Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | http://lattes.cnpq.br/2405551882781242 https://lattes.cnpq.br/5042014481093384 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11154 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender o uso didático dos elementos visuais e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelos profissionais da Educação Inclusiva e professores de História para o ensino da disciplina História aos alunos surdos das escolas públicas de Ensino Médio, na região do Território de Identidade do Piemonte Norte de Itapicuru - TIPNI, no estado da Bahia. Para a análise dos dados, a pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, segundo os conceitos de Minayo (2007), Macedo (2000), Soares e Fazenda (1992) e Pereira (1983), e para tal foram utilizadas as narrativas colhidas durante 15 entrevistas semiestruturadas feitas em formato remoto com profissionais envolvidos no Ensino de História no Ensino Médio na rede pública da região. Primeiro, é feita uma exposição de fatos históricos e movimentos político-sociais relativos à Comunidade Surda mundial e brasileira afim de se entender como a região pesquisada foi influenciada por esses movimentos. Em segundo são apresentados os prejuízos para o Ensino de História das aquisições tardias da Primeira Língua (Libras) e da Segunda Língua (Português) pelos alunos surdos, bem como da importância da participação familiar no aprendizado de ambas as línguas. E por último, a partir dos relatos foi possível inferir a necessidade de formação continuada para os docentes em História, como também o indispensável trabalho colaborativo das equipes multiprofissionais inclusivas neste processo de ensino-aprendizagem. Essa proposta é segundo a teoria enunciativa de Bakhtin, refletir sobre o contexto e as línguas na construção de propostas educacionais para alunos surdos. Dessa forma, concluiu-se que as imagens sinalizadas (fotografias, gestos, códigos somados às sinalizações em Libras) são imprescindíveis para o desenvolvimento da pessoa surda, devendo ser usadas em parceria com equipe multiprofissional e o docente de História com vista na otimização do processo de ensino-aprendizagem de surdos |
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Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de SinaisImages and signs: a proposal for teaching history through Brazilian Sign LanguageCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMensino de historialingua de sinaisimagens sinalizadasatendimento educacional especializadoterritorio de identidade Piemonte Norte de Itapicuruteaching historysign languagesigned imagesspecialized educational servicesidentity territory Piemonte Norte de ItapicuruO presente estudo tem como objetivo compreender o uso didático dos elementos visuais e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelos profissionais da Educação Inclusiva e professores de História para o ensino da disciplina História aos alunos surdos das escolas públicas de Ensino Médio, na região do Território de Identidade do Piemonte Norte de Itapicuru - TIPNI, no estado da Bahia. Para a análise dos dados, a pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, segundo os conceitos de Minayo (2007), Macedo (2000), Soares e Fazenda (1992) e Pereira (1983), e para tal foram utilizadas as narrativas colhidas durante 15 entrevistas semiestruturadas feitas em formato remoto com profissionais envolvidos no Ensino de História no Ensino Médio na rede pública da região. Primeiro, é feita uma exposição de fatos históricos e movimentos político-sociais relativos à Comunidade Surda mundial e brasileira afim de se entender como a região pesquisada foi influenciada por esses movimentos. Em segundo são apresentados os prejuízos para o Ensino de História das aquisições tardias da Primeira Língua (Libras) e da Segunda Língua (Português) pelos alunos surdos, bem como da importância da participação familiar no aprendizado de ambas as línguas. E por último, a partir dos relatos foi possível inferir a necessidade de formação continuada para os docentes em História, como também o indispensável trabalho colaborativo das equipes multiprofissionais inclusivas neste processo de ensino-aprendizagem. Essa proposta é segundo a teoria enunciativa de Bakhtin, refletir sobre o contexto e as línguas na construção de propostas educacionais para alunos surdos. Dessa forma, concluiu-se que as imagens sinalizadas (fotografias, gestos, códigos somados às sinalizações em Libras) são imprescindíveis para o desenvolvimento da pessoa surda, devendo ser usadas em parceria com equipe multiprofissional e o docente de História com vista na otimização do processo de ensino-aprendizagem de surdosThis study aims to understand the didactic use of visual elements and the Brazilian Sign Language (LIBRAS) by Inclusive Education professionals and History teachers to teach the subject History to deaf students in public high schools in the region of the Identity Territory of Piemonte Norte de Itapicuru - TIPNI, in the state of Bahia. For data analysis, the research was based on the qualitative methodology, according to the concepts of Minayo (2007), Macedo (2000), Soares e Fazenda (1992) and Pereira (1983), and for this purpose, the narratives collected during 15 semi-structured interviews conducted remotely with professionals involved in Teaching History in High School in public schools in the region. First, an exposition of historical facts and political-social movements related to the world and Brazilian Deaf Community is made in order to understand how the researched region was influenced by these movements. Secondly, the damage to the Teaching of History caused by the late acquisition of the First Language (Libras) and the Second Language (Portuguese) by deaf students is presented, as well as the importance of family participation in the learning of both languages. And finally, based on the reports, it was possible to infer the need for continuing education for teachers in History, as well as the indispensable collaborative work of inclusive multidisciplinary teams in this teaching-learning process. According to Bakhtin's enunciative theory, this proposal reflects on context and languages in the construction of educational proposals for deaf students. Thus, it was concluded that the signaled images (photographs, gestures, codes added to signage in Libras) are essential for the development of the deaf person, and should be used in partnership with a multidisciplinary team and the History teacher with a view to optimizing the process of teaching-learning for the deaf137 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoTamanini, Paulo AugustoTamanini, Paulo AugustoLima, Nilsangela CardosoPontes, Veronica Maria de AraujoAlmeida, Márcio Araújo de2024-08-12T14:13:16Z2024-08-12T14:13:16Z2023-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/2405551882781242https://lattes.cnpq.br/5042014481093384ALMEIDA, Márcio Araújo de. Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11154MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-12T22:13:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11154Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-12T22:13:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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