Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9918 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise acerca do acesso ao transporte para o deslocamento de mulheres agricultoras estudantes universitárias que residem na comunidade Projeto de Assentamento Favela, zona rural de Mossoró. Para atingir este objetivo, selecionamos 07 mulheres que já cursaram e/ou estão cursando o Ensino Superior em duas instituições de ensino. A amostra foi organizada em dois segmentos: 1) mulheres que já concluíram o curso e 2) mulheres que ainda estão cursando. A partir da amostra selecionada, foi possível fazer um comparativo entre as condições de acesso das mulheres que estudaram de 2006 a 2010 e mulheres que ingressaram em 2013 e concluíram ou ainda estão em fase de conclusão do curso. O estudo partiu de uma abordagem qualitativa, fizemos o uso de questionário e análise descritiva dos resultados obtidos. O recorte empírico nos deu possibilidade de observar que os desafios de acesso e permanência no Ensino Superior ainda são muito expressivos, caracterizando uma ausência de políticas mais eficazes nesse sentido. A partir dos resultados foi possível também refletir acerca das desigualdades de acesso e impacto destas no sucesso acadêmico, posto que mesmo chegando à Universidade, as condições de acesso das mulheres investigadas são desiguais e precarizadas. Palavras-chave: acesso; ensino superior; mulheres; permanência. |
id |
UFER_6a533fdd7bd6c9021c3967ec1b53796f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9918 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RNCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALAcessoEnsino SuperiorMulheresPermanênciaO presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise acerca do acesso ao transporte para o deslocamento de mulheres agricultoras estudantes universitárias que residem na comunidade Projeto de Assentamento Favela, zona rural de Mossoró. Para atingir este objetivo, selecionamos 07 mulheres que já cursaram e/ou estão cursando o Ensino Superior em duas instituições de ensino. A amostra foi organizada em dois segmentos: 1) mulheres que já concluíram o curso e 2) mulheres que ainda estão cursando. A partir da amostra selecionada, foi possível fazer um comparativo entre as condições de acesso das mulheres que estudaram de 2006 a 2010 e mulheres que ingressaram em 2013 e concluíram ou ainda estão em fase de conclusão do curso. O estudo partiu de uma abordagem qualitativa, fizemos o uso de questionário e análise descritiva dos resultados obtidos. O recorte empírico nos deu possibilidade de observar que os desafios de acesso e permanência no Ensino Superior ainda são muito expressivos, caracterizando uma ausência de políticas mais eficazes nesse sentido. A partir dos resultados foi possível também refletir acerca das desigualdades de acesso e impacto destas no sucesso acadêmico, posto que mesmo chegando à Universidade, as condições de acesso das mulheres investigadas são desiguais e precarizadas. Palavras-chave: acesso; ensino superior; mulheres; permanência.The present work aims to develop an analysis of access to transport for the movement of female farmers who are university students who live in the Projeto de Assentamento Favela community, rural area of Mossoró-RN. To achieve this objective, we selected 07 women who have already studied and/or are studying Higher Education at two educational institutions. The sample was organized into two segments: 1) women who have already completed the course and 2) women who are still taking the course. From the selected sample, it was possible to make a comparison between the access conditions of women who studied from 2006 to 2010 and women who entered in 2013 and completed or are still in the process of completing the course. The study started from a qualitative approach, we used a questionnaire and analyzed the results obtained. The empirical approach gave us the opportunity to observe that the challenges of access and retention in Higher Education are still very significant, characterizing a lack of more effective policies in this regard. Based on the results, it was also possible to reflect on inequalities in access and their impact on academic success, given that even when they arrive at the University, the access conditions of the women investigated are unequal and precarious. Keywords: access; higher education; women; permanence.30 f.Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAHBrasilUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoAmorim, Jamira Lopes deAmorim, Jamira Lopes deFreire, Sara Cristina dos SantosCarvalho, Sandra Maria gadelha deSilva, Jeciane Mendes2023-12-14T14:51:11Z2023-12-14T14:51:11Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfSILVA, Jeciane Mendes. Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em mossoró /RN. 2023. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Silva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2023)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9918MossoróAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-12-20T23:32:53Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/9918Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-12-20T23:32:53Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN |
title |
Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN |
spellingShingle |
Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN Silva, Jeciane Mendes CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Acesso Ensino Superior Mulheres Permanência |
title_short |
Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN |
title_full |
Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN |
title_fullStr |
Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN |
title_full_unstemmed |
Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN |
title_sort |
Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN |
author |
Silva, Jeciane Mendes |
author_facet |
Silva, Jeciane Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amorim, Jamira Lopes de Amorim, Jamira Lopes de Freire, Sara Cristina dos Santos Carvalho, Sandra Maria gadelha de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jeciane Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Acesso Ensino Superior Mulheres Permanência |
topic |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL Acesso Ensino Superior Mulheres Permanência |
description |
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise acerca do acesso ao transporte para o deslocamento de mulheres agricultoras estudantes universitárias que residem na comunidade Projeto de Assentamento Favela, zona rural de Mossoró. Para atingir este objetivo, selecionamos 07 mulheres que já cursaram e/ou estão cursando o Ensino Superior em duas instituições de ensino. A amostra foi organizada em dois segmentos: 1) mulheres que já concluíram o curso e 2) mulheres que ainda estão cursando. A partir da amostra selecionada, foi possível fazer um comparativo entre as condições de acesso das mulheres que estudaram de 2006 a 2010 e mulheres que ingressaram em 2013 e concluíram ou ainda estão em fase de conclusão do curso. O estudo partiu de uma abordagem qualitativa, fizemos o uso de questionário e análise descritiva dos resultados obtidos. O recorte empírico nos deu possibilidade de observar que os desafios de acesso e permanência no Ensino Superior ainda são muito expressivos, caracterizando uma ausência de políticas mais eficazes nesse sentido. A partir dos resultados foi possível também refletir acerca das desigualdades de acesso e impacto destas no sucesso acadêmico, posto que mesmo chegando à Universidade, as condições de acesso das mulheres investigadas são desiguais e precarizadas. Palavras-chave: acesso; ensino superior; mulheres; permanência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14T14:51:11Z 2023-12-14T14:51:11Z 2023-10-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Jeciane Mendes. Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em mossoró /RN. 2023. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Silva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2023) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9918 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jeciane Mendes. Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em mossoró /RN. 2023. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro Acadêmico da LEDOC, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Mossoró/RN, 2023. Citação com autor incluído no texto: Silva (2023) Citação com autor não incluído no texto: (SILVA, 2023) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Mossoró |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas - CCSAH Brasil UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747462392381440 |