Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Betânia Bezerra de Farias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10755
Resumo: Durante a pandemia da covid 19, algumas medidas de segurança à saúde precisaram ser atendidas, dentre elas, o isolamento social na qual desencadeou mudanças significativas na vida das pessoas em todos os aspectos. Pensando sobre isso, a importância desse trabalho se dá pela necessidade de identificar se houve ou não impactos causados pela pandemia na formação dos novos professores participantes do PIBID. Para atingirmos o objetivo proposto com essa pesquisa, será utilizado o método de pesquisa qualitativa com estudo documental, a partir das minhas anotações que estarão disponíveis no relato de experiência, que tem como principal objetivo fazer uma reflexão e analisar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores em formação, no que se refere à formação de professores, durante o Ensino Remoto Emergencial e quais estratégias foram elaboradas para desempenhar as atividades dos programas PIBID, durante o Ensino Remoto Emergencial referentes à edição 2020-2022. Partimos também do ponto de vista que possivelmente a pandemia de Covid-19 afetou direta ou indiretamente nossa produtividade, pois houve uma quebra de rotina muito brusca e foi preciso um tempo para se adaptar ao novo contexto em que estávamos inseridos. Assim, abordaremos aspectos relacionados à educação e formação dos professores, programa PIBID e o ensino Remoto Emergencial. Do ponto de vista teórico, o embasamento ficou com as contribuições de Gatti (2019), Tardif (2002), Moreira e Schlemmer (2020).
id UFER_3699e6ab716b06a6dd54cd6f488e611d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10755
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto EmergencialLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEducação e formação de professoresPIBIDEnsino Remoto EmergencialDurante a pandemia da covid 19, algumas medidas de segurança à saúde precisaram ser atendidas, dentre elas, o isolamento social na qual desencadeou mudanças significativas na vida das pessoas em todos os aspectos. Pensando sobre isso, a importância desse trabalho se dá pela necessidade de identificar se houve ou não impactos causados pela pandemia na formação dos novos professores participantes do PIBID. Para atingirmos o objetivo proposto com essa pesquisa, será utilizado o método de pesquisa qualitativa com estudo documental, a partir das minhas anotações que estarão disponíveis no relato de experiência, que tem como principal objetivo fazer uma reflexão e analisar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores em formação, no que se refere à formação de professores, durante o Ensino Remoto Emergencial e quais estratégias foram elaboradas para desempenhar as atividades dos programas PIBID, durante o Ensino Remoto Emergencial referentes à edição 2020-2022. Partimos também do ponto de vista que possivelmente a pandemia de Covid-19 afetou direta ou indiretamente nossa produtividade, pois houve uma quebra de rotina muito brusca e foi preciso um tempo para se adaptar ao novo contexto em que estávamos inseridos. Assim, abordaremos aspectos relacionados à educação e formação dos professores, programa PIBID e o ensino Remoto Emergencial. Do ponto de vista teórico, o embasamento ficou com as contribuições de Gatti (2019), Tardif (2002), Moreira e Schlemmer (2020).17 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLima Neto, Vicente deLima Neto, Vicente deSilva, Tárcia Tamária CostaCordeiro, Fernando da SilvaCosta, Betânia Bezerra de Farias2024-03-27T19:46:29Z2024-03-27T19:46:29Z2023-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfCOSTA, Betânia Bezerra de Farias. Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10755CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-03-29T03:00:43Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10755Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-03-29T03:00:43Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial
title Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial
spellingShingle Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial
Costa, Betânia Bezerra de Farias
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Educação e formação de professores
PIBID
Ensino Remoto Emergencial
title_short Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial
title_full Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial
title_fullStr Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial
title_full_unstemmed Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial
title_sort Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial
author Costa, Betânia Bezerra de Farias
author_facet Costa, Betânia Bezerra de Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Neto, Vicente de
Lima Neto, Vicente de
Silva, Tárcia Tamária Costa
Cordeiro, Fernando da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Betânia Bezerra de Farias
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Educação e formação de professores
PIBID
Ensino Remoto Emergencial
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Educação e formação de professores
PIBID
Ensino Remoto Emergencial
description Durante a pandemia da covid 19, algumas medidas de segurança à saúde precisaram ser atendidas, dentre elas, o isolamento social na qual desencadeou mudanças significativas na vida das pessoas em todos os aspectos. Pensando sobre isso, a importância desse trabalho se dá pela necessidade de identificar se houve ou não impactos causados pela pandemia na formação dos novos professores participantes do PIBID. Para atingirmos o objetivo proposto com essa pesquisa, será utilizado o método de pesquisa qualitativa com estudo documental, a partir das minhas anotações que estarão disponíveis no relato de experiência, que tem como principal objetivo fazer uma reflexão e analisar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos professores em formação, no que se refere à formação de professores, durante o Ensino Remoto Emergencial e quais estratégias foram elaboradas para desempenhar as atividades dos programas PIBID, durante o Ensino Remoto Emergencial referentes à edição 2020-2022. Partimos também do ponto de vista que possivelmente a pandemia de Covid-19 afetou direta ou indiretamente nossa produtividade, pois houve uma quebra de rotina muito brusca e foi preciso um tempo para se adaptar ao novo contexto em que estávamos inseridos. Assim, abordaremos aspectos relacionados à educação e formação dos professores, programa PIBID e o ensino Remoto Emergencial. Do ponto de vista teórico, o embasamento ficou com as contribuições de Gatti (2019), Tardif (2002), Moreira e Schlemmer (2020).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-27
2024-03-27T19:46:29Z
2024-03-27T19:46:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Betânia Bezerra de Farias. Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10755
identifier_str_mv COSTA, Betânia Bezerra de Farias. Formação docente e pandemia: um relato de experiência do PIBID no Ensino Remoto Emergencial. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747454317297664