Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Micaele Fernandes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5497
Resumo: Artigo
id UFER_535ad838f7c94b036fe6c86238ac0490
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5497
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSAEscala de motivação acadêmicaPráticas pedagógicasDesempenho acadêmicoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISArtigoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre a motivação, as práticas pedagógicas e o desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA. Para tanto, foi aplicado um questionário aos alunos matriculados do 2º ao 9º período no curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, totalizando 137 questionários válidos. A análise dos dados se deu por meio da utilização de técnicas de análise de estatística descritiva e para verificar a influência da motivação acadêmica e das práticas pedagógicas adotadas pelos professores no desempenho acadêmico dos alunos medido pelo Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), utilizou-se o método dos mínimos quadrados ordinários (MQO). Como principais resultados, verifica-se que o grau de motivação dos alunos do curso de contabilidade se classifica como “Motivação Extrínseca, Regulação Integrada”, sendo o grau mais próximo da motivação inata, indicando que, para a amostra, a formação acadêmica capacita para o mercado de trabalho, bem como irá assegurar maior competência profissional. De acordo com os resultados há indícios de que a desmotivação influencia o desempenho acadêmico, porém as motivações intrínseca, extrínseca e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes não exercem influência no desempenho acadêmico obtido pelos alunos, medido pelo IRA. Verificou-se também indicativos de que alunos mais jovens e solteiros apresentam desempenho acadêmico melhor e que o gênero não é um fator que influencia do desempenho acadêmico dos alunos do curso de ciências contábeis.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMedeiros, Jislene TrindadePaiva, Micaele Fernandes de2020-09-21T16:56:12Z2020-09-212020-09-21T16:56:12Z2017-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Paiva (2017) Citação com autor não incluído no texto: (PAIVA, 2017)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5497porPAIVA, Micaele Fernandes de. Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA. 2017. 15f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T20:22:34Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5497Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T20:22:34Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA
title Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA
spellingShingle Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA
Paiva, Micaele Fernandes de
Escala de motivação acadêmica
Práticas pedagógicas
Desempenho acadêmico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA
title_full Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA
title_fullStr Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA
title_full_unstemmed Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA
title_sort Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA
author Paiva, Micaele Fernandes de
author_facet Paiva, Micaele Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Jislene Trindade
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Micaele Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Escala de motivação acadêmica
Práticas pedagógicas
Desempenho acadêmico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
topic Escala de motivação acadêmica
Práticas pedagógicas
Desempenho acadêmico
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
description Artigo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-19
2020-09-21T16:56:12Z
2020-09-21
2020-09-21T16:56:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Citação com autor incluído no texto: Paiva (2017) Citação com autor não incluído no texto: (PAIVA, 2017)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5497
identifier_str_mv Citação com autor incluído no texto: Paiva (2017) Citação com autor não incluído no texto: (PAIVA, 2017)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PAIVA, Micaele Fernandes de. Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA. 2017. 15f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747453208952832