O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Alesi de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10360
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os materiais didáticos da Escola de Rafael Godeiro são adequados para os alunos. Para atingir este objetivo, levantamos o seguinte questionamento: Os materiais oferecidos pela escola em questão são apropriados para o nível de inglês dos alunos?. Como hipótese, acreditamos que analisar as dificuldades emergentes do uso dos materiais didáticos de língua inglesa adotados em sala de aula. Planejar uma aula com o propósito de corrigir as dificuldades detectadas em relação ao material didático utilizado para os alunos da escola pública em Rafael Godeiro. Temos como referências (BRITO, 2009) que aborda ensino e aprendizagem e o aprendizado das quatro habilidades, temos ainda (LIMA, 2009) que aborda essa mesma temática. Sobre as dificuldades dos processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa temos, (GUIMARÃES, 2015), (MARCELINO, 2012) e (SILVA 2014). No decorrer da pesquisa foram observadas um total de 10 aulas, para poder o professor observar as maiores dificuldades dos alunos da escola pública de Rafael Godeiro. Após isso foi elaborado um plano de aula visando corrigir essa dificuldades, em seguida foi ministrada uma aula com o objetivo de atingir as dificuldades fazendo com que os alunos saíssem com o conteúdo compreendido, em seguida foram analisados os benefícios que essa aula proporcionou aos alunos, a aula foi proveitosa e atingiu as expectativas, pois gerou um grande engajamento dos alunos, que não foi possível observar durante o período de observação.
id UFER_477f68e1c3808c9fcd0e8efb993a153a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10360
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagemLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAEnsino de línguasMaterial didáticoInglêsO objetivo geral desta pesquisa é verificar se os materiais didáticos da Escola de Rafael Godeiro são adequados para os alunos. Para atingir este objetivo, levantamos o seguinte questionamento: Os materiais oferecidos pela escola em questão são apropriados para o nível de inglês dos alunos?. Como hipótese, acreditamos que analisar as dificuldades emergentes do uso dos materiais didáticos de língua inglesa adotados em sala de aula. Planejar uma aula com o propósito de corrigir as dificuldades detectadas em relação ao material didático utilizado para os alunos da escola pública em Rafael Godeiro. Temos como referências (BRITO, 2009) que aborda ensino e aprendizagem e o aprendizado das quatro habilidades, temos ainda (LIMA, 2009) que aborda essa mesma temática. Sobre as dificuldades dos processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa temos, (GUIMARÃES, 2015), (MARCELINO, 2012) e (SILVA 2014). No decorrer da pesquisa foram observadas um total de 10 aulas, para poder o professor observar as maiores dificuldades dos alunos da escola pública de Rafael Godeiro. Após isso foi elaborado um plano de aula visando corrigir essa dificuldades, em seguida foi ministrada uma aula com o objetivo de atingir as dificuldades fazendo com que os alunos saíssem com o conteúdo compreendido, em seguida foram analisados os benefícios que essa aula proporcionou aos alunos, a aula foi proveitosa e atingiu as expectativas, pois gerou um grande engajamento dos alunos, que não foi possível observar durante o período de observação.The general objective of this research is to verify if the didactic materials of the School of Rafael Godeiro are suitable for the students. To achieve this goal, we raised the following question: Are the materials offered by the school in question appropriate for the level of English of the students?. As a hypothesis, we believe that analyzing the difficulties arising from the use of English teaching materials adopted in the classroom. Plan a class with the purpose of correcting the difficulties detected in relation to the didactic material used for public school students in Rafael Godeiro. We have as references (BRITO, 2009) that addresses teaching and learning and the learning of the four skills, we also have (LIMA, 2009) that addresses this same theme. On the difficulties of teaching and learning the English language, we have (GUIMARÃES, 2015), (MARCELINO, 2012) and (SILVA 2014). During the research, a total of 10 classes were observed, so that the teacher could observe the greatest difficulties of students at Rafael Godeiro's public school. After that, a lesson plan was elaborated in order to correct these difficulties, then a class was given with the objective of reaching the difficulties, making the students leave with the content understood, then the benefits that this class provided to the students were analyzed, the class was fruitful and met expectations, as it generated great engagement in the students, which it was not possible to observe during the observation period.33 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Anderson Romário SouzaSilva, Anderson Romário SouzaCosta, Brena Kezia PereiraSilva, Miriam Gurgel daTorres, Alesi de Souza2024-02-01T12:31:16Z2024-02-01T12:31:16Z2023-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfapplication/pdfTORRES, Alesi de Souza. O material didático de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10360CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-01T20:31:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10360Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-01T20:31:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem
title O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem
spellingShingle O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem
Torres, Alesi de Souza
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Ensino de línguas
Material didático
Inglês
title_short O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem
title_full O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem
title_fullStr O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem
title_full_unstemmed O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem
title_sort O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem
author Torres, Alesi de Souza
author_facet Torres, Alesi de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Anderson Romário Souza
Silva, Anderson Romário Souza
Costa, Brena Kezia Pereira
Silva, Miriam Gurgel da
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Alesi de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Ensino de línguas
Material didático
Inglês
topic LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA
Ensino de línguas
Material didático
Inglês
description O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os materiais didáticos da Escola de Rafael Godeiro são adequados para os alunos. Para atingir este objetivo, levantamos o seguinte questionamento: Os materiais oferecidos pela escola em questão são apropriados para o nível de inglês dos alunos?. Como hipótese, acreditamos que analisar as dificuldades emergentes do uso dos materiais didáticos de língua inglesa adotados em sala de aula. Planejar uma aula com o propósito de corrigir as dificuldades detectadas em relação ao material didático utilizado para os alunos da escola pública em Rafael Godeiro. Temos como referências (BRITO, 2009) que aborda ensino e aprendizagem e o aprendizado das quatro habilidades, temos ainda (LIMA, 2009) que aborda essa mesma temática. Sobre as dificuldades dos processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa temos, (GUIMARÃES, 2015), (MARCELINO, 2012) e (SILVA 2014). No decorrer da pesquisa foram observadas um total de 10 aulas, para poder o professor observar as maiores dificuldades dos alunos da escola pública de Rafael Godeiro. Após isso foi elaborado um plano de aula visando corrigir essa dificuldades, em seguida foi ministrada uma aula com o objetivo de atingir as dificuldades fazendo com que os alunos saíssem com o conteúdo compreendido, em seguida foram analisados os benefícios que essa aula proporcionou aos alunos, a aula foi proveitosa e atingiu as expectativas, pois gerou um grande engajamento dos alunos, que não foi possível observar durante o período de observação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18
2024-02-01T12:31:16Z
2024-02-01T12:31:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORRES, Alesi de Souza. O material didático de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10360
identifier_str_mv TORRES, Alesi de Souza. O material didático de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Caraúbas
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747461805178880