Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rodrigo Martins de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10035
Resumo: Neste artigo foram realizados diversas pesquisas e análises sobre a história do veículo elétrico, a sua dinâmica de funcionamento, os itens básicos para o desenvolvimento do protótipo elétrico e os resultados obtidos com os testes. O objetivo deste trabalho foi dominar a tecnologia por trás do transporte de propulsão elétrica, realizar ensaios e interpretar os resultados. Diversos dados foram coletados com o intuito de determinar as seguintes variáveis: autonomia, velocidade e orçamento. O veículo atingiu uma velocidade média de aproximadamente 37km/h, com uma autonomia de aproximadamente 33km por carga, sendo necessário um tempo mínimo de 12h para recarga completa baseado no carregador utilizado. A partir dos testes é possível admitir que o veículo produzido é viável e detém uma relação custo-benefício bastante significativo sendo uma possível fuga dos veículos a combustão e suas consequências.
id UFER_5b624c3dcb96059147e809d04b789ad2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10035
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétricaCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAVeículo elétricoBicicleta elétricaBateriasConsumo de energia em veículos elétricosElectric vehicleElectric BicycleBatteriesEnergy consumption in electric vehiclesNeste artigo foram realizados diversas pesquisas e análises sobre a história do veículo elétrico, a sua dinâmica de funcionamento, os itens básicos para o desenvolvimento do protótipo elétrico e os resultados obtidos com os testes. O objetivo deste trabalho foi dominar a tecnologia por trás do transporte de propulsão elétrica, realizar ensaios e interpretar os resultados. Diversos dados foram coletados com o intuito de determinar as seguintes variáveis: autonomia, velocidade e orçamento. O veículo atingiu uma velocidade média de aproximadamente 37km/h, com uma autonomia de aproximadamente 33km por carga, sendo necessário um tempo mínimo de 12h para recarga completa baseado no carregador utilizado. A partir dos testes é possível admitir que o veículo produzido é viável e detém uma relação custo-benefício bastante significativo sendo uma possível fuga dos veículos a combustão e suas consequências.In this article we selected the research and analysis on the history of the electric announcement, its dynamics of operation, the basic items for the development of the electric prototype and the results of the test completion. The objective of this work was to master a technology behind electric propulsion transport, perform tests and interpret the results. Several data were collected in order to determine the following variables: autonomy, speed and budget. The tube averages approximately 37 km / h, with a range of approximately 33 km of charge, requiring a minimum time of 12h for a full recharge without the charger used. From the tests it can be assumed that the output is feasible and the change of protocol can be an escape from combustion vehicles and its consequences.15 f.Centro Multidisciplinar de Angicos - CMABrasilDepartamento de Ciências Exatas e Tecnologia da InformaçãoUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoHenriques, Marcos Vinícius CândidoHenriques, Marcos Vinícius CândidoLeite, Francisco Edcarlos AlvesDiniz, Thatiana Cunha NavarroAraújo, Rodrigo Martins de2024-01-16T13:06:20Z2024-01-16T13:06:20Z2019-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfARAÚJO, Rodrigo Martins de. Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica. 2019. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 16 jan. 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10035AngicosAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-19T20:20:03Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10035Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-19T20:20:03Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica
title Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica
spellingShingle Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica
Araújo, Rodrigo Martins de
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Veículo elétrico
Bicicleta elétrica
Baterias
Consumo de energia em veículos elétricos
Electric vehicle
Electric Bicycle
Batteries
Energy consumption in electric vehicles
title_short Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica
title_full Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica
title_fullStr Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica
title_full_unstemmed Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica
title_sort Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica
author Araújo, Rodrigo Martins de
author_facet Araújo, Rodrigo Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Marcos Vinícius Cândido
Henriques, Marcos Vinícius Cândido
Leite, Francisco Edcarlos Alves
Diniz, Thatiana Cunha Navarro
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rodrigo Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Veículo elétrico
Bicicleta elétrica
Baterias
Consumo de energia em veículos elétricos
Electric vehicle
Electric Bicycle
Batteries
Energy consumption in electric vehicles
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Veículo elétrico
Bicicleta elétrica
Baterias
Consumo de energia em veículos elétricos
Electric vehicle
Electric Bicycle
Batteries
Energy consumption in electric vehicles
description Neste artigo foram realizados diversas pesquisas e análises sobre a história do veículo elétrico, a sua dinâmica de funcionamento, os itens básicos para o desenvolvimento do protótipo elétrico e os resultados obtidos com os testes. O objetivo deste trabalho foi dominar a tecnologia por trás do transporte de propulsão elétrica, realizar ensaios e interpretar os resultados. Diversos dados foram coletados com o intuito de determinar as seguintes variáveis: autonomia, velocidade e orçamento. O veículo atingiu uma velocidade média de aproximadamente 37km/h, com uma autonomia de aproximadamente 33km por carga, sendo necessário um tempo mínimo de 12h para recarga completa baseado no carregador utilizado. A partir dos testes é possível admitir que o veículo produzido é viável e detém uma relação custo-benefício bastante significativo sendo uma possível fuga dos veículos a combustão e suas consequências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-13
2024-01-16T13:06:20Z
2024-01-16T13:06:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Rodrigo Martins de. Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica. 2019. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 16 jan. 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10035
identifier_str_mv ARAÚJO, Rodrigo Martins de. Desenvolvimento do protótipo de uma bicicleta elétrica. 2019. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 16 jan. 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747466505945088