Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10755 |
Resumo: | Durante a pandemia da covid 19, algumas medidas de segurança à saúde precisaram ser atendidas, dentre elas, o isolamento social na qual desencadeou mudanças significativas na vida das pessoas em todos os aspectos. Pensando sobre isso, a importância desse trabalho se dá pela necessidade de identificar se houve ou não impactos causados pela pandemia na formação dos novos professores participantes do PIBID. Para atingirmos o objetivo proposto com essa pesquisa, será utilizado o método de pesquisa qualitativa com estudo documental, a partir das minhas anotações que estarão disponíveis no relato de experiência, que tem como principal objetivo fazer uma reflexão e analisar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores em formação, no que se refere à formação de professores, durante o Ensino Remoto Emergencial e quais estratégias foram elaboradas para desempenhar as atividades dos programas PIBID, durante o Ensino Remoto Emergencial referentes à edição 2020-2022. Partimos também do ponto de vista que possivelmente a pandemia de Covid-19 afetou direta ou indiretamente nossa produtividade, pois houve uma quebra de rotina muito brusca e foi preciso um tempo para se adaptar ao novo contexto em que estávamos inseridos. Assim, abordaremos aspectos relacionados à educação e formação dos professores, programa PIBID e o ensino Remoto Emergencial. Do ponto de vista teórico, o embasamento ficou com as contribuições de Gatti (2019), Tardif (2002), Moreira e Schlemmer (2020). |
id |
UFER_3699e6ab716b06a6dd54cd6f488e611d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10755 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto EmergencialLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEducação e formação de professoresPIBIDEnsino Remoto EmergencialDurante a pandemia da covid 19, algumas medidas de segurança à saúde precisaram ser atendidas, dentre elas, o isolamento social na qual desencadeou mudanças significativas na vida das pessoas em todos os aspectos. Pensando sobre isso, a importância desse trabalho se dá pela necessidade de identificar se houve ou não impactos causados pela pandemia na formação dos novos professores participantes do PIBID. Para atingirmos o objetivo proposto com essa pesquisa, será utilizado o método de pesquisa qualitativa com estudo documental, a partir das minhas anotações que estarão disponíveis no relato de experiência, que tem como principal objetivo fazer uma reflexão e analisar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores em formação, no que se refere à formação de professores, durante o Ensino Remoto Emergencial e quais estratégias foram elaboradas para desempenhar as atividades dos programas PIBID, durante o Ensino Remoto Emergencial referentes à edição 2020-2022. Partimos também do ponto de vista que possivelmente a pandemia de Covid-19 afetou direta ou indiretamente nossa produtividade, pois houve uma quebra de rotina muito brusca e foi preciso um tempo para se adaptar ao novo contexto em que estávamos inseridos. Assim, abordaremos aspectos relacionados à educação e formação dos professores, programa PIBID e o ensino Remoto Emergencial. Do ponto de vista teórico, o embasamento ficou com as contribuições de Gatti (2019), Tardif (2002), Moreira e Schlemmer (2020).17 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLima Neto, Vicente deLima Neto, Vicente deSilva, Tárcia Tamária CostaCordeiro, Fernando da SilvaCosta, Betânia Bezerra de Farias2024-03-27T19:46:29Z2024-03-27T19:46:29Z2023-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCOSTA, Betânia Bezerra de Farias. Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10755CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-29T03:00:43Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10755Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-29T03:00:43Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial |
title |
Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial |
spellingShingle |
Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial Costa, Betânia Bezerra de Farias LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Educação e formação de professores PIBID Ensino Remoto Emergencial |
title_short |
Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial |
title_full |
Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial |
title_fullStr |
Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial |
title_full_unstemmed |
Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial |
title_sort |
Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial |
author |
Costa, Betânia Bezerra de Farias |
author_facet |
Costa, Betânia Bezerra de Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima Neto, Vicente de Lima Neto, Vicente de Silva, Tárcia Tamária Costa Cordeiro, Fernando da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Betânia Bezerra de Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Educação e formação de professores PIBID Ensino Remoto Emergencial |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Educação e formação de professores PIBID Ensino Remoto Emergencial |
description |
Durante a pandemia da covid 19, algumas medidas de segurança à saúde precisaram ser atendidas, dentre elas, o isolamento social na qual desencadeou mudanças significativas na vida das pessoas em todos os aspectos. Pensando sobre isso, a importância desse trabalho se dá pela necessidade de identificar se houve ou não impactos causados pela pandemia na formação dos novos professores participantes do PIBID. Para atingirmos o objetivo proposto com essa pesquisa, será utilizado o método de pesquisa qualitativa com estudo documental, a partir das minhas anotações que estarão disponíveis no relato de experiência, que tem como principal objetivo fazer uma reflexão e analisar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores em formação, no que se refere à formação de professores, durante o Ensino Remoto Emergencial e quais estratégias foram elaboradas para desempenhar as atividades dos programas PIBID, durante o Ensino Remoto Emergencial referentes à edição 2020-2022. Partimos também do ponto de vista que possivelmente a pandemia de Covid-19 afetou direta ou indiretamente nossa produtividade, pois houve uma quebra de rotina muito brusca e foi preciso um tempo para se adaptar ao novo contexto em que estávamos inseridos. Assim, abordaremos aspectos relacionados à educação e formação dos professores, programa PIBID e o ensino Remoto Emergencial. Do ponto de vista teórico, o embasamento ficou com as contribuições de Gatti (2019), Tardif (2002), Moreira e Schlemmer (2020). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-27 2024-03-27T19:46:29Z 2024-03-27T19:46:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Betânia Bezerra de Farias. Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10755 |
identifier_str_mv |
COSTA, Betânia Bezerra de Farias. Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747454317297664 |