Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1369 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3311 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_3bc9f20f8086f5c8c0657d92415bb1a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3311 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RNFormação inicialSerra do MelQuímicaEstudantesProfessorInitial formationSerra do MelChemistryStudentsTeacherCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALMonografiaThe present research aimed at the training and performance of the chemistry teachers of public schools in Serra do Mel / RN, besides understanding the application and results of methodologies used by them in order to favor student learning of the discipline. The methodology used in the research was given through the application of a questionnaire for both teachers and students. The opinion of teachers regarding their teaching methodology, what students think about the discipline and understand the motivation of difficulty and aversion that is noticeable to the contents of chemistry. Based on the data obtained, it was verified that the teachers present difficulties in working on new methodologies, experimentation and contextualization of the contents, alleging lack of resources, laboratories and time to prepare the classes. In relation to the students, it is perceived that they are unmotivated and find the discipline difficult to understand, since it is taught without connection with the reality of the same, limiting itself to mere reproduction of contents, application of formulas and necessity to decorate concepts. Based on the answers, it is possible to see the difficulties that teachers face to teach chemistry classes, because in addition to the absence of material resources such as laboratories, there is also a lack of previous knowledge of other disciplines necessary for relevant learning, problems those that are accentuated even more when teachers are not acting in the area of their formation.A presente pesquisa visou a formação e atuação dos professores de química das escolas públicas de Serra do Mel/RN, além de compreender a aplicação e resultados de metodologias utilizadas pelos mesmos com o intuito de favorecer o aprendizado da disciplina por parte dos estudantes. A metodologia utilizada na pesquisa se deu através da aplicação de questionário tanto para os professores quanto para os estudantes. A opinião dos professores em relação a sua metodologia de ensino, o que os estudantes pensam sobre a disciplina e compreender a motivação da dificuldade e aversão que é notória aos conteúdos de química. Mediante os dados obtidos, verificou-se que os professores apresentam dificuldades em trabalhar novas metodologias, experimentação e contextualização dos conteúdos, alegando ausência de recursos, laboratórios e tempo para preparar as aulas. Em relação aos estudantes, percebe-se que os mesmos encontram-se desmotivados e acham a disciplina de difícil compressão, pois ela é ministrada sem conexão com a realidade dos mesmos, limitando-se apenas a mera reprodução de conteúdos, aplicação de fórmulas e necessidade de decorar conceitos. Com base nas respostas, consegue-se enxergar as dificuldades que os professores enfrentam para ministrar aulas de química, pois além da ausência de recursos materiais como laboratórios, existe também a falta de conhecimentos prévios de outras disciplinas necessários a uma condução pertinente do aprendizado, problemas esses que se acentuam ainda mais quando os professores não estão atuando na área de sua formação.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSACastro, Késia Kelly Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/Santos, Zilvam Melo doshttp://lattes.cnpq.br/Silva, Micaela Ferreira dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/Costa, Antonia Valbia Siqueira2019-12-10T13:18:29Z2019-12-10T13:18:29Z2018-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCosta (2018) (COSTA, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1369https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3311porCOSTA, Antonia Valbia Siqueira. Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN. 2018. 72f. Monografia ( Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:02:44Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3311Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:02:44Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN |
title |
Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN |
spellingShingle |
Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN Costa, Antonia Valbia Siqueira Formação inicial Serra do Mel Química Estudantes Professor Initial formation Serra do Mel Chemistry Students Teacher CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
title_short |
Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN |
title_full |
Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN |
title_fullStr |
Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN |
title_sort |
Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN |
author |
Costa, Antonia Valbia Siqueira |
author_facet |
Costa, Antonia Valbia Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Késia Kelly Vieira de http://lattes.cnpq.br/ Santos, Zilvam Melo dos http://lattes.cnpq.br/ Silva, Micaela Ferreira dos Santos http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Antonia Valbia Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Serra do Mel Química Estudantes Professor Initial formation Serra do Mel Chemistry Students Teacher CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
topic |
Formação inicial Serra do Mel Química Estudantes Professor Initial formation Serra do Mel Chemistry Students Teacher CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
Monografia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-12 2019-12-10T13:18:29Z 2019-12-10T13:18:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Costa (2018) (COSTA, 2018) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1369 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3311 |
identifier_str_mv |
Costa (2018) (COSTA, 2018) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/1369 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
COSTA, Antonia Valbia Siqueira. Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de química do município da Serra do Mel/RN. 2018. 72f. Monografia ( Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2018. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747479499898880 |