Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Rozenilto José de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: http://lattes.cnpq.br/1483208136181297
http://lattes.cnpq.br/4422887800372416
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7903
Resumo: É notória a importância da matemática no cotidiano de muitas pessoas. Historicamente, a matemática, está presente em nossas vidas, visto que é praticamente impossível encontrar algo que não se correlacione com sua aplicação. Durante a formação básica dos alunos, o conhecimento matemático é extremamente importante, pois ajuda na melhoria da sociedade de uma forma ampla e geral. Desse modo, objetivou-se com este trabalho construir um conjunto de atividade direcionadas aos professores do Ensino Fundamental, com base nos artigos publicados em Revistas especializadas que colaborem para melhoria do ensino de frações. Esse estudo foi importante para auxiliar na confecção de um manual de boas práticas de ensino, que poderá ser usado para melhorar tanto o ensino de frações em sala de aula quanto o aprendizado por parte dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre o ensino/aprendizado de frações para alunos do 6º ano do ensino fundamental, usando as principais bases de dados disponíveis, sendo o Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico, e a Biblioteca Brasileira de Dissertações e Teses, relacionados ao tema “ensino/aprendizagem de frações pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental”. A busca foi realizada adotando as seguintes combinações de palavras-chave: “ensino de frações no 6º ano; frações no ensino fundamental; aprendizagem de frações”. Os principais objetivos com este trabalho foram analisar alguns obstáculos no processo de aprendizagem de frações dos alunos, especialmente, do 6º ano do ensino fundamental, assim como apresentar, como sugestão aos professores, um manual didático voltado ao ensino de frações para facilitar a aprendizagem por parte dos alunos. O levantamento dos principais problemas relacionados a aprendizagem de frações enfrentados pelos alunos em sala de aula apontados nesta pesquisa, podem contribuir para a tomada de decisão dos professores nas escolas, principalmente, para mudanças na forma de ensinar e cobrar mais atenção dos alunos para as questões operacionais com frações e despertar atitudes
id UFER_49c54fdbaed83d000f5c166bd9ccf788
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7903
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamentalCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEstudoEnsinoFraçõesEnsino FundamentalStudyTeachingFractionsElementary SchoolÉ notória a importância da matemática no cotidiano de muitas pessoas. Historicamente, a matemática, está presente em nossas vidas, visto que é praticamente impossível encontrar algo que não se correlacione com sua aplicação. Durante a formação básica dos alunos, o conhecimento matemático é extremamente importante, pois ajuda na melhoria da sociedade de uma forma ampla e geral. Desse modo, objetivou-se com este trabalho construir um conjunto de atividade direcionadas aos professores do Ensino Fundamental, com base nos artigos publicados em Revistas especializadas que colaborem para melhoria do ensino de frações. Esse estudo foi importante para auxiliar na confecção de um manual de boas práticas de ensino, que poderá ser usado para melhorar tanto o ensino de frações em sala de aula quanto o aprendizado por parte dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre o ensino/aprendizado de frações para alunos do 6º ano do ensino fundamental, usando as principais bases de dados disponíveis, sendo o Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico, e a Biblioteca Brasileira de Dissertações e Teses, relacionados ao tema “ensino/aprendizagem de frações pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental”. A busca foi realizada adotando as seguintes combinações de palavras-chave: “ensino de frações no 6º ano; frações no ensino fundamental; aprendizagem de frações”. Os principais objetivos com este trabalho foram analisar alguns obstáculos no processo de aprendizagem de frações dos alunos, especialmente, do 6º ano do ensino fundamental, assim como apresentar, como sugestão aos professores, um manual didático voltado ao ensino de frações para facilitar a aprendizagem por parte dos alunos. O levantamento dos principais problemas relacionados a aprendizagem de frações enfrentados pelos alunos em sala de aula apontados nesta pesquisa, podem contribuir para a tomada de decisão dos professores nas escolas, principalmente, para mudanças na forma de ensinar e cobrar mais atenção dos alunos para as questões operacionais com frações e despertar atitudesHistorically, it is practically impossible not to correlate the application of mathematics to people's lives. Based on this thought, electing as audience students of the 6th grade of elementary school, the objective of this work was to build a set of tasks for teachers of elementary school, based on articles published in specialized magazines that contribute to improving the teaching of fractions. This study was important to help prepare a manual of good teaching practices, which can be used to improve both the teaching of fractions by teachers and the learning by students. To this end, a literature review was performed on the teaching and learning of fractions for 6th grade students in the main databases available: the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico, and the Brazilian Library of Dissertations and Theses. The main search terms were the following combinations of keywords: "teaching fractions in 6th grade"; "fractions in elementary school"; "learning fractions". The main objectives of this work were to analyze some obstacles in the process of learning fractions by students, especially in 6th grade, and to present, as a suggestion to teachers, a didactic manual aimed at teaching fractions to facilitate learning by students. The survey of the main problems related to the learning of fractions, presented in this research, can contribute to the decision making by teachers in schools, especially with regard to how to teach and to demand more attention from students to operational issues with fractions, besides awakening attitudes63 p.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaMoura, Andréa Maria FerreiraMoura, Andrea Maria FerreiraGarcia, Antônio Ronaldo GomesNunes Júnior, Edivan da SilvaLima, Rozenilto José de2022-12-01T14:18:05Z2022-12-01T14:18:05Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesispdfapplication/pdfhttp://lattes.cnpq.br/1483208136181297http://lattes.cnpq.br/4422887800372416LIMA, Rozenilto José de. Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamentalLima. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7903MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-29T23:43:12Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7903Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-29T23:43:12Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamental
title Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamental
spellingShingle Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamental
Lima, Rozenilto José de
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Estudo
Ensino
Frações
Ensino Fundamental
Study
Teaching
Fractions
Elementary School
title_short Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamental
title_full Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamental
title_fullStr Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamental
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamental
title_sort Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamental
author Lima, Rozenilto José de
author_facet Lima, Rozenilto José de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Andréa Maria Ferreira
Moura, Andrea Maria Ferreira
Garcia, Antônio Ronaldo Gomes
Nunes Júnior, Edivan da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Rozenilto José de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Estudo
Ensino
Frações
Ensino Fundamental
Study
Teaching
Fractions
Elementary School
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Estudo
Ensino
Frações
Ensino Fundamental
Study
Teaching
Fractions
Elementary School
description É notória a importância da matemática no cotidiano de muitas pessoas. Historicamente, a matemática, está presente em nossas vidas, visto que é praticamente impossível encontrar algo que não se correlacione com sua aplicação. Durante a formação básica dos alunos, o conhecimento matemático é extremamente importante, pois ajuda na melhoria da sociedade de uma forma ampla e geral. Desse modo, objetivou-se com este trabalho construir um conjunto de atividade direcionadas aos professores do Ensino Fundamental, com base nos artigos publicados em Revistas especializadas que colaborem para melhoria do ensino de frações. Esse estudo foi importante para auxiliar na confecção de um manual de boas práticas de ensino, que poderá ser usado para melhorar tanto o ensino de frações em sala de aula quanto o aprendizado por parte dos alunos. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre o ensino/aprendizado de frações para alunos do 6º ano do ensino fundamental, usando as principais bases de dados disponíveis, sendo o Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos CAPES, Google Acadêmico, e a Biblioteca Brasileira de Dissertações e Teses, relacionados ao tema “ensino/aprendizagem de frações pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental”. A busca foi realizada adotando as seguintes combinações de palavras-chave: “ensino de frações no 6º ano; frações no ensino fundamental; aprendizagem de frações”. Os principais objetivos com este trabalho foram analisar alguns obstáculos no processo de aprendizagem de frações dos alunos, especialmente, do 6º ano do ensino fundamental, assim como apresentar, como sugestão aos professores, um manual didático voltado ao ensino de frações para facilitar a aprendizagem por parte dos alunos. O levantamento dos principais problemas relacionados a aprendizagem de frações enfrentados pelos alunos em sala de aula apontados nesta pesquisa, podem contribuir para a tomada de decisão dos professores nas escolas, principalmente, para mudanças na forma de ensinar e cobrar mais atenção dos alunos para as questões operacionais com frações e despertar atitudes
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2022-12-01T14:18:05Z
2022-12-01T14:18:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1483208136181297
http://lattes.cnpq.br/4422887800372416
LIMA, Rozenilto José de. Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamentalLima. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7903
url http://lattes.cnpq.br/1483208136181297
http://lattes.cnpq.br/4422887800372416
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7903
identifier_str_mv LIMA, Rozenilto José de. Uma proposta de ensino e aprendizagem de frações no 6º ano no ensino fundamentalLima. 2021. 63 f. Dissertação (Mestrado em Matemática), Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747490594881536