EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA PESQUISA SOBRE PRÁTICAS INCLUSIVAS NO TERRITÓRIO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação do Vale do São Francisco |
Texto Completo: | https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/306 |
Resumo: | Este trabalho procura verificar as práticas implementadas no modelo de educação inclusiva ofertada para os surdos na rede pública de ensino no Território do Piemonte Norte do Itapicuru, que compreende nove municípios do norte baiano: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Caldeirão Grande, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim. As informações aqui apresentadas foram coletadas na forma de entrevista semiestruturada, filmadas, e, posteriormente, transcritas para a língua portuguesa. Participaram da pesquisa sete sujeitos que vivenciaram esse processo de educação inclusiva para surdos no território: um coordenador municipal da Educação Inclusiva de Senhor do Bonfim - BA; dois professores: sendo um docente da rede municipal e outro da rede estadual, ambos do ensino fundamental II; um instrutor que atua na sala de recursos multifuncionais de uma Escola Municipal da zona rural de Senhor do Bonfim; um intérprete de Língua Brasileira de Sinais que interpreta em uma Escola Estadual em Senhor do Bonfim; e dois discentes surdos: um estava cursando o Ensino Médio na cidade de Filadélfia - BA, e outro que havia concluído o ensino médio no município de Campo Formoso - BA. Os interlocutores revelam, a partir das suas experiências, os entraves e avanços no processo de educação inclusiva. A partir dos relatos colhidos, o autor pontua aspectos relevantes relacionando-os à epistemologia dos estudos surdos. As considerações finais apontam para campos administrativo-pedagógicos que podem ser melhorados. |
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EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA PESQUISA SOBRE PRÁTICAS INCLUSIVAS NO TERRITÓRIO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURUEducação Inclusiva para SurdosTerritório do Piemonte Norte do ItapicuruLíngua Brasileira de SinaisEste trabalho procura verificar as práticas implementadas no modelo de educação inclusiva ofertada para os surdos na rede pública de ensino no Território do Piemonte Norte do Itapicuru, que compreende nove municípios do norte baiano: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Caldeirão Grande, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim. As informações aqui apresentadas foram coletadas na forma de entrevista semiestruturada, filmadas, e, posteriormente, transcritas para a língua portuguesa. Participaram da pesquisa sete sujeitos que vivenciaram esse processo de educação inclusiva para surdos no território: um coordenador municipal da Educação Inclusiva de Senhor do Bonfim - BA; dois professores: sendo um docente da rede municipal e outro da rede estadual, ambos do ensino fundamental II; um instrutor que atua na sala de recursos multifuncionais de uma Escola Municipal da zona rural de Senhor do Bonfim; um intérprete de Língua Brasileira de Sinais que interpreta em uma Escola Estadual em Senhor do Bonfim; e dois discentes surdos: um estava cursando o Ensino Médio na cidade de Filadélfia - BA, e outro que havia concluído o ensino médio no município de Campo Formoso - BA. Os interlocutores revelam, a partir das suas experiências, os entraves e avanços no processo de educação inclusiva. A partir dos relatos colhidos, o autor pontua aspectos relevantes relacionando-os à epistemologia dos estudos surdos. As considerações finais apontam para campos administrativo-pedagógicos que podem ser melhorados.Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2014-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/306Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 4 n. 5 (2014)2177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/306/188de Freitas, Enos Figueredoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-02T15:42:38Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/306Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2019-05-02T15:42:38Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false |
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