A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandra Gondim da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2218
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3339
Resumo: Monografia
id UFER_659d348b4c2a4aa6ae78894871881720
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3339
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RNCampoJogosQuímicaCountrysideGameChemistryCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALMonografiaOs jogos com caráter didático vêm ganhando importância, pois se configuram como materiais que proporcionam motivação e interação na construção do conhecimento de maneira lúdica, tornando as aulas de química atrativas. O objetivo deste trabalho foi investigar como ocorrem as aulas de química em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Upanema/RN, que recebe um quantitativo significativo de alunos oriundos do campo. Para isso, utilizou-se a pesquisa de caráter quanti-qualitativo, onde os principais autores utilizados nesse trabalho foram Lima (2013), Melatti e Hussein (2017), Santolin (2013), Moradilho, Messeder Neto e Massena (2017), Soares e Vaz (2010) e Oliveira, Silva e Ferreira (2010) e foram realizados levantamentos de dados através da aplicação de questionários com o professor da disciplina e os alunos da referida turma, além da confecção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre separação de misturas como instrumento que facilite a aprendizagem e contextualização do referido conteúdo. Para avaliar a eficácia do jogo, aplicou-se um questionário sobre o conteúdo, antes e após a aplicação do mesmo. Durante a aplicação do jogo, percebeu-se a interação, a curiosidade, a motivação e os questionamentos por parte dos alunos, que levaram a um aprofundamento e discussão sobre o assunto. Percebeu-se que houve uma melhora na fixação dos conteúdos trabalhados durante a atividade lúdica, através do aumento na porcentagem de acertos no questionário pós-jogo, observando-se assim que o lúdico e os jogos podem ser considerados práticas promissoras a serem utilizadas nas aulas de química.Os jogos com caráter didático vêm ganhando importância, pois se configuram como materiais que proporcionam motivação e interação na construção do conhecimento de maneira lúdica, tornando as aulas de química atrativas. O objetivo deste trabalho foi investigar como ocorrem as aulas de química em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Upanema/RN, que recebe um quantitativo significativo de alunos oriundos do campo. Para isso, utilizou-se a pesquisa de caráter quanti-qualitativo, onde os principais autores utilizados nesse trabalho foram Lima (2013), Melatti e Hussein (2017), Santolin (2013), Moradilho, Messeder Neto e Massena (2017), Soares e Vaz (2010) e Oliveira, Silva e Ferreira (2010) e foram realizados levantamentos de dados através da aplicação de questionários com o professor da disciplina e os alunos da referida turma, além da confecção e aplicação de um jogo de tabuleiro sobre separação de misturas como instrumento que facilite a aprendizagem e contextualização do referido conteúdo. Para avaliar a eficácia do jogo, aplicou-se um questionário sobre o conteúdo, antes e após a aplicação do mesmo. Durante a aplicação do jogo, percebeu-se a interação, a curiosidade, a motivação e os questionamentos por parte dos alunos, que levaram a um aprofundamento e discussão sobre o assunto. Percebeu-se que houve uma melhora na fixação dos conteúdos trabalhados durante a atividade lúdica, através do aumento na porcentagem de acertos no questionário pós-jogo, observando-se assim que o lúdico e os jogos podem ser considerados práticas promissoras a serem utilizadas nas aulas de química.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHUFERSACastro, Késia Kelly Vieira dehttp://lattes.cnpq.brVieira, Simony Maiahttp://lattes.cnpq.brSilva, Micaela Ferreira dos Santoshttp://lattes.cnpq.brSilva, Alexandra Gondim da2019-12-10T13:18:35Z2019-12-10T13:18:35Z2019-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSilva (2019) (SILVA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2218https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3339porSILVA, Alexandra Gondim da. A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN. 2019. 63f. (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-11-20T23:42:04Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/3339Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-11-20T23:42:04Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN
title A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN
spellingShingle A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN
Silva, Alexandra Gondim da
Campo
Jogos
Química
Countryside
Game
Chemistry
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
title_short A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN
title_full A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN
title_fullStr A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN
title_full_unstemmed A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN
title_sort A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN
author Silva, Alexandra Gondim da
author_facet Silva, Alexandra Gondim da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Késia Kelly Vieira de
http://lattes.cnpq.br
Vieira, Simony Maia
http://lattes.cnpq.br
Silva, Micaela Ferreira dos Santos
http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexandra Gondim da
dc.subject.por.fl_str_mv Campo
Jogos
Química
Countryside
Game
Chemistry
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
topic Campo
Jogos
Química
Countryside
Game
Chemistry
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-10T13:18:35Z
2019-12-10T13:18:35Z
2019-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva (2019) (SILVA, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2218
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3339
identifier_str_mv Silva (2019) (SILVA, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2218
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/3339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Alexandra Gondim da. A importância de trabalhar com jogos para o ensino de química na educação do campo em Upanema/RN. 2019. 63f. (Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747471267528704