Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Kleber Câmara
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10941
Resumo: O ensino de lógica de programação em cursos superiores apresenta alta taxa de reprovação, acarretando atrasos, desistências e outros problemas; impactando também na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e academia. Para identificar os problemas, Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) realizaram estudos em 2018 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros - RN, buscando compreender as dificuldades, motivações e desmotivações dos alunos. Desde então, ações foram desenvolvidas, como o curso Pré-Algoritmos, para minimizar o impacto das deficiências na área. A pandemia de COVID-19 impactou negativamente o ensino e aprendizagem, demandando recursos de software devido às restrições de distanciamento impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este trabalho baseia-se nos estudos de Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) para verificar se houve mudanças em relação aos estudos realizados em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa online objetivando obter dados e comparar os resultados com os trabalhos anteriores. Como resultado, foi identificado que, diferentemente dos trabalhos anteriores, a principal dificuldade em relação ao conteúdo foi o tema de Ponteiros. Desenvolver a lógica de programação continua sendo uma dificuldade entre os alunos, na qual os professores estão demandando mais atividades práticas para motivá-los, pois essa abordagem se mostra positiva, levando em consideração a motivação quando os discentes acertam e veem o código sendo executado. Assim, a utilização de objetos de aprendizagem online se mostra como a melhor estratégia para o estudo, do ponto de vista levantado pelos alunos.
id UFER_58ed05ce987d3d3ef1de2f421b53f6c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10941
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?DW learning difficulties and motivating factors for studying programming: what has changed since the 2018 studies in the it course at UFERSA, Pau dos Ferros Campus?CIENCIAS EXATAS E DA TERRAAlgoritmoProgramaçãoReprovaçãoEvasãoO ensino de lógica de programação em cursos superiores apresenta alta taxa de reprovação, acarretando atrasos, desistências e outros problemas; impactando também na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e academia. Para identificar os problemas, Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) realizaram estudos em 2018 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros - RN, buscando compreender as dificuldades, motivações e desmotivações dos alunos. Desde então, ações foram desenvolvidas, como o curso Pré-Algoritmos, para minimizar o impacto das deficiências na área. A pandemia de COVID-19 impactou negativamente o ensino e aprendizagem, demandando recursos de software devido às restrições de distanciamento impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este trabalho baseia-se nos estudos de Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) para verificar se houve mudanças em relação aos estudos realizados em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa online objetivando obter dados e comparar os resultados com os trabalhos anteriores. Como resultado, foi identificado que, diferentemente dos trabalhos anteriores, a principal dificuldade em relação ao conteúdo foi o tema de Ponteiros. Desenvolver a lógica de programação continua sendo uma dificuldade entre os alunos, na qual os professores estão demandando mais atividades práticas para motivá-los, pois essa abordagem se mostra positiva, levando em consideração a motivação quando os discentes acertam e veem o código sendo executado. Assim, a utilização de objetos de aprendizagem online se mostra como a melhor estratégia para o estudo, do ponto de vista levantado pelos alunos.12 f. : ilCentro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)BrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semiárido2024-07-12T18:14:11Z2024-07-12T18:14:11Z2024-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPDFapplication/pdfPEREIRA, Kleber Camara. Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? 2023. 12 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10941https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/5151/3538Pau dos FerrosAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Kleber Câmaraporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-07-13T03:00:58Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10941Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-07-13T03:00:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?
DW learning difficulties and motivating factors for studying programming: what has changed since the 2018 studies in the it course at UFERSA, Pau dos Ferros Campus?
title Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?
Pereira, Kleber Câmara
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Algoritmo
Programação
Reprovação
Evasão
title_short Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?
title_full Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?
title_sort Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros?
author Pereira, Kleber Câmara
author_facet Pereira, Kleber Câmara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Kleber Câmara
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Algoritmo
Programação
Reprovação
Evasão
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Algoritmo
Programação
Reprovação
Evasão
description O ensino de lógica de programação em cursos superiores apresenta alta taxa de reprovação, acarretando atrasos, desistências e outros problemas; impactando também na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e academia. Para identificar os problemas, Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) realizaram estudos em 2018 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros - RN, buscando compreender as dificuldades, motivações e desmotivações dos alunos. Desde então, ações foram desenvolvidas, como o curso Pré-Algoritmos, para minimizar o impacto das deficiências na área. A pandemia de COVID-19 impactou negativamente o ensino e aprendizagem, demandando recursos de software devido às restrições de distanciamento impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este trabalho baseia-se nos estudos de Moreira et al. (2018) e Queiroz et al. (2018) para verificar se houve mudanças em relação aos estudos realizados em 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa online objetivando obter dados e comparar os resultados com os trabalhos anteriores. Como resultado, foi identificado que, diferentemente dos trabalhos anteriores, a principal dificuldade em relação ao conteúdo foi o tema de Ponteiros. Desenvolver a lógica de programação continua sendo uma dificuldade entre os alunos, na qual os professores estão demandando mais atividades práticas para motivá-los, pois essa abordagem se mostra positiva, levando em consideração a motivação quando os discentes acertam e veem o código sendo executado. Assim, a utilização de objetos de aprendizagem online se mostra como a melhor estratégia para o estudo, do ponto de vista levantado pelos alunos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-12T18:14:11Z
2024-07-12T18:14:11Z
2024-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Kleber Camara. Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? 2023. 12 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10941
identifier_str_mv PEREIRA, Kleber Camara. Dificuldades de aprendizagem e fatores que motivam para o estudo para programação: o que mudou desde os estudos de 2018 no curso de TI da UFERSA, Campus Pau dos Ferros? 2023. 12 f. Monografia (Graduação em Tecnologia da Informação), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2023.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/5151/3538
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv PDF
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pau dos Ferros
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semiárido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros (CMPF)
Brasil
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semiárido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747471908208640