Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9417 |
Resumo: | A matemática está presente em nossas vidas e surgiu a partir da necessidade de medir e contar objetos, desse modo podemos dizer que surgiu a partir da relação do ser humano com a natureza, duma vez que ela é utilizada a todo instante no cotidiano, ou seja, a matemática surgiu com o desenvolvimento da própria humanidade. Tendo em vista a sua importância e a necessidade de a cada dia aprendermos mais e mais sobre ela, e sabendo que ela é fundamental em diversas áreas, buscamos compreender melhor a forma como ela é trabalhada nas escolas. Pois para muitos alunos a matemática é vista de uma forma assustadora, e conhecida como “o bicho papão”. Então é importante destacar que o ensino da matemática, quando aplicado de forma dinâmica, se torna uma disciplina agradável e mais interessante. Para isso, é necessário que o professor seja um mediador do conhecimento, que inove a cada dia seu modelo de ensino, aplicando uma metodologia atrativa e usando a ludicidade a seu favor. A forma como o professor vai mediar o conhecimento para o aluno é a forma como o aluno vai se aproximar do saber. E pensando nisso é essencial que o professor conheça a realidade de cada um e o contexto em que cada um está inserido, fazendo assim o ensino se tornar uma busca constante de aprendizagem e não uma obrigação de aprender. Daí surge a importância da ludicidade no Ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Pois é onde se começa a compreender melhor e se aprende a aprender. Sem dúvidas, quando se trabalha gostando realmente do que se faz, se torna um trabalho bem feito, onde o aluno gostará de aprender e o professor gostará de ensinar. A prática com a ludicidade torna um saber positivo e estimulante tanto para o professor como para o aluno e essa forma como é introduzida esse aprendizado é o que relaciona essa vontade de aprender e ensinar. |
id |
UFER_46505503a9970d1b3e340447aad83bbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9417 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino FundamentalCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaEnsino fundamentalSéries iniciaisLudicidadeA matemática está presente em nossas vidas e surgiu a partir da necessidade de medir e contar objetos, desse modo podemos dizer que surgiu a partir da relação do ser humano com a natureza, duma vez que ela é utilizada a todo instante no cotidiano, ou seja, a matemática surgiu com o desenvolvimento da própria humanidade. Tendo em vista a sua importância e a necessidade de a cada dia aprendermos mais e mais sobre ela, e sabendo que ela é fundamental em diversas áreas, buscamos compreender melhor a forma como ela é trabalhada nas escolas. Pois para muitos alunos a matemática é vista de uma forma assustadora, e conhecida como “o bicho papão”. Então é importante destacar que o ensino da matemática, quando aplicado de forma dinâmica, se torna uma disciplina agradável e mais interessante. Para isso, é necessário que o professor seja um mediador do conhecimento, que inove a cada dia seu modelo de ensino, aplicando uma metodologia atrativa e usando a ludicidade a seu favor. A forma como o professor vai mediar o conhecimento para o aluno é a forma como o aluno vai se aproximar do saber. E pensando nisso é essencial que o professor conheça a realidade de cada um e o contexto em que cada um está inserido, fazendo assim o ensino se tornar uma busca constante de aprendizagem e não uma obrigação de aprender. Daí surge a importância da ludicidade no Ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Pois é onde se começa a compreender melhor e se aprende a aprender. Sem dúvidas, quando se trabalha gostando realmente do que se faz, se torna um trabalho bem feito, onde o aluno gostará de aprender e o professor gostará de ensinar. A prática com a ludicidade torna um saber positivo e estimulante tanto para o professor como para o aluno e essa forma como é introduzida esse aprendizado é o que relaciona essa vontade de aprender e ensinar.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Kátia Cilene daSilva, Kátia Cilene daSilva, Kátia Cilene daVale, Rita Rozineide do2023-07-05T12:18:00Z2023-07-05T12:18:00Z2020-12-30info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9417Mossoróinfo:eu-repo/semantics/openAccessUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0porreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:36:49Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9417Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:36:49Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental |
title |
Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental |
spellingShingle |
Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental Vale, Rita Rozineide do CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação matemática Ensino fundamental Séries iniciais Ludicidade |
title_short |
Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental |
title_full |
Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental |
title_fullStr |
Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental |
title_sort |
Ludicidade no ensino de matemática nas séries inicias do ensino Fundamental |
author |
Vale, Rita Rozineide do |
author_facet |
Vale, Rita Rozineide do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Kátia Cilene da Silva, Kátia Cilene da Silva, Kátia Cilene da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Rita Rozineide do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação matemática Ensino fundamental Séries iniciais Ludicidade |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Educação matemática Ensino fundamental Séries iniciais Ludicidade |
description |
A matemática está presente em nossas vidas e surgiu a partir da necessidade de medir e contar objetos, desse modo podemos dizer que surgiu a partir da relação do ser humano com a natureza, duma vez que ela é utilizada a todo instante no cotidiano, ou seja, a matemática surgiu com o desenvolvimento da própria humanidade. Tendo em vista a sua importância e a necessidade de a cada dia aprendermos mais e mais sobre ela, e sabendo que ela é fundamental em diversas áreas, buscamos compreender melhor a forma como ela é trabalhada nas escolas. Pois para muitos alunos a matemática é vista de uma forma assustadora, e conhecida como “o bicho papão”. Então é importante destacar que o ensino da matemática, quando aplicado de forma dinâmica, se torna uma disciplina agradável e mais interessante. Para isso, é necessário que o professor seja um mediador do conhecimento, que inove a cada dia seu modelo de ensino, aplicando uma metodologia atrativa e usando a ludicidade a seu favor. A forma como o professor vai mediar o conhecimento para o aluno é a forma como o aluno vai se aproximar do saber. E pensando nisso é essencial que o professor conheça a realidade de cada um e o contexto em que cada um está inserido, fazendo assim o ensino se tornar uma busca constante de aprendizagem e não uma obrigação de aprender. Daí surge a importância da ludicidade no Ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Pois é onde se começa a compreender melhor e se aprende a aprender. Sem dúvidas, quando se trabalha gostando realmente do que se faz, se torna um trabalho bem feito, onde o aluno gostará de aprender e o professor gostará de ensinar. A prática com a ludicidade torna um saber positivo e estimulante tanto para o professor como para o aluno e essa forma como é introduzida esse aprendizado é o que relaciona essa vontade de aprender e ensinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30 2023-07-05T12:18:00Z 2023-07-05T12:18:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9417 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1821526255350054912 |