História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por spa |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87346 |
Resumo: | A historiografia social da Amazônia invisibilizou e silenciou o lugar ocupado pelas mulheres na vida das comunidades. Com a perspectiva de dar voz às mulheres, na região do Rio Negro, a história de vida investigada nesta pesquisa buscou evidenciar, a partir das teorias feministas de gênero e da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, como meninas e mulheres assumiram a função de professoras nessa região e de que forma a ocupação desse lugar se articula com processos sociais mais amplos. Objetivou-se compreender a trajetória e a constituição de ser professora ribeirinha em uma comunidade na região do Rio Negro, próximo ao município de Iranduba, no Amazonas. A metodologia utilizada foi qualitativa, por meio do estudo de caso, com o uso de entrevistas de narrativa aberta, semiestruturada e móvel. A análise foi feita utilizando o método dialético. O resultado gerou reflexões a respeito do processo de tornar-se professora colaborando para o autorreconhecimento da participante, sua trajetória e luta por educação e melhores condições de vida para a sua comunidade. Também possibilitou reflexões sobre seu empoderamento, sua liderança feminina e suas estratégias de resistência configuradas com processos sociais mais amplo, assumindo uma presença que constrói diferentes formas de participação e protagonismo comunitário. |
id |
UFPR-4_3a34c084cb8bab38440841ca10a9f16b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/87346 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de casoEducação; Tópicos Específicos de EducaçãoEducação; Tópicos Específicos de EducaçãoEducação do CampoA historiografia social da Amazônia invisibilizou e silenciou o lugar ocupado pelas mulheres na vida das comunidades. Com a perspectiva de dar voz às mulheres, na região do Rio Negro, a história de vida investigada nesta pesquisa buscou evidenciar, a partir das teorias feministas de gênero e da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, como meninas e mulheres assumiram a função de professoras nessa região e de que forma a ocupação desse lugar se articula com processos sociais mais amplos. Objetivou-se compreender a trajetória e a constituição de ser professora ribeirinha em uma comunidade na região do Rio Negro, próximo ao município de Iranduba, no Amazonas. A metodologia utilizada foi qualitativa, por meio do estudo de caso, com o uso de entrevistas de narrativa aberta, semiestruturada e móvel. A análise foi feita utilizando o método dialético. O resultado gerou reflexões a respeito do processo de tornar-se professora colaborando para o autorreconhecimento da participante, sua trajetória e luta por educação e melhores condições de vida para a sua comunidade. Também possibilitou reflexões sobre seu empoderamento, sua liderança feminina e suas estratégias de resistência configuradas com processos sociais mais amplo, assumindo uma presença que constrói diferentes formas de participação e protagonismo comunitário.UFPRFundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAMPereira, Alessandra dos SantosSilva, Iolete Ribeiro da2023-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87346Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87346Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87346Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e873461984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporspahttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87346/50904https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87346/50905Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:18:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/87346Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:18:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso |
title |
História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso |
spellingShingle |
História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso Pereira, Alessandra dos Santos Educação; Tópicos Específicos de Educação Educação; Tópicos Específicos de Educação Educação do Campo |
title_short |
História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso |
title_full |
História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso |
title_fullStr |
História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso |
title_sort |
História de Vida e Feminismos na Amazônia: um estudo de caso |
author |
Pereira, Alessandra dos Santos |
author_facet |
Pereira, Alessandra dos Santos Silva, Iolete Ribeiro da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Iolete Ribeiro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Alessandra dos Santos Silva, Iolete Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Tópicos Específicos de Educação Educação; Tópicos Específicos de Educação Educação do Campo |
topic |
Educação; Tópicos Específicos de Educação Educação; Tópicos Específicos de Educação Educação do Campo |
description |
A historiografia social da Amazônia invisibilizou e silenciou o lugar ocupado pelas mulheres na vida das comunidades. Com a perspectiva de dar voz às mulheres, na região do Rio Negro, a história de vida investigada nesta pesquisa buscou evidenciar, a partir das teorias feministas de gênero e da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, como meninas e mulheres assumiram a função de professoras nessa região e de que forma a ocupação desse lugar se articula com processos sociais mais amplos. Objetivou-se compreender a trajetória e a constituição de ser professora ribeirinha em uma comunidade na região do Rio Negro, próximo ao município de Iranduba, no Amazonas. A metodologia utilizada foi qualitativa, por meio do estudo de caso, com o uso de entrevistas de narrativa aberta, semiestruturada e móvel. A análise foi feita utilizando o método dialético. O resultado gerou reflexões a respeito do processo de tornar-se professora colaborando para o autorreconhecimento da participante, sua trajetória e luta por educação e melhores condições de vida para a sua comunidade. Também possibilitou reflexões sobre seu empoderamento, sua liderança feminina e suas estratégias de resistência configuradas com processos sociais mais amplo, assumindo uma presença que constrói diferentes formas de participação e protagonismo comunitário. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87346 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por spa |
language |
por spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87346/50904 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87346/50905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87346 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87346 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e87346 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900841279488 |