A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2218 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3339 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_659d348b4c2a4aa6ae78894871881720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3339 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RNCampoJogosQuímicaCountrysideGameChemistryCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALMonografiaOs jogos com caráter didático vêm ganhando importância, pois se configuram como materiais que proporcionam motivação e interação na construção do conhecimento de maneira lúdica, tornando as aulas de química atrativas. O objetivo deste trabalho foi investigar como ocorrem as aulas de química em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Upanema/RN, que recebe um quantitativo significativo de alunos oriundos do campo. Para isso, utilizou-se a pesquisa de caráter quanti-qualitativo, onde os principais autores utilizados nesse trabalho foram Lima (2013), Melatti e Hussein (2017), Santolin (2013), Moradilho, Messeder Neto e Massena (2017), Soares e Vaz (2010) e Oliveira, Silva e Ferreira (2010) e foram realizados levantamentos de dados através da aplicação de questionários com o professor da disciplina e os alunos da referida turma, além da confecção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre separação de misturas como instrumento que facilite a aprendizagem e contextualização do referido conteúdo. Para avaliar a eficácia do jogo, aplicou-se um questionário sobre o conteúdo, antes e após a aplicação do mesmo. Durante a aplicação do jogo, percebeu-se a interação, a curiosidade, a motivação e os questionamentos por parte dos alunos, que levaram a um aprofundamento e discussão sobre o assunto. Percebeu-se que houve uma melhora na fixação dos conteúdos trabalhados durante a atividade lúdica, através do aumento na porcentagem de acertos no questionário pós-jogo, observando-se assim que o lúdico e os jogos podem ser considerados práticas promissoras a serem utilizadas nas aulas de química.Os jogos com caráter didático vêm ganhando importância, pois se configuram como materiais que proporcionam motivação e interação na construção do conhecimento de maneira lúdica, tornando as aulas de química atrativas. O objetivo deste trabalho foi investigar como ocorrem as aulas de química em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Upanema/RN, que recebe um quantitativo significativo de alunos oriundos do campo. Para isso, utilizou-se a pesquisa de caráter quanti-qualitativo, onde os principais autores utilizados nesse trabalho foram Lima (2013), Melatti e Hussein (2017), Santolin (2013), Moradilho, Messeder Neto e Massena (2017), Soares e Vaz (2010) e Oliveira, Silva e Ferreira (2010) e foram realizados levantamentos de dados através da aplicação de questionários com o professor da disciplina e os alunos da referida turma, além da confecção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre separação de misturas como instrumento que facilite a aprendizagem e contextualização do referido conteúdo. Para avaliar a eficácia do jogo, aplicou-se um questionário sobre o conteúdo, antes e após a aplicação do mesmo. Durante a aplicação do jogo, percebeu-se a interação, a curiosidade, a motivação e os questionamentos por parte dos alunos, que levaram a um aprofundamento e discussão sobre o assunto. Percebeu-se que houve uma melhora na fixação dos conteúdos trabalhados durante a atividade lúdica, através do aumento na porcentagem de acertos no questionário pós-jogo, observando-se assim que o lúdico e os jogos podem ser considerados práticas promissoras a serem utilizadas nas aulas de química.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSACastro, Késia Kelly Vieira dehttp://lattes.cnpq.brVieira, Simony Maiahttp://lattes.cnpq.brSilva, Micaela Ferreira dos Santoshttp://lattes.cnpq.brSilva, Alexandra Gondim da2019-12-10T13:18:35Z2019-12-10T13:18:35Z2019-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva (2019) (SILVA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2218https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3339porSILVA, Alexandra Gondim da. A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN. 2019. 63f. (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:42:04Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3339Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:42:04Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN |
title |
A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN |
spellingShingle |
A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN Silva, Alexandra Gondim da Campo Jogos Química Countryside Game Chemistry CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
title_short |
A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN |
title_full |
A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN |
title_fullStr |
A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN |
title_full_unstemmed |
A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN |
title_sort |
A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN |
author |
Silva, Alexandra Gondim da |
author_facet |
Silva, Alexandra Gondim da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Késia Kelly Vieira de http://lattes.cnpq.br Vieira, Simony Maia http://lattes.cnpq.br Silva, Micaela Ferreira dos Santos http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandra Gondim da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo Jogos Química Countryside Game Chemistry CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
topic |
Campo Jogos Química Countryside Game Chemistry CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10T13:18:35Z 2019-12-10T13:18:35Z 2019-08-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva (2019) (SILVA, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2218 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3339 |
identifier_str_mv |
Silva (2019) (SILVA, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2218 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SILVA, Alexandra Gondim da. A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN. 2019. 63f. (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747471267528704 |