A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Ana Karla de Sousa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/3299003013769677
http://lattes.cnpq.br/5383047140456248
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11020
Resumo: A presente pesquisa tem como referência a Constituição Federal de 1988 que consagra o Estado Democrático de Direito, por meio da qual sustenta-se o arcabouço normativo que confere legitimidade formal e efetividade à democracia. As ouvidorias como espaço de participação cidadã e de controle social encontram base jurídica na Lei nº 13.460/2017, que dispõe sobre a defesa de direitos e de participação dos usuários da Administração Pública; e na Lei nº 12.527/2012, que trata do direito de Acesso às Informações públicas, delineado pelas transparências passiva e ativa. Esse estudo tem como propósito analisar a atuação e o desempenho da Ouvidoria do Hospital Universitário Onofre Lopes, instituição pública vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável pela formação de profissionais da área da saúde e de prestação de serviços à população usuária do Sistema Único de Saúde nesse Estado. A metodologia compreende a abordagem quanti-qualitativa, sendo a pesquisa de natureza exploratória e empírica, utilizando-se quanto ao procedimento, investigações bibliográfica e documental com a análise de legislações, artigos e demais obras científicas relativas ao tema. Com base no aporte teórico levantado e, através de uma perspectiva crítico-reflexiva, tece considerações sobre a atuação e o desempenho dessa ouvidoria hospitalar, tendo como referência as informações e indicadores coletados no site do Hospital e nos painéis públicos de monitoramento “Resolveu?” e “LAI”. Os resultados obtidos demonstram que a Ouvidoria apresenta bons indicadores quanto à sua atuação e desempenho, sendo importante para efetivação da participação cidadã, entretanto, evidenciam também lacunas que ensejam melhorias especialmente relativas à transparência ativa. À guisa de conclusão, entende que a Ouvidoria cumpre parcialmente o papel e atribuições previstos em dispositivos legislativos e orientações administrativas e destaca a possibilidade de utilização desse estudo para aperfeiçoamento desse órgão e, consequentemente, no fortalecimento do exercício da cidadania e de promoção da transparência
id UFER_43be68816ceefb09d3ef161a05ec6492
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11020
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre LopesThe public ombudsman's office as an instrument of citizen participation and public transparency: the analysis of its performance at the University Hospital Onofre LopesCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOouvidoria públicaparticipação socialdemocraciapublic ombudsmansocial participationdemocracyA presente pesquisa tem como referência a Constituição Federal de 1988 que consagra o Estado Democrático de Direito, por meio da qual sustenta-se o arcabouço normativo que confere legitimidade formal e efetividade à democracia. As ouvidorias como espaço de participação cidadã e de controle social encontram base jurídica na Lei nº 13.460/2017, que dispõe sobre a defesa de direitos e de participação dos usuários da Administração Pública; e na Lei nº 12.527/2012, que trata do direito de Acesso às Informações públicas, delineado pelas transparências passiva e ativa. Esse estudo tem como propósito analisar a atuação e o desempenho da Ouvidoria do Hospital Universitário Onofre Lopes, instituição pública vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável pela formação de profissionais da área da saúde e de prestação de serviços à população usuária do Sistema Único de Saúde nesse Estado. A metodologia compreende a abordagem quanti-qualitativa, sendo a pesquisa de natureza exploratória e empírica, utilizando-se quanto ao procedimento, investigações bibliográfica e documental com a análise de legislações, artigos e demais obras científicas relativas ao tema. Com base no aporte teórico levantado e, através de uma perspectiva crítico-reflexiva, tece considerações sobre a atuação e o desempenho dessa ouvidoria hospitalar, tendo como referência as informações e indicadores coletados no site do Hospital e nos painéis públicos de monitoramento “Resolveu?” e “LAI”. Os resultados obtidos demonstram que a Ouvidoria apresenta bons indicadores quanto à sua atuação e desempenho, sendo importante para efetivação da participação cidadã, entretanto, evidenciam também lacunas que ensejam melhorias especialmente relativas à transparência ativa. À guisa de conclusão, entende que a Ouvidoria cumpre parcialmente o papel e atribuições previstos em dispositivos legislativos e orientações administrativas e destaca a possibilidade de utilização desse estudo para aperfeiçoamento desse órgão e, consequentemente, no fortalecimento do exercício da cidadania e de promoção da transparênciaThe present research has as reference the Federal Constitution of 1988 that enshrines the Democratic State of Law, through which the normative framework that confers formal legitimacy and effectiveness to democracy is sustained. Ombudsman offices as a space for citizen participation and social control find a legal basis in Law No. 13,460/2017, which provides for the defense of rights and participation of Public Administration users; and in Law nº 12.527/2011, which deals with the right of Access to Public Information, outlined by passive and active transparency. The purpose of this study is to analyze the work and performance of the Ombudsman of the Hospital Universitário Onofre Lopes, a public institution linked to the Federal University of Rio Grande do Norte, responsible for training health professionals and providing services to the population using the System. Only Health in this State. The methodology comprises a quantitative and qualitative approach, with an exploratory and empirical research, using, in terms of procedure, bibliographical and documental investigations with the analysis of legislation, articles and other scientific works related to the subject. Based on the theoretical support raised and, through a critical-reflexive perspective, it makes considerations about the performance of this Ombudsman, having as reference the information and indicators collected on the Hospital website and on the public monitoring panels “Resolveu?” and “LAI”. The results obtained demonstrate that the Ombudsman presents good indicators regarding its performance and performance, being important for the realization of citizen participation, however, they also show gaps that lead to improvements, especially regarding active transparency. In conclusion, it understands that the Ombudsman partially fulfills the role and attributions provided for in legislative provisions and administrative guidelines and highlights the possibility of using this study to improve this body and, consequently, to strengthen the exercise of citizenship and the promotion of transparency97 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de pós-Graduação em DireitoMaia, Mário Sérgio FalcãoMaia, Mário Sérgio FalcãoAguiar, Marcus PintoSiqueira, Mariana deSiqueiraSevero, Ana Karla de Sousa2024-07-29T15:19:18Z2024-07-29T15:19:18Z2024-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/3299003013769677http://lattes.cnpq.br/5383047140456248SEVERO, Ana Karla de Sousa. A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11020MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-29T23:19:18Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11020Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-29T23:19:18Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes
The public ombudsman's office as an instrument of citizen participation and public transparency: the analysis of its performance at the University Hospital Onofre Lopes
title A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes
spellingShingle A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes
Severo, Ana Karla de Sousa
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
ouvidoria pública
participação social
democracia
public ombudsman
social participation
democracy
title_short A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes
title_full A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes
title_fullStr A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes
title_full_unstemmed A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes
title_sort A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes
author Severo, Ana Karla de Sousa
author_facet Severo, Ana Karla de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Mário Sérgio Falcão
Maia, Mário Sérgio Falcão
Aguiar, Marcus Pinto
Siqueira, Mariana de
Siqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Ana Karla de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
ouvidoria pública
participação social
democracia
public ombudsman
social participation
democracy
topic CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
ouvidoria pública
participação social
democracia
public ombudsman
social participation
democracy
description A presente pesquisa tem como referência a Constituição Federal de 1988 que consagra o Estado Democrático de Direito, por meio da qual sustenta-se o arcabouço normativo que confere legitimidade formal e efetividade à democracia. As ouvidorias como espaço de participação cidadã e de controle social encontram base jurídica na Lei nº 13.460/2017, que dispõe sobre a defesa de direitos e de participação dos usuários da Administração Pública; e na Lei nº 12.527/2012, que trata do direito de Acesso às Informações públicas, delineado pelas transparências passiva e ativa. Esse estudo tem como propósito analisar a atuação e o desempenho da Ouvidoria do Hospital Universitário Onofre Lopes, instituição pública vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável pela formação de profissionais da área da saúde e de prestação de serviços à população usuária do Sistema Único de Saúde nesse Estado. A metodologia compreende a abordagem quanti-qualitativa, sendo a pesquisa de natureza exploratória e empírica, utilizando-se quanto ao procedimento, investigações bibliográfica e documental com a análise de legislações, artigos e demais obras científicas relativas ao tema. Com base no aporte teórico levantado e, através de uma perspectiva crítico-reflexiva, tece considerações sobre a atuação e o desempenho dessa ouvidoria hospitalar, tendo como referência as informações e indicadores coletados no site do Hospital e nos painéis públicos de monitoramento “Resolveu?” e “LAI”. Os resultados obtidos demonstram que a Ouvidoria apresenta bons indicadores quanto à sua atuação e desempenho, sendo importante para efetivação da participação cidadã, entretanto, evidenciam também lacunas que ensejam melhorias especialmente relativas à transparência ativa. À guisa de conclusão, entende que a Ouvidoria cumpre parcialmente o papel e atribuições previstos em dispositivos legislativos e orientações administrativas e destaca a possibilidade de utilização desse estudo para aperfeiçoamento desse órgão e, consequentemente, no fortalecimento do exercício da cidadania e de promoção da transparência
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-29T15:19:18Z
2024-07-29T15:19:18Z
2024-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3299003013769677
http://lattes.cnpq.br/5383047140456248
SEVERO, Ana Karla de Sousa. A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11020
url http://lattes.cnpq.br/3299003013769677
http://lattes.cnpq.br/5383047140456248
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11020
identifier_str_mv SEVERO, Ana Karla de Sousa. A ouvidoria pública como instrumento de participação cidadã e de transparência pública: a análise da sua atuação no Hospital Universitário Onofre Lopes. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Mossoró, 2023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv CCSAH
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de pós-Graduação em Direito
publisher.none.fl_str_mv CCSAH
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de pós-Graduação em Direito
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747457475608576