Desafio de acesso e permanência no ensino superior: um estudo com mulheres camponesas do P.A favela em Mossoró /RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jeciane Mendes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9918
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise acerca do acesso ao transporte para o deslocamento de mulheres agricultoras estudantes universitárias que residem na comunidade Projeto de Assentamento Favela, zona rural de Mossoró. Para atingir este objetivo, selecionamos 07 mulheres que já cursaram e/ou estão cursando o Ensino Superior em duas instituições de ensino. A amostra foi organizada em dois segmentos: 1) mulheres que já concluíram o curso e 2) mulheres que ainda estão cursando. A partir da amostra selecionada, foi possível fazer um comparativo entre as condições de acesso das mulheres que estudaram de 2006 a 2010 e mulheres que ingressaram em 2013 e concluíram ou ainda estão em fase de conclusão do curso. O estudo partiu de uma abordagem qualitativa, fizemos o uso de questionário e análise descritiva dos resultados obtidos. O recorte empírico nos deu possibilidade de observar que os desafios de acesso e permanência no Ensino Superior ainda são muito expressivos, caracterizando uma ausência de políticas mais eficazes nesse sentido. A partir dos resultados foi possível também refletir acerca das desigualdades de acesso e impacto destas no sucesso acadêmico, posto que mesmo chegando à Universidade, as condições de acesso das mulheres investigadas são desiguais e precarizadas. Palavras-chave: acesso; ensino superior; mulheres; permanência.
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