Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Rita Rozineide do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9417
Resumo: A matemática está presente em nossas vidas e surgiu a partir da necessidade de medir e contar objetos, desse modo podemos dizer que surgiu a partir da relação do ser humano com a natureza, duma vez que ela é utilizada a todo instante no cotidiano, ou seja, a matemática surgiu com o desenvolvimento da própria humanidade. Tendo em vista a sua importância e a necessidade de a cada dia aprendermos mais e mais sobre ela, e sabendo que ela é fundamental em diversas áreas, buscamos compreender melhor a forma como ela é trabalhada nas escolas. Pois para muitos alunos a matemática é vista de uma forma assustadora, e conhecida como “o bicho papão”. Então é importante destacar que o ensino da matemática, quando aplicado de forma dinâmica, se torna uma disciplina agradável e mais interessante. Para isso, é necessário que o professor seja um mediador do conhecimento, que inove a cada dia seu modelo de ensino, aplicando uma metodologia atrativa e usando a ludicidade a seu favor. A forma como o professor vai mediar o conhecimento para o aluno é a forma como o aluno vai se aproximar do saber. E pensando nisso é essencial que o professor conheça a realidade de cada um e o contexto em que cada um está inserido, fazendo assim o ensino se tornar uma busca constante de aprendizagem e não uma obrigação de aprender. Daí surge a importância da ludicidade no Ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Pois é onde se começa a compreender melhor e se aprende a aprender. Sem dúvidas, quando se trabalha gostando realmente do que se faz, se torna um trabalho bem feito, onde o aluno gostará de aprender e o professor gostará de ensinar. A prática com a ludicidade torna um saber positivo e estimulante tanto para o professor como para o aluno e essa forma como é introduzida esse aprendizado é o que relaciona essa vontade de aprender e ensinar.
id UFER_46505503a9970d1b3e340447aad83bbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9417
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino FundamentalCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaEnsino fundamentalSéries iniciaisLudicidadeA matemática está presente em nossas vidas e surgiu a partir da necessidade de medir e contar objetos, desse modo podemos dizer que surgiu a partir da relação do ser humano com a natureza, duma vez que ela é utilizada a todo instante no cotidiano, ou seja, a matemática surgiu com o desenvolvimento da própria humanidade. Tendo em vista a sua importância e a necessidade de a cada dia aprendermos mais e mais sobre ela, e sabendo que ela é fundamental em diversas áreas, buscamos compreender melhor a forma como ela é trabalhada nas escolas. Pois para muitos alunos a matemática é vista de uma forma assustadora, e conhecida como “o bicho papão”. Então é importante destacar que o ensino da matemática, quando aplicado de forma dinâmica, se torna uma disciplina agradável e mais interessante. Para isso, é necessário que o professor seja um mediador do conhecimento, que inove a cada dia seu modelo de ensino, aplicando uma metodologia atrativa e usando a ludicidade a seu favor. A forma como o professor vai mediar o conhecimento para o aluno é a forma como o aluno vai se aproximar do saber. E pensando nisso é essencial que o professor conheça a realidade de cada um e o contexto em que cada um está inserido, fazendo assim o ensino se tornar uma busca constante de aprendizagem e não uma obrigação de aprender. Daí surge a importância da ludicidade no Ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Pois é onde se começa a compreender melhor e se aprende a aprender. Sem dúvidas, quando se trabalha gostando realmente do que se faz, se torna um trabalho bem feito, onde o aluno gostará de aprender e o professor gostará de ensinar. A prática com a ludicidade torna um saber positivo e estimulante tanto para o professor como para o aluno e essa forma como é introduzida esse aprendizado é o que relaciona essa vontade de aprender e ensinar.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Kátia Cilene daSilva, Kátia Cilene daSilva, Kátia Cilene daVale, Rita Rozineide do2023-07-05T12:18:00Z2023-07-05T12:18:00Z2020-12-30info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9417Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:36:49Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9417Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:36:49Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental
title Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental
spellingShingle Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental
Vale, Rita Rozineide do
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação matemática
Ensino fundamental
Séries iniciais
Ludicidade
title_short Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental
title_full Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental
title_fullStr Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental
title_full_unstemmed Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental
title_sort Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental
author Vale, Rita Rozineide do
author_facet Vale, Rita Rozineide do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Kátia Cilene da
Silva, Kátia Cilene da
Silva, Kátia Cilene da
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Rita Rozineide do
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação matemática
Ensino fundamental
Séries iniciais
Ludicidade
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Educação matemática
Ensino fundamental
Séries iniciais
Ludicidade
description A matemática está presente em nossas vidas e surgiu a partir da necessidade de medir e contar objetos, desse modo podemos dizer que surgiu a partir da relação do ser humano com a natureza, duma vez que ela é utilizada a todo instante no cotidiano, ou seja, a matemática surgiu com o desenvolvimento da própria humanidade. Tendo em vista a sua importância e a necessidade de a cada dia aprendermos mais e mais sobre ela, e sabendo que ela é fundamental em diversas áreas, buscamos compreender melhor a forma como ela é trabalhada nas escolas. Pois para muitos alunos a matemática é vista de uma forma assustadora, e conhecida como “o bicho papão”. Então é importante destacar que o ensino da matemática, quando aplicado de forma dinâmica, se torna uma disciplina agradável e mais interessante. Para isso, é necessário que o professor seja um mediador do conhecimento, que inove a cada dia seu modelo de ensino, aplicando uma metodologia atrativa e usando a ludicidade a seu favor. A forma como o professor vai mediar o conhecimento para o aluno é a forma como o aluno vai se aproximar do saber. E pensando nisso é essencial que o professor conheça a realidade de cada um e o contexto em que cada um está inserido, fazendo assim o ensino se tornar uma busca constante de aprendizagem e não uma obrigação de aprender. Daí surge a importância da ludicidade no Ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Pois é onde se começa a compreender melhor e se aprende a aprender. Sem dúvidas, quando se trabalha gostando realmente do que se faz, se torna um trabalho bem feito, onde o aluno gostará de aprender e o professor gostará de ensinar. A prática com a ludicidade torna um saber positivo e estimulante tanto para o professor como para o aluno e essa forma como é introduzida esse aprendizado é o que relaciona essa vontade de aprender e ensinar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
2023-07-05T12:18:00Z
2023-07-05T12:18:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9417
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1821526255350054912