O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8199
Resumo: Sabe-se que as tecnologias da informação e comunicação, caracterizam-se como um meio de interação interpessoal conduzida por aparelhos eletrônicos, em redes sociais digitais e aplicativos de interação. No espaço escolar, é cada vez mais notável, a inserção dos recursos tecnológicos, nas atividades escolares, tendo em vista que ambas facilitam a interação dos sujeitos com o ambiente. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar os métodos que estão sendo empregados no ensino remoto com a utilização das tecnologias para surdos na cidade de Caraúbas-RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma abordagem do tipo exploratória, desenvolvida a partir de um estudo descritivo de relatos de experiências elaborados através do desenvolvimento do ensino de alunos surdos na cidade Caraúbas-RN nos âmbitos municipais, estadual e federal. Os resultados mostraram que o uso das tecnologias como parte prazerosa de aprendizagem, e como podemos perceber os vários viés que se pode se explorar para o ensino como as Lives no Instagram, grupos, jogos para ajudar na aprendizagem, o ensino remoto nas esferas do município tem contribuindo para a inclusão dos alunos, pois antes de fazer a pesquisa ficava com indagações como estaria acontecendo as aulas diante das mudanças que ocorreram no enfrentamento dessa pandemia. Faz-se necessário haver vistorias para adequações necessários, e avaliar como está sendo um exemplo e o ensino remoto do município, destacando a segurança dos funcionários secretários que ficam na escola.
id UFER_40a9859e90c8f9b05a96a5edcbf61c14
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8199
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEducação. Adaptação. Modernização. Libras.Sabe-se que as tecnologias da informação e comunicação, caracterizam-se como um meio de interação interpessoal conduzida por aparelhos eletrônicos, em redes sociais digitais e aplicativos de interação. No espaço escolar, é cada vez mais notável, a inserção dos recursos tecnológicos, nas atividades escolares, tendo em vista que ambas facilitam a interação dos sujeitos com o ambiente. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar os métodos que estão sendo empregados no ensino remoto com a utilização das tecnologias para surdos na cidade de Caraúbas-RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma abordagem do tipo exploratória, desenvolvida a partir de um estudo descritivo de relatos de experiências elaborados através do desenvolvimento do ensino de alunos surdos na cidade Caraúbas-RN nos âmbitos municipais, estadual e federal. Os resultados mostraram que o uso das tecnologias como parte prazerosa de aprendizagem, e como podemos perceber os vários viés que se pode se explorar para o ensino como as Lives no Instagram, grupos, jogos para ajudar na aprendizagem, o ensino remoto nas esferas do município tem contribuindo para a inclusão dos alunos, pois antes de fazer a pesquisa ficava com indagações como estaria acontecendo as aulas diante das mudanças que ocorreram no enfrentamento dessa pandemia. Faz-se necessário haver vistorias para adequações necessários, e avaliar como está sendo um exemplo e o ensino remoto do município, destacando a segurança dos funcionários secretários que ficam na escola.42 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFagundes, Isabelle PinheiroSousa, Francisco Ebson GomesFagundes, Isabelle PinheiroSouza, Francisco Ebson GomesFernandes, Maria Marcia de AzevedoCAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA2023-01-09T13:52:00Z2023-01-09T13:52:00Z2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8199CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:33:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8199Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:33:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?
title O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?
spellingShingle O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?
CAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação. Adaptação. Modernização. Libras.
title_short O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?
title_full O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?
title_fullStr O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?
title_full_unstemmed O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?
title_sort O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?
author CAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA
author_facet CAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fagundes, Isabelle Pinheiro
Sousa, Francisco Ebson Gomes
Fagundes, Isabelle Pinheiro
Souza, Francisco Ebson Gomes
Fernandes, Maria Marcia de Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação. Adaptação. Modernização. Libras.
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS
Educação. Adaptação. Modernização. Libras.
description Sabe-se que as tecnologias da informação e comunicação, caracterizam-se como um meio de interação interpessoal conduzida por aparelhos eletrônicos, em redes sociais digitais e aplicativos de interação. No espaço escolar, é cada vez mais notável, a inserção dos recursos tecnológicos, nas atividades escolares, tendo em vista que ambas facilitam a interação dos sujeitos com o ambiente. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar os métodos que estão sendo empregados no ensino remoto com a utilização das tecnologias para surdos na cidade de Caraúbas-RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma abordagem do tipo exploratória, desenvolvida a partir de um estudo descritivo de relatos de experiências elaborados através do desenvolvimento do ensino de alunos surdos na cidade Caraúbas-RN nos âmbitos municipais, estadual e federal. Os resultados mostraram que o uso das tecnologias como parte prazerosa de aprendizagem, e como podemos perceber os vários viés que se pode se explorar para o ensino como as Lives no Instagram, grupos, jogos para ajudar na aprendizagem, o ensino remoto nas esferas do município tem contribuindo para a inclusão dos alunos, pois antes de fazer a pesquisa ficava com indagações como estaria acontecendo as aulas diante das mudanças que ocorreram no enfrentamento dessa pandemia. Faz-se necessário haver vistorias para adequações necessários, e avaliar como está sendo um exemplo e o ensino remoto do município, destacando a segurança dos funcionários secretários que ficam na escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
2023-01-09T13:52:00Z
2023-01-09T13:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8199
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Caraúbas
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747446026207232