Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Francisco Guilherme Rego
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7627
Resumo: A maioria das equações que regem o universo são escritas de maneira a atenderem o espaço tridimensional cartesiano, por se tratar de uma normatização vetorial para o cálculo diferencial, sabemos que os fenômenos físicos se apresentam de maneira natural em diversos tipos de simetria, no qual cada um necessita ser analisado em um sistema de coordenadas específico para seguir tal simetria. Dessa forma, as equações precisam ser adaptadas para cada caso. Em alguns deles, isso pode ser bastante complicado e com cálculos extensos. Nossa proposta é apresentar uma ferramenta poderosa para a análise da estrutura das equações, de forma a facilitar e reduzir essas contas extensas e adotar a um único modelo, ou seja, escrevê-las em uma notação mais elegante e compacta, chamada de notação indicial de Einstein, onde as equações são escritas através de suas grandezas, com índices representando somas e envolvendo as características gerais dos sistemas de coordenadas, como a métrica e os vetores unitários direcionais. Assim, poderemos escrevê-las de forma a representarem qualquer simetria, desde que se tenha a métrica do sistema utilizado.
id UFER_5f8b9e9884abb42ce0d500815b02e555
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7627
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIACálculoÍndicesMétricaOperadoresVetorA maioria das equações que regem o universo são escritas de maneira a atenderem o espaço tridimensional cartesiano, por se tratar de uma normatização vetorial para o cálculo diferencial, sabemos que os fenômenos físicos se apresentam de maneira natural em diversos tipos de simetria, no qual cada um necessita ser analisado em um sistema de coordenadas específico para seguir tal simetria. Dessa forma, as equações precisam ser adaptadas para cada caso. Em alguns deles, isso pode ser bastante complicado e com cálculos extensos. Nossa proposta é apresentar uma ferramenta poderosa para a análise da estrutura das equações, de forma a facilitar e reduzir essas contas extensas e adotar a um único modelo, ou seja, escrevê-las em uma notação mais elegante e compacta, chamada de notação indicial de Einstein, onde as equações são escritas através de suas grandezas, com índices representando somas e envolvendo as características gerais dos sistemas de coordenadas, como a métrica e os vetores unitários direcionais. Assim, poderemos escrevê-las de forma a representarem qualquer simetria, desde que se tenha a métrica do sistema utilizado.BrasilCentro Multidisciplinar de Pau dos FerrosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoHolanda Jr, Lino Martins deHolanda Jr, Lino Martins deHolanda Jr, Lino Martins deLavor, Otávio PaulinoSouza, Hidalyn Theodory Clemente Mattos deBrasil, Francisco Guilherme Rego2022-09-12T16:43:17Z2022-09-12T16:43:17Z2020-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfBRASIL, Francisco Guilherme Rego. Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas. 2020. 59 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2020.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7627Pau dos FerrosUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T09:22:13Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7627Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T09:22:13Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas
title Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas
spellingShingle Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas
Brasil, Francisco Guilherme Rego
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Cálculo
Índices
Métrica
Operadores
Vetor
title_short Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas
title_full Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas
title_fullStr Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas
title_full_unstemmed Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas
title_sort Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas
author Brasil, Francisco Guilherme Rego
author_facet Brasil, Francisco Guilherme Rego
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Holanda Jr, Lino Martins de
Holanda Jr, Lino Martins de
Holanda Jr, Lino Martins de
Lavor, Otávio Paulino
Souza, Hidalyn Theodory Clemente Mattos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Francisco Guilherme Rego
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Cálculo
Índices
Métrica
Operadores
Vetor
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Cálculo
Índices
Métrica
Operadores
Vetor
description A maioria das equações que regem o universo são escritas de maneira a atenderem o espaço tridimensional cartesiano, por se tratar de uma normatização vetorial para o cálculo diferencial, sabemos que os fenômenos físicos se apresentam de maneira natural em diversos tipos de simetria, no qual cada um necessita ser analisado em um sistema de coordenadas específico para seguir tal simetria. Dessa forma, as equações precisam ser adaptadas para cada caso. Em alguns deles, isso pode ser bastante complicado e com cálculos extensos. Nossa proposta é apresentar uma ferramenta poderosa para a análise da estrutura das equações, de forma a facilitar e reduzir essas contas extensas e adotar a um único modelo, ou seja, escrevê-las em uma notação mais elegante e compacta, chamada de notação indicial de Einstein, onde as equações são escritas através de suas grandezas, com índices representando somas e envolvendo as características gerais dos sistemas de coordenadas, como a métrica e os vetores unitários direcionais. Assim, poderemos escrevê-las de forma a representarem qualquer simetria, desde que se tenha a métrica do sistema utilizado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-12
2022-09-12T16:43:17Z
2022-09-12T16:43:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRASIL, Francisco Guilherme Rego. Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas. 2020. 59 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2020.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7627
identifier_str_mv BRASIL, Francisco Guilherme Rego. Desenvolvimento da álgebra para análise dos operadores vetoriais em coordenadas generalizadas. 2020. 59 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia), Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Pau dos Ferros, 2020.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Pau dos Ferros
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747471075639296