Aprendizagem de frações no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31633 |
Resumo: | Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ensino de frações, a primeira delas e desencadeadora das demais, se refere à forma que os alunos enxergam as frações e as idéias que eles associam aos números fracionários, assim como que rumos de aprendizagem ou tipos de atividades poderiam conduzir os alunos a terem um ensino de qualidade. Outra importante questão deste trabalho diz respeito à operação soma de frações e de como ela é ensinada na escola. Sabemos que o predomínio é o uso do algoritmo que utiliza o m.m.c. para os cálculos, onde muitas vezes o uso das frações equivalentes não fica evidenciado. Assim, apresentarei resultados para mostrar que é possível ensinar a somar frações sem seguir essa linha tradicional. |
id |
UFRGS-2_3ff9681c155da6257a2a363ae644b59d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31633 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sá, Fernanda Bartz deBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-09-03T06:01:51Z2011http://hdl.handle.net/10183/31633000784031Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ensino de frações, a primeira delas e desencadeadora das demais, se refere à forma que os alunos enxergam as frações e as idéias que eles associam aos números fracionários, assim como que rumos de aprendizagem ou tipos de atividades poderiam conduzir os alunos a terem um ensino de qualidade. Outra importante questão deste trabalho diz respeito à operação soma de frações e de como ela é ensinada na escola. Sabemos que o predomínio é o uso do algoritmo que utiliza o m.m.c. para os cálculos, onde muitas vezes o uso das frações equivalentes não fica evidenciado. Assim, apresentarei resultados para mostrar que é possível ensinar a somar frações sem seguir essa linha tradicional.This work is motived by the students difficulties towards the different ways to deal with fractional numbers, which is noticed during all the Elementary and the High School, this study investigated some questions about the teaching of the fractions. The first one – which motivates the other questions – refers to the way that the students see the fractions and the ideas associated to fractional numbers, and the learning directions or kinds of activity which could make the comprehension of the students about these topics possible. Another important question in this work is about the sum of fractions and how it is usually taught at school. The algorithm that uses the l.c.f. (least common multiple) is the most common way to taught it, in this method, the utilization of the equivalent fractions is not exposed. This way, I will present some results to show that it is possible to teach the sum of fractions using other perspectives.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoFraçõesMatemática : Ensino fundamentalNumeros racionaisMathFractionsTeachingLearningEquivalence of fractionsAprendizagem de frações no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784031.pdf.txt000784031.pdf.txtExtracted Texttext/plain132441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/2/000784031.pdf.txt998c50ea0ee484716882985dad84801bMD52ORIGINAL000784031.pdf000784031.pdfTexto completoapplication/pdf2807279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/1/000784031.pdf9b972337ba3bbddf0ed6dd7cb057190bMD51THUMBNAIL000784031.pdf.jpg000784031.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/3/000784031.pdf.jpg114d3b0f2ec9345518f1295ff2038332MD5310183/316332018-10-10 07:45:17.71oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31633Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:45:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem de frações no ensino fundamental |
title |
Aprendizagem de frações no ensino fundamental |
spellingShingle |
Aprendizagem de frações no ensino fundamental Sá, Fernanda Bartz de Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Frações Matemática : Ensino fundamental Numeros racionais Math Fractions Teaching Learning Equivalence of fractions |
title_short |
Aprendizagem de frações no ensino fundamental |
title_full |
Aprendizagem de frações no ensino fundamental |
title_fullStr |
Aprendizagem de frações no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de frações no ensino fundamental |
title_sort |
Aprendizagem de frações no ensino fundamental |
author |
Sá, Fernanda Bartz de |
author_facet |
Sá, Fernanda Bartz de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Fernanda Bartz de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Frações Matemática : Ensino fundamental Numeros racionais |
topic |
Matemática : Ensino : Aprendizagem Professores : Formacao Frações Matemática : Ensino fundamental Numeros racionais Math Fractions Teaching Learning Equivalence of fractions |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Math Fractions Teaching Learning Equivalence of fractions |
description |
Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ensino de frações, a primeira delas e desencadeadora das demais, se refere à forma que os alunos enxergam as frações e as idéias que eles associam aos números fracionários, assim como que rumos de aprendizagem ou tipos de atividades poderiam conduzir os alunos a terem um ensino de qualidade. Outra importante questão deste trabalho diz respeito à operação soma de frações e de como ela é ensinada na escola. Sabemos que o predomínio é o uso do algoritmo que utiliza o m.m.c. para os cálculos, onde muitas vezes o uso das frações equivalentes não fica evidenciado. Assim, apresentarei resultados para mostrar que é possível ensinar a somar frações sem seguir essa linha tradicional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-03T06:01:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31633 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000784031 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31633 |
identifier_str_mv |
000784031 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/2/000784031.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/1/000784031.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/3/000784031.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
998c50ea0ee484716882985dad84801b 9b972337ba3bbddf0ed6dd7cb057190b 114d3b0f2ec9345518f1295ff2038332 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447062508994560 |