A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95774 |
Resumo: | Esta pesquisa é a consequência da análise física estrutural dos Laboratórios de Informática e os aspectos que envolvem a qualidade dos docentes. Com levantamentos de dados quantitativos nos laboratórios de Informática em duas escolas públicas do Município de Porto Alegre. Na aplicação os instrumentos de parâmetros foram enquadrados ABNT – (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a Cartilha do MEC Proinfo - para averiguar as reais condições que se encontram os Laboratórios de Informática. Também é relacionado à relevância da infraestrutura para que o docente possa mediar aulas com domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação e assim que complemente o processo de ensino-aprendizagem. Além disto, a uma mediação nas habilidades desenvolvidas dos docentes e detectar se a há uma elaboração de projetos de inserção da informática no aprendizado das disciplinas e no conteúdo das mais diversas áreas do conhecimento, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, mediante interação multidisciplinar e, até mesmo com professores de outras áreas. Com este tema em que as tecnologias digitais abrangem, não é somente o ensino que necessita do conhecimento digital, mas todas as atividades humanas, indispensável aos alunos, professores e usuários de qualquer tecnologia. |
id |
UFRGS-2_c2467438f30d6bc20c7022742e8f6c46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95774 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Galèry, Henrique Ricciardi dos SantosAlonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho2014-05-30T02:06:20Z2012http://hdl.handle.net/10183/95774000914365Esta pesquisa é a consequência da análise física estrutural dos Laboratórios de Informática e os aspectos que envolvem a qualidade dos docentes. Com levantamentos de dados quantitativos nos laboratórios de Informática em duas escolas públicas do Município de Porto Alegre. Na aplicação os instrumentos de parâmetros foram enquadrados ABNT – (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a Cartilha do MEC Proinfo - para averiguar as reais condições que se encontram os Laboratórios de Informática. Também é relacionado à relevância da infraestrutura para que o docente possa mediar aulas com domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação e assim que complemente o processo de ensino-aprendizagem. Além disto, a uma mediação nas habilidades desenvolvidas dos docentes e detectar se a há uma elaboração de projetos de inserção da informática no aprendizado das disciplinas e no conteúdo das mais diversas áreas do conhecimento, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, mediante interação multidisciplinar e, até mesmo com professores de outras áreas. Com este tema em que as tecnologias digitais abrangem, não é somente o ensino que necessita do conhecimento digital, mas todas as atividades humanas, indispensável aos alunos, professores e usuários de qualquer tecnologia.This research is the result of physical structural analysis of Computer Labs and issues involving the quality of teachers. With quantitative data surveys in the computer labs in two public schools in Porto Alegre. In applying the parameter instruments were framed ABNT – (Association Brazilian of Technical Standards) Primer and MEC Proinfo - to ascertain the actual conditions that are the Computer Labs. Also related is the relevance of infrastructure for the teacher to mediate classes with the field of Information Technology and Communication and thus complementing the teaching-learning process. Moreover, the skills developed in a mediation of teachers and detect if there is an elaboration of projects insertion of computer learning courses and content of the most diverse areas of knowledge in different levels and types of education through interaction and multidisciplinary even with teachers from other areas. With this theme in which digital technologies cover, it is not only the teaching of digital knowledge you need, but all human activities, indispensable to students, teachers and users of any technology.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Laboratório de informáticaInfraestruturaMediaçãoComputer labInfrastructureTeacherMediationClassroomInformation and communication technologies (ICTs)A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914365.pdf000914365.pdfTexto completoapplication/pdf821019http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95774/1/000914365.pdf0c4b33b8b6b0dd9e2b03ca96eb984999MD51TEXT000914365.pdf.txt000914365.pdf.txtExtracted Texttext/plain94278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95774/2/000914365.pdf.txt7cfacc8b541f9005071751c4535a3fbcMD52THUMBNAIL000914365.pdf.jpg000914365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95774/3/000914365.pdf.jpgbe4593c46495d8c0e8ab480831c21156MD5310183/957742018-10-15 07:58:03.122oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95774Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:58:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação |
title |
A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação |
spellingShingle |
A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação Galèry, Henrique Ricciardi dos Santos Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Laboratório de informática Infraestrutura Mediação Computer lab Infrastructure Teacher Mediation Classroom Information and communication technologies (ICTs) |
title_short |
A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação |
title_full |
A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação |
title_fullStr |
A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação |
title_full_unstemmed |
A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação |
title_sort |
A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação |
author |
Galèry, Henrique Ricciardi dos Santos |
author_facet |
Galèry, Henrique Ricciardi dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galèry, Henrique Ricciardi dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
contributor_str_mv |
Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Laboratório de informática Infraestrutura Mediação |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Laboratório de informática Infraestrutura Mediação Computer lab Infrastructure Teacher Mediation Classroom Information and communication technologies (ICTs) |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Computer lab Infrastructure Teacher Mediation Classroom Information and communication technologies (ICTs) |
description |
Esta pesquisa é a consequência da análise física estrutural dos Laboratórios de Informática e os aspectos que envolvem a qualidade dos docentes. Com levantamentos de dados quantitativos nos laboratórios de Informática em duas escolas públicas do Município de Porto Alegre. Na aplicação os instrumentos de parâmetros foram enquadrados ABNT – (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a Cartilha do MEC Proinfo - para averiguar as reais condições que se encontram os Laboratórios de Informática. Também é relacionado à relevância da infraestrutura para que o docente possa mediar aulas com domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação e assim que complemente o processo de ensino-aprendizagem. Além disto, a uma mediação nas habilidades desenvolvidas dos docentes e detectar se a há uma elaboração de projetos de inserção da informática no aprendizado das disciplinas e no conteúdo das mais diversas áreas do conhecimento, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, mediante interação multidisciplinar e, até mesmo com professores de outras áreas. Com este tema em que as tecnologias digitais abrangem, não é somente o ensino que necessita do conhecimento digital, mas todas as atividades humanas, indispensável aos alunos, professores e usuários de qualquer tecnologia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-30T02:06:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95774 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914365 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95774 |
identifier_str_mv |
000914365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95774/1/000914365.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95774/2/000914365.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95774/3/000914365.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0c4b33b8b6b0dd9e2b03ca96eb984999 7cfacc8b541f9005071751c4535a3fbc be4593c46495d8c0e8ab480831c21156 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447126547628032 |