EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA PESQUISA SOBRE PRÁTICAS INCLUSIVAS NO TERRITÓRIO DO PIEMONTE NORTE DO ITAPICURU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Enos Figueredo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/306
Resumo: Este trabalho procura verificar as práticas implementadas no modelo de educação inclusiva ofertada para os surdos na rede pública de ensino no Território do Piemonte Norte do Itapicuru, que compreende nove municípios do norte baiano: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Caldeirão Grande, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo e Senhor do Bonfim. As informações aqui apresentadas foram coletadas na forma de entrevista semiestruturada, filmadas, e, posteriormente, transcritas para a língua portuguesa. Participaram da pesquisa sete sujeitos que vivenciaram esse processo de educação inclusiva para surdos no território: um coordenador municipal da Educação Inclusiva de Senhor do Bonfim - BA; dois professores: sendo um docente da rede municipal e outro da rede estadual, ambos do ensino fundamental II; um instrutor que atua na sala de recursos multifuncionais de uma Escola Municipal da zona rural de Senhor do Bonfim; um intérprete de Língua Brasileira de Sinais que interpreta em uma Escola Estadual em Senhor do Bonfim; e dois discentes surdos: um estava cursando o Ensino Médio na cidade de Filadélfia - BA, e outro que havia concluído o ensino médio no município de Campo Formoso - BA. Os interlocutores revelam, a partir das suas experiências, os entraves e avanços no processo de educação inclusiva. A partir dos relatos colhidos, o autor pontua aspectos relevantes relacionando-os à epistemologia dos estudos surdos. As considerações finais apontam para campos administrativo-pedagógicos que podem ser melhorados.
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