocorra. O trabalho foi fundamentado através de concepções de diversos autores sobre aprendizagem, usando como base a epistemologia genética de Jean Piaget. Os docentes pesquisados demonstraram compreender a necessidade de uso e as contribuições que a utilização do Laboratório de Informática traz para a aprendizagem do aluno assim como, a importância da mediação do professor para que haja construção do conhecimento. |
id |
UFRGS-2_063d8e7189ab278a8fbf30f3662a40fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95868 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Quadros, Iglete Inês Kasper deAlves, Evandro2014-05-31T02:07:24Z2013http://hdl.handle.net/10183/95868000914388O uso das tecnologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar. É preciso que a escola se adeque aos novos tempos e se prepare para atender seu aluno a ponto de favorecer sua inserção no contexto das tecnologias digitais. Ao professor cabe se instrumentalizar para orientar ao aluno na busca de informações e construção do conhecimento. Compreender a contribuição do uso do Laboratório de Informática para a aprendizagem é o foco principal desta pesquisa. Com o auxilio de questionário e levantamento de dados foi possível mapear as concepções dos professores sobre a aprendizagem assim como, a contribuição da utilização do Laboratório de Informática para que esta ocorra. O trabalho foi fundamentado através de concepções de diversos autores sobre aprendizagem, usando como base a epistemologia genética de Jean Piaget. Os docentes pesquisados demonstraram compreender a necessidade de uso e as contribuições que a utilização do Laboratório de Informática traz para a aprendizagem do aluno assim como, a importância da mediação do professor para que haja construção do conhecimento.The use of technology is growing increasingly in schools. And I need that school fits with the times and get ready to meet your student about to facilitate their integration in the context of digital technologies. The teacher if it is instrumentalized to guide the student in finding information and building knowledge. Understand the importance of using the LI for learning is the main focus of this pesquisa.Com the help of questionnaire and data collection was possible to map the teachers' conceptions about learning as well as the contribution of the use of LI for this to occur. The paper was founded by several authors on conceptions of learning, using as a basis the genetic epistemology of Jean Piaget. The teachers surveyed demonstrated the need to understand and use the contributions that the use of LI brings to student learning as well as the importance of mediation teacher so there is construction of knowledge.application/pdfporLaboratório de informáticaComputador na educaçãoMediaçãoProfessorComputer labPedagogical mediationLearningKnowledge constructionLaboratório de informática : um novo espaço de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914388.pdf000914388.pdfTexto completoapplication/pdf627326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/1/000914388.pdf1e243784d3f9cf95f50027089e23a0d9MD51TEXT000914388.pdf.txt000914388.pdf.txtExtracted Texttext/plain104334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/2/000914388.pdf.txt7739de294aeeeae38fbef9cc815d1265MD52THUMBNAIL000914388.pdf.jpg000914388.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/3/000914388.pdf.jpgd12572b61e66106d7e76cca3379c1148MD5310183/958682018-10-15 08:49:22.276oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95868Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:49:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem |
title |
Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem |
spellingShingle |
Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem Quadros, Iglete Inês Kasper de Laboratório de informática Computador na educação Mediação Professor Computer lab Pedagogical mediation Learning Knowledge construction |
title_short |
Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem |
title_full |
Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem |
title_fullStr |
Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem |
title_sort |
Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem |
author |
Quadros, Iglete Inês Kasper de |
author_facet |
Quadros, Iglete Inês Kasper de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Iglete Inês Kasper de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório de informática Computador na educação Mediação Professor |
topic |
Laboratório de informática Computador na educação Mediação Professor Computer lab Pedagogical mediation Learning Knowledge construction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer lab Pedagogical mediation Learning Knowledge construction |
description |
O uso das tecnologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar. É preciso que a escola se adeque aos novos tempos e se prepare para atender seu aluno a ponto de favorecer sua inserção no contexto das tecnologias digitais. Ao professor cabe se instrumentalizar para orientar ao aluno na busca de informações e construção do conhecimento. Compreender a contribuição do uso do Laboratório de Informática para a aprendizagem é o foco principal desta pesquisa. Com o auxilio de questionário e levantamento de dados foi possível mapear as concepções dos professores sobre a aprendizagem assim como, a contribuição da utilização do Laboratório de Informática para que esta ocorra. O trabalho foi fundamentado através de concepções de diversos autores sobre aprendizagem, usando como base a epistemologia genética de Jean Piaget. Os docentes pesquisados demonstraram compreender a necessidade de uso e as contribuições que a utilização do Laboratório de Informática traz para a aprendizagem do aluno assim como, a importância da mediação do professor para que haja construção do conhecimento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-31T02:07:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95868 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914388 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95868 |
identifier_str_mv |
000914388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/1/000914388.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/2/000914388.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95868/3/000914388.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e243784d3f9cf95f50027089e23a0d9 7739de294aeeeae38fbef9cc815d1265 d12572b61e66106d7e76cca3379c1148 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447127081353216 |