PERFIL DOCENTE E O DESEMPENHO NO ENADE 2015 DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRIPA, SIDNEI
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GUARISE, MARINEI ABREU MATTOS, HEIN, NELSON
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181472
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o perfil docente e a nota contínua do ENADE dos cursos de Administração e Ciências Contábeis das IES Catarinenses. O método utilizado para atingir o objetivo proposto pode ser classificado como uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva, utilizando-se de dados secundários provindos do censo da educação superior. Foram coletados dados de 148 cursos que participaram do ENADE de Administração e Ciências Contábeis no ano de 2015 e obtiveram a nota contínua do ENADE. Os dados foram analisados utilizando-se de regressão linear múltipla com utilização do software SPSS 22. Os resultados indicam que as variáveis escolhidas relativas ao perfil docente como, Número de Docentes, Nota Bruta de Mestres, Nota Bruta de Doutores e Nota Bruta do Regime de Trabalho, explica 24% e 22% na Nota Continua do ENADE dos alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis respectivamente. Analisando os dois cursos juntos, o perfil docente explica 22% na Nota Continua do ENADE. Nas análises individuais e conjunta a Nota Bruta do Regime de Trabalho influencia negativamente o desempenho dos alunos. Conclui-se que apesar dessas variáveis do perfil docente terem uma grande relevância para o cálculo do CPC, eles pouco influenciaram o desempenho dos alunos na Nota Contínua do ENADE.
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