Aprendizagem de frações no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Fernanda Bartz de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31633
Resumo: Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ensino de frações, a primeira delas e desencadeadora das demais, se refere à forma que os alunos enxergam as frações e as idéias que eles associam aos números fracionários, assim como que rumos de aprendizagem ou tipos de atividades poderiam conduzir os alunos a terem um ensino de qualidade. Outra importante questão deste trabalho diz respeito à operação soma de frações e de como ela é ensinada na escola. Sabemos que o predomínio é o uso do algoritmo que utiliza o m.m.c. para os cálculos, onde muitas vezes o uso das frações equivalentes não fica evidenciado. Assim, apresentarei resultados para mostrar que é possível ensinar a somar frações sem seguir essa linha tradicional.
id UFRGS-2_3ff9681c155da6257a2a363ae644b59d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31633
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sá, Fernanda Bartz deBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-09-03T06:01:51Z2011http://hdl.handle.net/10183/31633000784031Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ensino de frações, a primeira delas e desencadeadora das demais, se refere à forma que os alunos enxergam as frações e as idéias que eles associam aos números fracionários, assim como que rumos de aprendizagem ou tipos de atividades poderiam conduzir os alunos a terem um ensino de qualidade. Outra importante questão deste trabalho diz respeito à operação soma de frações e de como ela é ensinada na escola. Sabemos que o predomínio é o uso do algoritmo que utiliza o m.m.c. para os cálculos, onde muitas vezes o uso das frações equivalentes não fica evidenciado. Assim, apresentarei resultados para mostrar que é possível ensinar a somar frações sem seguir essa linha tradicional.This work is motived by the students difficulties towards the different ways to deal with fractional numbers, which is noticed during all the Elementary and the High School, this study investigated some questions about the teaching of the fractions. The first one – which motivates the other questions – refers to the way that the students see the fractions and the ideas associated to fractional numbers, and the learning directions or kinds of activity which could make the comprehension of the students about these topics possible. Another important question in this work is about the sum of fractions and how it is usually taught at school. The algorithm that uses the l.c.f. (least common multiple) is the most common way to taught it, in this method, the utilization of the equivalent fractions is not exposed. This way, I will present some results to show that it is possible to teach the sum of fractions using other perspectives.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoFraçõesMatemática : Ensino fundamentalNumeros racionaisMathFractionsTeachingLearningEquivalence of fractionsAprendizagem de frações no ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784031.pdf.txt000784031.pdf.txtExtracted Texttext/plain132441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/2/000784031.pdf.txt998c50ea0ee484716882985dad84801bMD52ORIGINAL000784031.pdf000784031.pdfTexto completoapplication/pdf2807279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/1/000784031.pdf9b972337ba3bbddf0ed6dd7cb057190bMD51THUMBNAIL000784031.pdf.jpg000784031.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/3/000784031.pdf.jpg114d3b0f2ec9345518f1295ff2038332MD5310183/316332018-10-10 07:45:17.71oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31633Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:45:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem de frações no ensino fundamental
title Aprendizagem de frações no ensino fundamental
spellingShingle Aprendizagem de frações no ensino fundamental
Sá, Fernanda Bartz de
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Frações
Matemática : Ensino fundamental
Numeros racionais
Math
Fractions
Teaching
Learning
Equivalence of fractions
title_short Aprendizagem de frações no ensino fundamental
title_full Aprendizagem de frações no ensino fundamental
title_fullStr Aprendizagem de frações no ensino fundamental
title_full_unstemmed Aprendizagem de frações no ensino fundamental
title_sort Aprendizagem de frações no ensino fundamental
author Sá, Fernanda Bartz de
author_facet Sá, Fernanda Bartz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Fernanda Bartz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Frações
Matemática : Ensino fundamental
Numeros racionais
topic Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professores : Formacao
Frações
Matemática : Ensino fundamental
Numeros racionais
Math
Fractions
Teaching
Learning
Equivalence of fractions
dc.subject.eng.fl_str_mv Math
Fractions
Teaching
Learning
Equivalence of fractions
description Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ensino de frações, a primeira delas e desencadeadora das demais, se refere à forma que os alunos enxergam as frações e as idéias que eles associam aos números fracionários, assim como que rumos de aprendizagem ou tipos de atividades poderiam conduzir os alunos a terem um ensino de qualidade. Outra importante questão deste trabalho diz respeito à operação soma de frações e de como ela é ensinada na escola. Sabemos que o predomínio é o uso do algoritmo que utiliza o m.m.c. para os cálculos, onde muitas vezes o uso das frações equivalentes não fica evidenciado. Assim, apresentarei resultados para mostrar que é possível ensinar a somar frações sem seguir essa linha tradicional.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-03T06:01:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31633
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000784031
url http://hdl.handle.net/10183/31633
identifier_str_mv 000784031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/2/000784031.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/1/000784031.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31633/3/000784031.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 998c50ea0ee484716882985dad84801b
9b972337ba3bbddf0ed6dd7cb057190b
114d3b0f2ec9345518f1295ff2038332
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447062508994560