Endometrite persistente pós cobertura em égua – relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Chromâcio Calafange
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9400
Resumo: Conhecer as patologias do aparelho reprodutor em equinos é importante para o sucesso dos programas de reprodução. As endometrites, é considerada as afecções que mais acomete os equinos, que por sua vez é uma das principais causas de infertilidade ou subfertilidade em éguas. A endometrite persistente pós cobertura – EPPC, ocorre após a cobertura ou inseminação, observando uma inflamação uterina considerada fisiológica e necessária para que ocorra a limpeza uterina. O Estágio obrigatório foi realizado ao acompanhamento a um Médico Veterinário autônomo, em que foi acompanhado as atividades de campo realizadas pelo profissional, tendo como enfoque a área de reprodução equina, no período de 02 de agosto a 30 de setembro de 2021. Nesse sentido, objetivou-se relatar um caso clínico de endometrite persistente pós cobertura em égua. O conhecimento das patologias em éguas com falha nos mecanismos de limpeza uterina desenvolve a EPPC. Defeitos morfológicos, falhas no mecanismo de contração uterina e drenagem linfática são os principais fatores que tornam uma égua susceptível a EPPC. O exame ultrassonográfico durante o estro e diestro é a principal ferramenta de diagnóstico da patologia, onde é observado uma coluna de liquido uterino maior que 2cm. O tratamento consiste na modulação do processo inflamatório e na remoção do conteúdo inflamatório encontrado antes ou após a cobertura. Dessa maneira, esta revisão de literatura tem como objetivo descrever a fisiopatogenia da endometrite persistente pós cobertura, bem como seu diagnóstico e tratamento.
id UFER_4bf7dba90fd7905dceaf1acdfaa4cf92
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9400
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Endometrite persistente pós cobertura em égua – relato de casoCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIAÉguasEndometriteDiagnósticoTratamentoConhecer as patologias do aparelho reprodutor em equinos é importante para o sucesso dos programas de reprodução. As endometrites, é considerada as afecções que mais acomete os equinos, que por sua vez é uma das principais causas de infertilidade ou subfertilidade em éguas. A endometrite persistente pós cobertura – EPPC, ocorre após a cobertura ou inseminação, observando uma inflamação uterina considerada fisiológica e necessária para que ocorra a limpeza uterina. O Estágio obrigatório foi realizado ao acompanhamento a um Médico Veterinário autônomo, em que foi acompanhado as atividades de campo realizadas pelo profissional, tendo como enfoque a área de reprodução equina, no período de 02 de agosto a 30 de setembro de 2021. Nesse sentido, objetivou-se relatar um caso clínico de endometrite persistente pós cobertura em égua. O conhecimento das patologias em éguas com falha nos mecanismos de limpeza uterina desenvolve a EPPC. Defeitos morfológicos, falhas no mecanismo de contração uterina e drenagem linfática são os principais fatores que tornam uma égua susceptível a EPPC. O exame ultrassonográfico durante o estro e diestro é a principal ferramenta de diagnóstico da patologia, onde é observado uma coluna de liquido uterino maior que 2cm. O tratamento consiste na modulação do processo inflamatório e na remoção do conteúdo inflamatório encontrado antes ou após a cobertura. Dessa maneira, esta revisão de literatura tem como objetivo descrever a fisiopatogenia da endometrite persistente pós cobertura, bem como seu diagnóstico e tratamento.BrasilCentro de Ciências Agrárias - CCAUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSoares , Jael BatistaPeixoto, Rodrigo AzevedoSoares, Jael BatistaPeixoto, Rodrigo AzevedoSilva, Wallace Sostene Tavares daMedeiros, Chromâcio Calafange2023-06-28T20:13:08Z2023-06-28T20:13:08Z2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9400MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T12:50:09Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9400Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T12:50:09Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Endometrite persistente pós cobertura em égua – relato de caso
title Endometrite persistente pós cobertura em égua – relato de caso
spellingShingle Endometrite persistente pós cobertura em égua – relato de caso
Medeiros, Chromâcio Calafange
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Éguas
Endometrite
Diagnóstico
Tratamento
title_short Endometrite persistente pós cobertura em égua – relato de caso
title_full Endometrite persistente pós cobertura em égua – relato de caso
title_fullStr Endometrite persistente pós cobertura em égua – relato de caso
title_full_unstemmed Endometrite persistente pós cobertura em égua – relato de caso
title_sort Endometrite persistente pós cobertura em égua – relato de caso
author Medeiros, Chromâcio Calafange
author_facet Medeiros, Chromâcio Calafange
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares , Jael Batista
Peixoto, Rodrigo Azevedo
Soares, Jael Batista
Peixoto, Rodrigo Azevedo
Silva, Wallace Sostene Tavares da
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Chromâcio Calafange
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Éguas
Endometrite
Diagnóstico
Tratamento
topic CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Éguas
Endometrite
Diagnóstico
Tratamento
description Conhecer as patologias do aparelho reprodutor em equinos é importante para o sucesso dos programas de reprodução. As endometrites, é considerada as afecções que mais acomete os equinos, que por sua vez é uma das principais causas de infertilidade ou subfertilidade em éguas. A endometrite persistente pós cobertura – EPPC, ocorre após a cobertura ou inseminação, observando uma inflamação uterina considerada fisiológica e necessária para que ocorra a limpeza uterina. O Estágio obrigatório foi realizado ao acompanhamento a um Médico Veterinário autônomo, em que foi acompanhado as atividades de campo realizadas pelo profissional, tendo como enfoque a área de reprodução equina, no período de 02 de agosto a 30 de setembro de 2021. Nesse sentido, objetivou-se relatar um caso clínico de endometrite persistente pós cobertura em égua. O conhecimento das patologias em éguas com falha nos mecanismos de limpeza uterina desenvolve a EPPC. Defeitos morfológicos, falhas no mecanismo de contração uterina e drenagem linfática são os principais fatores que tornam uma égua susceptível a EPPC. O exame ultrassonográfico durante o estro e diestro é a principal ferramenta de diagnóstico da patologia, onde é observado uma coluna de liquido uterino maior que 2cm. O tratamento consiste na modulação do processo inflamatório e na remoção do conteúdo inflamatório encontrado antes ou após a cobertura. Dessa maneira, esta revisão de literatura tem como objetivo descrever a fisiopatogenia da endometrite persistente pós cobertura, bem como seu diagnóstico e tratamento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
2023-06-28T20:13:08Z
2023-06-28T20:13:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9400
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Agrárias - CCA
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Agrárias - CCA
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747487090540544