O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10360 |
Resumo: | O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os materiais didáticos da Escola de Rafael Godeiro são adequados para os alunos. Para atingir este objetivo, levantamos o seguinte questionamento: Os materiais oferecidos pela escola em questão são apropriados para o nível de inglês dos alunos?. Como hipótese, acreditamos que analisar as dificuldades emergentes do uso dos materiais didáticos de língua inglesa adotados em sala de aula. Planejar uma aula com o propósito de corrigir as dificuldades detectadas em relação ao material didático utilizado para os alunos da escola pública em Rafael Godeiro. Temos como referências (BRITO, 2009) que aborda ensino e aprendizagem e o aprendizado das quatro habilidades, temos ainda (LIMA, 2009) que aborda essa mesma temática. Sobre as dificuldades dos processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa temos, (GUIMARÃES, 2015), (MARCELINO, 2012) e (SILVA 2014). No decorrer da pesquisa foram observadas um total de 10 aulas, para poder o professor observar as maiores dificuldades dos alunos da escola pública de Rafael Godeiro. Após isso foi elaborado um plano de aula visando corrigir essa dificuldades, em seguida foi ministrada uma aula com o objetivo de atingir as dificuldades fazendo com que os alunos saíssem com o conteúdo compreendido, em seguida foram analisados os benefícios que essa aula proporcionou aos alunos, a aula foi proveitosa e atingiu as expectativas, pois gerou um grande engajamento dos alunos, que não foi possível observar durante o período de observação. |
id |
UFER_477f68e1c3808c9fcd0e8efb993a153a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10360 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagemLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESAEnsino de línguasMaterial didáticoInglêsO objetivo geral desta pesquisa é verificar se os materiais didáticos da Escola de Rafael Godeiro são adequados para os alunos. Para atingir este objetivo, levantamos o seguinte questionamento: Os materiais oferecidos pela escola em questão são apropriados para o nível de inglês dos alunos?. Como hipótese, acreditamos que analisar as dificuldades emergentes do uso dos materiais didáticos de língua inglesa adotados em sala de aula. Planejar uma aula com o propósito de corrigir as dificuldades detectadas em relação ao material didático utilizado para os alunos da escola pública em Rafael Godeiro. Temos como referências (BRITO, 2009) que aborda ensino e aprendizagem e o aprendizado das quatro habilidades, temos ainda (LIMA, 2009) que aborda essa mesma temática. Sobre as dificuldades dos processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa temos, (GUIMARÃES, 2015), (MARCELINO, 2012) e (SILVA 2014). No decorrer da pesquisa foram observadas um total de 10 aulas, para poder o professor observar as maiores dificuldades dos alunos da escola pública de Rafael Godeiro. Após isso foi elaborado um plano de aula visando corrigir essa dificuldades, em seguida foi ministrada uma aula com o objetivo de atingir as dificuldades fazendo com que os alunos saíssem com o conteúdo compreendido, em seguida foram analisados os benefícios que essa aula proporcionou aos alunos, a aula foi proveitosa e atingiu as expectativas, pois gerou um grande engajamento dos alunos, que não foi possível observar durante o período de observação.The general objective of this research is to verify if the didactic materials of the School of Rafael Godeiro are suitable for the students. To achieve this goal, we raised the following question: Are the materials offered by the school in question appropriate for the level of English of the students?. As a hypothesis, we believe that analyzing the difficulties arising from the use of English teaching materials adopted in the classroom. Plan a class with the purpose of correcting the difficulties detected in relation to the didactic material used for public school students in Rafael Godeiro. We have as references (BRITO, 2009) that addresses teaching and learning and the learning of the four skills, we also have (LIMA, 2009) that addresses this same theme. On the difficulties of teaching and learning the English language, we have (GUIMARÃES, 2015), (MARCELINO, 2012) and (SILVA 2014). During the research, a total of 10 classes were observed, so that the teacher could observe the greatest difficulties of students at Rafael Godeiro's public school. After that, a lesson plan was elaborated in order to correct these difficulties, then a class was given with the objective of reaching the difficulties, making the students leave with the content understood, then the benefits that this class provided to the students were analyzed, the class was fruitful and met expectations, as it generated great engagement in the students, which it was not possible to observe during the observation period.33 f.Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMCBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Anderson Romário SouzaSilva, Anderson Romário SouzaCosta, Brena Kezia PereiraSilva, Miriam Gurgel daTorres, Alesi de Souza2024-02-01T12:31:16Z2024-02-01T12:31:16Z2023-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfapplication/pdfTORRES, Alesi de Souza. O material didático de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10360CaraúbasAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-01T20:31:16Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10360Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-01T20:31:16Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem |
title |
O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem Torres, Alesi de Souza LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Ensino de línguas Material didático Inglês |
title_short |
O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem |
title_full |
O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
O material didatico de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem |
author |
Torres, Alesi de Souza |
author_facet |
Torres, Alesi de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Anderson Romário Souza Silva, Anderson Romário Souza Costa, Brena Kezia Pereira Silva, Miriam Gurgel da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Alesi de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Ensino de línguas Material didático Inglês |
topic |
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LETRAS INGLESA Ensino de línguas Material didático Inglês |
description |
O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os materiais didáticos da Escola de Rafael Godeiro são adequados para os alunos. Para atingir este objetivo, levantamos o seguinte questionamento: Os materiais oferecidos pela escola em questão são apropriados para o nível de inglês dos alunos?. Como hipótese, acreditamos que analisar as dificuldades emergentes do uso dos materiais didáticos de língua inglesa adotados em sala de aula. Planejar uma aula com o propósito de corrigir as dificuldades detectadas em relação ao material didático utilizado para os alunos da escola pública em Rafael Godeiro. Temos como referências (BRITO, 2009) que aborda ensino e aprendizagem e o aprendizado das quatro habilidades, temos ainda (LIMA, 2009) que aborda essa mesma temática. Sobre as dificuldades dos processos de ensino e aprendizagem da língua inglesa temos, (GUIMARÃES, 2015), (MARCELINO, 2012) e (SILVA 2014). No decorrer da pesquisa foram observadas um total de 10 aulas, para poder o professor observar as maiores dificuldades dos alunos da escola pública de Rafael Godeiro. Após isso foi elaborado um plano de aula visando corrigir essa dificuldades, em seguida foi ministrada uma aula com o objetivo de atingir as dificuldades fazendo com que os alunos saíssem com o conteúdo compreendido, em seguida foram analisados os benefícios que essa aula proporcionou aos alunos, a aula foi proveitosa e atingiu as expectativas, pois gerou um grande engajamento dos alunos, que não foi possível observar durante o período de observação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-18 2024-02-01T12:31:16Z 2024-02-01T12:31:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TORRES, Alesi de Souza. O material didático de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10360 |
identifier_str_mv |
TORRES, Alesi de Souza. O material didático de língua inglesa e dificuldades de aprendizagem. 2023. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras Inglês, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2023. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Caraúbas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Caraúbas - CMC Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747461805178880 |