Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Jadson Barbosa de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10301
Resumo: Este estudo de caso investigou as dificuldades enfrentadas pelas escolas do ensino fundamental do município de Jucurutu no Rio Grande do Norte, bem como a adaptação e visão dos professores durante o ensino remoto entre escolas particulares e públicas. No geral as escolas possuíam um total de vinte e quatro professores, mas a pesquisa contou com uma amostra de apenas doze professores que foram entrevistados em quatro escolas distintas, duas públicas e duas privadas. A pesquisa foi realizada por meio de questionário o qual serviu como levantamento de dados para a pesquisa. Os resultados indicaram que os professores que participaram da pesquisa enfrentaram desafios significativos durante o ensino remoto, incluindo a falta de recursos tecnológicos e a dificuldade em manter os alunos engajados. As escolas adotaram medidas para garantir a continuidade do ensino, como a distribuição de materiais impressos e a realização de aulas online. No entanto, os professores relataram que o ensino presencial é mais eficaz e que os alunos tiveram dificuldades em se adaptar ao retorno às aulas presenciais.
id UFER_7a678c2cbfe4b80afbf4dc24f0e78822
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10301
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAAulas remotasEscolasEnsino fundamentalEste estudo de caso investigou as dificuldades enfrentadas pelas escolas do ensino fundamental do município de Jucurutu no Rio Grande do Norte, bem como a adaptação e visão dos professores durante o ensino remoto entre escolas particulares e públicas. No geral as escolas possuíam um total de vinte e quatro professores, mas a pesquisa contou com uma amostra de apenas doze professores que foram entrevistados em quatro escolas distintas, duas públicas e duas privadas. A pesquisa foi realizada por meio de questionário o qual serviu como levantamento de dados para a pesquisa. Os resultados indicaram que os professores que participaram da pesquisa enfrentaram desafios significativos durante o ensino remoto, incluindo a falta de recursos tecnológicos e a dificuldade em manter os alunos engajados. As escolas adotaram medidas para garantir a continuidade do ensino, como a distribuição de materiais impressos e a realização de aulas online. No entanto, os professores relataram que o ensino presencial é mais eficaz e que os alunos tiveram dificuldades em se adaptar ao retorno às aulas presenciais.17 f.Centro Multidisciplinar de Angicos - CMABrasilDepartamento de Ciências Exatas e Tecnologia da InformaçãoUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCunha, Enai Taveira daCunha, Enai Taveira daRocha, Andre Luiz Sena daSilva, Roberta Perreira daSilvaMedeiros, Jadson Barbosa de2024-01-26T15:06:19Z2024-01-26T15:06:19Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMEDEIROS, Jadson Barbosa de. Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 25 jan. 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10301AngicosAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T19:09:13Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10301Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T19:09:13Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.
title Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.
spellingShingle Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.
Medeiros, Jadson Barbosa de
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Aulas remotas
Escolas
Ensino fundamental
title_short Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.
title_full Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.
title_fullStr Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.
title_full_unstemmed Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.
title_sort Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.
author Medeiros, Jadson Barbosa de
author_facet Medeiros, Jadson Barbosa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Enai Taveira da
Cunha, Enai Taveira da
Rocha, Andre Luiz Sena da
Silva, Roberta Perreira da
Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Jadson Barbosa de
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Aulas remotas
Escolas
Ensino fundamental
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Aulas remotas
Escolas
Ensino fundamental
description Este estudo de caso investigou as dificuldades enfrentadas pelas escolas do ensino fundamental do município de Jucurutu no Rio Grande do Norte, bem como a adaptação e visão dos professores durante o ensino remoto entre escolas particulares e públicas. No geral as escolas possuíam um total de vinte e quatro professores, mas a pesquisa contou com uma amostra de apenas doze professores que foram entrevistados em quatro escolas distintas, duas públicas e duas privadas. A pesquisa foi realizada por meio de questionário o qual serviu como levantamento de dados para a pesquisa. Os resultados indicaram que os professores que participaram da pesquisa enfrentaram desafios significativos durante o ensino remoto, incluindo a falta de recursos tecnológicos e a dificuldade em manter os alunos engajados. As escolas adotaram medidas para garantir a continuidade do ensino, como a distribuição de materiais impressos e a realização de aulas online. No entanto, os professores relataram que o ensino presencial é mais eficaz e que os alunos tiveram dificuldades em se adaptar ao retorno às aulas presenciais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-13
2024-01-26T15:06:19Z
2024-01-26T15:06:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Jadson Barbosa de. Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 25 jan. 2024.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10301
identifier_str_mv MEDEIROS, Jadson Barbosa de. Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 25 jan. 2024.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
UFERSA
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA
Brasil
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747490681913344