Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Márcio Araújo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/2405551882781242
https://lattes.cnpq.br/5042014481093384
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11154
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender o uso didático dos elementos visuais e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelos profissionais da Educação Inclusiva e professores de História para o ensino da disciplina História aos alunos surdos das escolas públicas de Ensino Médio, na região do Território de Identidade do Piemonte Norte de Itapicuru - TIPNI, no estado da Bahia. Para a análise dos dados, a pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, segundo os conceitos de Minayo (2007), Macedo (2000), Soares e Fazenda (1992) e Pereira (1983), e para tal foram utilizadas as narrativas colhidas durante 15 entrevistas semiestruturadas feitas em formato remoto com profissionais envolvidos no Ensino de História no Ensino Médio na rede pública da região. Primeiro, é feita uma exposição de fatos históricos e movimentos político-sociais relativos à Comunidade Surda mundial e brasileira afim de se entender como a região pesquisada foi influenciada por esses movimentos. Em segundo são apresentados os prejuízos para o Ensino de História das aquisições tardias da Primeira Língua (Libras) e da Segunda Língua (Português) pelos alunos surdos, bem como da importância da participação familiar no aprendizado de ambas as línguas. E por último, a partir dos relatos foi possível inferir a necessidade de formação continuada para os docentes em História, como também o indispensável trabalho colaborativo das equipes multiprofissionais inclusivas neste processo de ensino-aprendizagem. Essa proposta é segundo a teoria enunciativa de Bakhtin, refletir sobre o contexto e as línguas na construção de propostas educacionais para alunos surdos. Dessa forma, concluiu-se que as imagens sinalizadas (fotografias, gestos, códigos somados às sinalizações em Libras) são imprescindíveis para o desenvolvimento da pessoa surda, devendo ser usadas em parceria com equipe multiprofissional e o docente de História com vista na otimização do processo de ensino-aprendizagem de surdos
id UFER_44bb93299bda86f54ef6a563e1e2a988
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11154
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de SinaisImages and signs: a proposal for teaching history through Brazilian Sign LanguageCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMensino de historialingua de sinaisimagens sinalizadasatendimento educacional especializadoterritorio de identidade Piemonte Norte de Itapicuruteaching historysign languagesigned imagesspecialized educational servicesidentity territory Piemonte Norte de ItapicuruO presente estudo tem como objetivo compreender o uso didático dos elementos visuais e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelos profissionais da Educação Inclusiva e professores de História para o ensino da disciplina História aos alunos surdos das escolas públicas de Ensino Médio, na região do Território de Identidade do Piemonte Norte de Itapicuru - TIPNI, no estado da Bahia. Para a análise dos dados, a pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, segundo os conceitos de Minayo (2007), Macedo (2000), Soares e Fazenda (1992) e Pereira (1983), e para tal foram utilizadas as narrativas colhidas durante 15 entrevistas semiestruturadas feitas em formato remoto com profissionais envolvidos no Ensino de História no Ensino Médio na rede pública da região. Primeiro, é feita uma exposição de fatos históricos e movimentos político-sociais relativos à Comunidade Surda mundial e brasileira afim de se entender como a região pesquisada foi influenciada por esses movimentos. Em segundo são apresentados os prejuízos para o Ensino de História das aquisições tardias da Primeira Língua (Libras) e da Segunda Língua (Português) pelos alunos surdos, bem como da importância da participação familiar no aprendizado de ambas as línguas. E por último, a partir dos relatos foi possível inferir a necessidade de formação continuada para os docentes em História, como também o indispensável trabalho colaborativo das equipes multiprofissionais inclusivas neste processo de ensino-aprendizagem. Essa proposta é segundo a teoria enunciativa de Bakhtin, refletir sobre o contexto e as línguas na construção de propostas educacionais para alunos surdos. Dessa forma, concluiu-se que as imagens sinalizadas (fotografias, gestos, códigos somados às sinalizações em Libras) são imprescindíveis para o desenvolvimento da pessoa surda, devendo ser usadas em parceria com equipe multiprofissional e o docente de História com vista na otimização do processo de ensino-aprendizagem de surdosThis study aims to understand the didactic use of visual elements and the Brazilian Sign Language (LIBRAS) by Inclusive Education professionals and History teachers to teach the subject History to deaf students in public high schools in the region of the Identity Territory of Piemonte Norte de Itapicuru - TIPNI, in the state of Bahia. For data analysis, the research was based on the qualitative methodology, according to the concepts of Minayo (2007), Macedo (2000), Soares e Fazenda (1992) and Pereira (1983), and for this purpose, the narratives collected during 15 semi-structured interviews conducted remotely with professionals involved in Teaching History in High School in public schools in the region. First, an exposition of historical facts and political-social movements related to the world and Brazilian Deaf Community is made in order to understand how the researched region was influenced by these movements. Secondly, the damage to the Teaching of History caused by the late acquisition of the First Language (Libras) and the Second Language (Portuguese) by deaf students is presented, as well as the importance of family participation in the learning of both languages. And finally, based on the reports, it was possible to infer the need for continuing education for teachers in History, as well as the indispensable collaborative work of inclusive multidisciplinary teams in this teaching-learning process. According to Bakhtin's enunciative theory, this proposal reflects on context and languages in the construction of educational proposals for deaf students. Thus, it was concluded that the signaled images (photographs, gestures, codes added to signage in Libras) are essential for the development of the deaf person, and should be used in partnership with a multidisciplinary team and the History teacher with a view to optimizing the process of teaching-learning for the deaf137 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCCSAHBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em EnsinoTamanini, Paulo AugustoTamanini, Paulo AugustoLima, Nilsangela CardosoPontes, Veronica Maria de AraujoAlmeida, Márcio Araújo de2024-08-12T14:13:16Z2024-08-12T14:13:16Z2023-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/2405551882781242https://lattes.cnpq.br/5042014481093384ALMEIDA, Márcio Araújo de. Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11154MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-08-12T22:13:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/11154Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-08-12T22:13:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais
Images and signs: a proposal for teaching history through Brazilian Sign Language
title Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais
spellingShingle Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais
Almeida, Márcio Araújo de
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ensino de historia
lingua de sinais
imagens sinalizadas
atendimento educacional especializado
territorio de identidade Piemonte Norte de Itapicuru
teaching history
sign language
signed images
specialized educational services
identity territory Piemonte Norte de Itapicuru
title_short Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais
title_full Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais
title_fullStr Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais
title_full_unstemmed Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais
title_sort Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais
author Almeida, Márcio Araújo de
author_facet Almeida, Márcio Araújo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tamanini, Paulo Augusto
Tamanini, Paulo Augusto
Lima, Nilsangela Cardoso
Pontes, Veronica Maria de Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Márcio Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ensino de historia
lingua de sinais
imagens sinalizadas
atendimento educacional especializado
territorio de identidade Piemonte Norte de Itapicuru
teaching history
sign language
signed images
specialized educational services
identity territory Piemonte Norte de Itapicuru
topic CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
ensino de historia
lingua de sinais
imagens sinalizadas
atendimento educacional especializado
territorio de identidade Piemonte Norte de Itapicuru
teaching history
sign language
signed images
specialized educational services
identity territory Piemonte Norte de Itapicuru
description O presente estudo tem como objetivo compreender o uso didático dos elementos visuais e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pelos profissionais da Educação Inclusiva e professores de História para o ensino da disciplina História aos alunos surdos das escolas públicas de Ensino Médio, na região do Território de Identidade do Piemonte Norte de Itapicuru - TIPNI, no estado da Bahia. Para a análise dos dados, a pesquisa baseou-se na metodologia qualitativa, segundo os conceitos de Minayo (2007), Macedo (2000), Soares e Fazenda (1992) e Pereira (1983), e para tal foram utilizadas as narrativas colhidas durante 15 entrevistas semiestruturadas feitas em formato remoto com profissionais envolvidos no Ensino de História no Ensino Médio na rede pública da região. Primeiro, é feita uma exposição de fatos históricos e movimentos político-sociais relativos à Comunidade Surda mundial e brasileira afim de se entender como a região pesquisada foi influenciada por esses movimentos. Em segundo são apresentados os prejuízos para o Ensino de História das aquisições tardias da Primeira Língua (Libras) e da Segunda Língua (Português) pelos alunos surdos, bem como da importância da participação familiar no aprendizado de ambas as línguas. E por último, a partir dos relatos foi possível inferir a necessidade de formação continuada para os docentes em História, como também o indispensável trabalho colaborativo das equipes multiprofissionais inclusivas neste processo de ensino-aprendizagem. Essa proposta é segundo a teoria enunciativa de Bakhtin, refletir sobre o contexto e as línguas na construção de propostas educacionais para alunos surdos. Dessa forma, concluiu-se que as imagens sinalizadas (fotografias, gestos, códigos somados às sinalizações em Libras) são imprescindíveis para o desenvolvimento da pessoa surda, devendo ser usadas em parceria com equipe multiprofissional e o docente de História com vista na otimização do processo de ensino-aprendizagem de surdos
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-26
2024-08-12T14:13:16Z
2024-08-12T14:13:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2405551882781242
https://lattes.cnpq.br/5042014481093384
ALMEIDA, Márcio Araújo de. Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11154
url http://lattes.cnpq.br/2405551882781242
https://lattes.cnpq.br/5042014481093384
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/11154
identifier_str_mv ALMEIDA, Márcio Araújo de. Imagens e sinais: uma proposta de ensino de história através da Língua Brasileira de Sinais. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv CCSAH
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Ensino
publisher.none.fl_str_mv CCSAH
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Ensino
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747441802543104