Rotatividade no setor de call center: narrativa dos ex-funcionários a respeito dos fatores causadores do turnover

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isalto, Karine de Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5278
Resumo: Monografia
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spelling Rotatividade no setor de call center: narrativa dos ex-funcionários a respeito dos fatores causadores do turnoverRotatividadeCall CenterGestão de PessoasTurnoverCall CenterPeople ManagementCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOMonografiaHigh turnover rates can significantly compromise an organization's results. In general and based on this idea, the studies favor the version of the organization to identify the factors of the same. This study, however, gives emphasis to another narrative and sought to analyze the factors that cause turnover from the discourse of former employees. A qualitative research was carried out in a call center in the city of Mossoró / RN, interviewing six former employees and comparing their narratives with the justifications present in the organization's documents. The data were transcribed, categorized and an interpretative analysis was performed. The results pointed out that the main causes of turnover are organizational factors, ex-employees' dissatisfaction regarding salary, benefits, supervisors and managers, and pressure for goals and resultsAltos índices de rotatividade podem comprometer significativamente os resultados de uma organização. De forma geral e partindo desta ideia, os estudos privilegiam a versão da organização para identificar os fatores da mesma. Este estudo, porém, dá ênfase a uma outra narrativa e buscou analisar os fatores que causam rotatividade a partir do discurso dos ex-funcionários. Foi realizado uma pesquisa qualitativa em um call center na cidade de Mossoró/RN, entrevistando seis ex-funcionários e comparando suas narrativas com as justificativas presentes nos documentos da organização. Os dados foram transcritos, categorizados e foi realizada uma análise interpretativa. Os resultados apontaram que os principais causadores da rotatividade são fatores organizacionais, insatisfação dos ex-funcionários quanto à questão de salário, benefícios, supervisores e gestores, e pressão por metas e resultados.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSANepomuceno, Luciana HolandaSiqueira, Elisabete StradiottoNobre, Liana Holanda NepomucenoIsalto, Karine de Lima2020-08-24T18:31:34Z2020-08-242020-08-24T18:31:34Z2018-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCitação com autor incluído no texto: Isalto (2018) Citação com autor não incluído no texto: (ISALTO, 2018)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5278porISALTO, Karine de Lima. Rotatividade no setor de call center: narrativa dos ex-funcionários a respeito dos fatores causadores do turnover. 2018. 66 f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Àrido, Mossoró, 2018.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T16:54:51Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5278Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T16:54:51Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
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