Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5497 |
Resumo: | Artigo |
id |
UFER_535ad838f7c94b036fe6c86238ac0490 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5497 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSAEscala de motivação acadêmicaPráticas pedagógicasDesempenho acadêmicoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEISArtigoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre a motivação, as práticas pedagógicas e o desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA. Para tanto, foi aplicado um questionário aos alunos matriculados do 2º ao 9º período no curso de graduação em ciências contábeis da UFERSA, totalizando 137 questionários válidos. A análise dos dados se deu por meio da utilização de técnicas de análise de estatística descritiva e para verificar a influência da motivação acadêmica e das práticas pedagógicas adotadas pelos professores no desempenho acadêmico dos alunos medido pelo Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), utilizou-se o método dos mínimos quadrados ordinários (MQO). Como principais resultados, verifica-se que o grau de motivação dos alunos do curso de contabilidade se classifica como “Motivação Extrínseca, Regulação Integrada”, sendo o grau mais próximo da motivação inata, indicando que, para a amostra, a formação acadêmica capacita para o mercado de trabalho, bem como irá assegurar maior competência profissional. De acordo com os resultados há indícios de que a desmotivação influencia o desempenho acadêmico, porém as motivações intrínseca, extrínseca e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes não exercem influência no desempenho acadêmico obtido pelos alunos, medido pelo IRA. Verificou-se também indicativos de que alunos mais jovens e solteiros apresentam desempenho acadêmico melhor e que o gênero não é um fator que influencia do desempenho acadêmico dos alunos do curso de ciências contábeis.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSAMedeiros, Jislene TrindadePaiva, Micaele Fernandes de2020-09-21T16:56:12Z2020-09-212020-09-21T16:56:12Z2017-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Paiva (2017) Citação com autor não incluído no texto: (PAIVA, 2017)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5497porPAIVA, Micaele Fernandes de. Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA. 2017. 15f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T20:22:34Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5497Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T20:22:34Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA |
title |
Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA |
spellingShingle |
Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA Paiva, Micaele Fernandes de Escala de motivação acadêmica Práticas pedagógicas Desempenho acadêmico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA |
title_full |
Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA |
title_fullStr |
Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA |
title_full_unstemmed |
Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA |
title_sort |
Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA |
author |
Paiva, Micaele Fernandes de |
author_facet |
Paiva, Micaele Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Medeiros, Jislene Trindade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Micaele Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escala de motivação acadêmica Práticas pedagógicas Desempenho acadêmico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Escala de motivação acadêmica Práticas pedagógicas Desempenho acadêmico CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Artigo |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-19 2020-09-21T16:56:12Z 2020-09-21 2020-09-21T16:56:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Paiva (2017) Citação com autor não incluído no texto: (PAIVA, 2017) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5497 |
identifier_str_mv |
Citação com autor incluído no texto: Paiva (2017) Citação com autor não incluído no texto: (PAIVA, 2017) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PAIVA, Micaele Fernandes de. Relação entre motivação, práticas pedagógicas e desempenho dos alunos do curso de ciências contábeis da UFERSA. 2017. 15f. Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2017. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747453208952832 |