Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Clezia Virginia da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6495
Resumo: O presente estudo investigou a existência de discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro. Para isso, foram utilizados dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) entre os anos de 2006 a 2019 obtendo assim as frequências dos dados, a estatística descritiva. Para análise foram utilizadas regressão linear robusta para a equação de salários Minceriana (MINCER, 1974), método de regressão quantílica RIFregression (FIRPO; FORTIN; LEMIEUX, 2007) e a metodologia de decomposição OaxacaBlinder (1973) que decompõe as diferenças salariais usando equações de determinação salarial, apontando se há fatores que explicam as diferenças salariais de acordo com variáveis independentes dummies para identificar características de gênero, raça, escolaridade, idade, tempo de trabalho e segmentação. De forma geral, foi possível observar que há indícios de diferença salarial entre homens e mulheres independente da raça e que o maior percentual dessa diferença de rendimentos é devido a fatores não explicados pelas características socioeconômicas ou capital humano.
id UFER_49d41e7fdcd3411cd1a4742e2809c3db
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6495
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiroDiscriminaçãoGêneroDiferença de rendimentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISO presente estudo investigou a existência de discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro. Para isso, foram utilizados dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) entre os anos de 2006 a 2019 obtendo assim as frequências dos dados, a estatística descritiva. Para análise foram utilizadas regressão linear robusta para a equação de salários Minceriana (MINCER, 1974), método de regressão quantílica RIFregression (FIRPO; FORTIN; LEMIEUX, 2007) e a metodologia de decomposição OaxacaBlinder (1973) que decompõe as diferenças salariais usando equações de determinação salarial, apontando se há fatores que explicam as diferenças salariais de acordo com variáveis independentes dummies para identificar características de gênero, raça, escolaridade, idade, tempo de trabalho e segmentação. De forma geral, foi possível observar que há indícios de diferença salarial entre homens e mulheres independente da raça e que o maior percentual dessa diferença de rendimentos é devido a fatores não explicados pelas características socioeconômicas ou capital humano.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAPrado, Alexsandro Gonçalves da SilvaRêgo, Thaiseany de FreitasMorais, Maria Auxiliadora de OliveiraCosta, Clezia Virginia da2021-08-05T11:05:46Z2021-08-052021-08-05T11:05:46Z2021-05-27info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Costa (2021) Citação com autor não incluído no texto: (COSTA, 2021)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6495porCosta, Clezia Virginia da. Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro. 2021. 21 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.CC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T18:21:32Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/6495Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T18:21:32Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro
title Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro
spellingShingle Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro
Costa, Clezia Virginia da
Discriminação
Gênero
Diferença de rendimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro
title_full Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro
title_fullStr Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro
title_full_unstemmed Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro
title_sort Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro
author Costa, Clezia Virginia da
author_facet Costa, Clezia Virginia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Alexsandro Gonçalves da Silva
Rêgo, Thaiseany de Freitas
Morais, Maria Auxiliadora de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Clezia Virginia da
dc.subject.por.fl_str_mv Discriminação
Gênero
Diferença de rendimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
topic Discriminação
Gênero
Diferença de rendimento
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
description O presente estudo investigou a existência de discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro. Para isso, foram utilizados dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) entre os anos de 2006 a 2019 obtendo assim as frequências dos dados, a estatística descritiva. Para análise foram utilizadas regressão linear robusta para a equação de salários Minceriana (MINCER, 1974), método de regressão quantílica RIFregression (FIRPO; FORTIN; LEMIEUX, 2007) e a metodologia de decomposição OaxacaBlinder (1973) que decompõe as diferenças salariais usando equações de determinação salarial, apontando se há fatores que explicam as diferenças salariais de acordo com variáveis independentes dummies para identificar características de gênero, raça, escolaridade, idade, tempo de trabalho e segmentação. De forma geral, foi possível observar que há indícios de diferença salarial entre homens e mulheres independente da raça e que o maior percentual dessa diferença de rendimentos é devido a fatores não explicados pelas características socioeconômicas ou capital humano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05T11:05:46Z
2021-08-05
2021-08-05T11:05:46Z
2021-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Costa (2021) Citação com autor não incluído no texto: (COSTA, 2021)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6495
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Costa (2021) Citação com autor não incluído no texto: (COSTA, 2021)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Clezia Virginia da. Discriminação salarial por gênero no mercado de trabalho contábil brasileiro. 2021. 21 f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747441786814464