O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8199 |
Resumo: | Sabe-se que as tecnologias da informação e comunicação, caracterizam-se como um meio de interação interpessoal conduzida por aparelhos eletrônicos, em redes sociais digitais e aplicativos de interação. No espaço escolar, é cada vez mais notável, a inserção dos recursos tecnológicos, nas atividades escolares, tendo em vista que ambas facilitam a interação dos sujeitos com o ambiente. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar os métodos que estão sendo empregados no ensino remoto com a utilização das tecnologias para surdos na cidade de Caraúbas-RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma abordagem do tipo exploratória, desenvolvida a partir de um estudo descritivo de relatos de experiências elaborados através do desenvolvimento do ensino de alunos surdos na cidade Caraúbas-RN nos âmbitos municipais, estadual e federal. Os resultados mostraram que o uso das tecnologias como parte prazerosa de aprendizagem, e como podemos perceber os vários viés que se pode se explorar para o ensino como as Lives no Instagram, grupos, jogos para ajudar na aprendizagem, o ensino remoto nas esferas do município tem contribuindo para a inclusão dos alunos, pois antes de fazer a pesquisa ficava com indagações como estaria acontecendo as aulas diante das mudanças que ocorreram no enfrentamento dessa pandemia. Faz-se necessário haver vistorias para adequações necessários, e avaliar como está sendo um exemplo e o ensino remoto do município, destacando a segurança dos funcionários secretários que ficam na escola. |
id |
UFER_40a9859e90c8f9b05a96a5edcbf61c14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8199 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN?LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRASEducação. Adaptação. Modernização. Libras.Sabe-se que as tecnologias da informação e comunicação, caracterizam-se como um meio de interação interpessoal conduzida por aparelhos eletrônicos, em redes sociais digitais e aplicativos de interação. No espaço escolar, é cada vez mais notável, a inserção dos recursos tecnológicos, nas atividades escolares, tendo em vista que ambas facilitam a interação dos sujeitos com o ambiente. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar os métodos que estão sendo empregados no ensino remoto com a utilização das tecnologias para surdos na cidade de Caraúbas-RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma abordagem do tipo exploratória, desenvolvida a partir de um estudo descritivo de relatos de experiências elaborados através do desenvolvimento do ensino de alunos surdos na cidade Caraúbas-RN nos âmbitos municipais, estadual e federal. Os resultados mostraram que o uso das tecnologias como parte prazerosa de aprendizagem, e como podemos perceber os vários viés que se pode se explorar para o ensino como as Lives no Instagram, grupos, jogos para ajudar na aprendizagem, o ensino remoto nas esferas do município tem contribuindo para a inclusão dos alunos, pois antes de fazer a pesquisa ficava com indagações como estaria acontecendo as aulas diante das mudanças que ocorreram no enfrentamento dessa pandemia. Faz-se necessário haver vistorias para adequações necessários, e avaliar como está sendo um exemplo e o ensino remoto do município, destacando a segurança dos funcionários secretários que ficam na escola.42 p.BrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoFagundes, Isabelle PinheiroSousa, Francisco Ebson GomesFagundes, Isabelle PinheiroSouza, Francisco Ebson GomesFernandes, Maria Marcia de AzevedoCAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA2023-01-09T13:52:00Z2023-01-09T13:52:00Z2021-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8199CaraúbasUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T21:33:11Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8199Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T21:33:11Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN? |
title |
O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN? |
spellingShingle |
O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN? CAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Educação. Adaptação. Modernização. Libras. |
title_short |
O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN? |
title_full |
O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN? |
title_fullStr |
O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN? |
title_full_unstemmed |
O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN? |
title_sort |
O USO DAS TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE ADVERSIDADES: COMO ESTÁ SE DANDO O ENSINO PARA SURDOS EM CARAÚBAS – RN? |
author |
CAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA |
author_facet |
CAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fagundes, Isabelle Pinheiro Sousa, Francisco Ebson Gomes Fagundes, Isabelle Pinheiro Souza, Francisco Ebson Gomes Fernandes, Maria Marcia de Azevedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, ANNY PRICILLA OLIVEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Educação. Adaptação. Modernização. Libras. |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS LIBRAS Educação. Adaptação. Modernização. Libras. |
description |
Sabe-se que as tecnologias da informação e comunicação, caracterizam-se como um meio de interação interpessoal conduzida por aparelhos eletrônicos, em redes sociais digitais e aplicativos de interação. No espaço escolar, é cada vez mais notável, a inserção dos recursos tecnológicos, nas atividades escolares, tendo em vista que ambas facilitam a interação dos sujeitos com o ambiente. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar os métodos que estão sendo empregados no ensino remoto com a utilização das tecnologias para surdos na cidade de Caraúbas-RN. Os procedimentos metodológicos consistiram em uma abordagem do tipo exploratória, desenvolvida a partir de um estudo descritivo de relatos de experiências elaborados através do desenvolvimento do ensino de alunos surdos na cidade Caraúbas-RN nos âmbitos municipais, estadual e federal. Os resultados mostraram que o uso das tecnologias como parte prazerosa de aprendizagem, e como podemos perceber os vários viés que se pode se explorar para o ensino como as Lives no Instagram, grupos, jogos para ajudar na aprendizagem, o ensino remoto nas esferas do município tem contribuindo para a inclusão dos alunos, pois antes de fazer a pesquisa ficava com indagações como estaria acontecendo as aulas diante das mudanças que ocorreram no enfrentamento dessa pandemia. Faz-se necessário haver vistorias para adequações necessários, e avaliar como está sendo um exemplo e o ensino remoto do município, destacando a segurança dos funcionários secretários que ficam na escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-01 2023-01-09T13:52:00Z 2023-01-09T13:52:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8199 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747446026207232 |