Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10301 |
Resumo: | Este estudo de caso investigou as dificuldades enfrentadas pelas escolas do ensino fundamental do município de Jucurutu no Rio Grande do Norte, bem como a adaptação e visão dos professores durante o ensino remoto entre escolas particulares e públicas. No geral as escolas possuíam um total de vinte e quatro professores, mas a pesquisa contou com uma amostra de apenas doze professores que foram entrevistados em quatro escolas distintas, duas públicas e duas privadas. A pesquisa foi realizada por meio de questionário o qual serviu como levantamento de dados para a pesquisa. Os resultados indicaram que os professores que participaram da pesquisa enfrentaram desafios significativos durante o ensino remoto, incluindo a falta de recursos tecnológicos e a dificuldade em manter os alunos engajados. As escolas adotaram medidas para garantir a continuidade do ensino, como a distribuição de materiais impressos e a realização de aulas online. No entanto, os professores relataram que o ensino presencial é mais eficaz e que os alunos tiveram dificuldades em se adaptar ao retorno às aulas presenciais. |
id |
UFER_7a678c2cbfe4b80afbf4dc24f0e78822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10301 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso.CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAAulas remotasEscolasEnsino fundamentalEste estudo de caso investigou as dificuldades enfrentadas pelas escolas do ensino fundamental do município de Jucurutu no Rio Grande do Norte, bem como a adaptação e visão dos professores durante o ensino remoto entre escolas particulares e públicas. No geral as escolas possuíam um total de vinte e quatro professores, mas a pesquisa contou com uma amostra de apenas doze professores que foram entrevistados em quatro escolas distintas, duas públicas e duas privadas. A pesquisa foi realizada por meio de questionário o qual serviu como levantamento de dados para a pesquisa. Os resultados indicaram que os professores que participaram da pesquisa enfrentaram desafios significativos durante o ensino remoto, incluindo a falta de recursos tecnológicos e a dificuldade em manter os alunos engajados. As escolas adotaram medidas para garantir a continuidade do ensino, como a distribuição de materiais impressos e a realização de aulas online. No entanto, os professores relataram que o ensino presencial é mais eficaz e que os alunos tiveram dificuldades em se adaptar ao retorno às aulas presenciais.17 f.Centro Multidisciplinar de Angicos - CMABrasilDepartamento de Ciências Exatas e Tecnologia da InformaçãoUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoCunha, Enai Taveira daCunha, Enai Taveira daRocha, Andre Luiz Sena daSilva, Roberta Perreira daSilvaMedeiros, Jadson Barbosa de2024-01-26T15:06:19Z2024-01-26T15:06:19Z2023-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfMEDEIROS, Jadson Barbosa de. Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 25 jan. 2024.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10301AngicosAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilUFERSAhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T19:09:13Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/10301Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T19:09:13Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. |
title |
Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. |
spellingShingle |
Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. Medeiros, Jadson Barbosa de CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Aulas remotas Escolas Ensino fundamental |
title_short |
Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. |
title_full |
Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. |
title_fullStr |
Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. |
title_sort |
Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. |
author |
Medeiros, Jadson Barbosa de |
author_facet |
Medeiros, Jadson Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Enai Taveira da Cunha, Enai Taveira da Rocha, Andre Luiz Sena da Silva, Roberta Perreira da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Jadson Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Aulas remotas Escolas Ensino fundamental |
topic |
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Aulas remotas Escolas Ensino fundamental |
description |
Este estudo de caso investigou as dificuldades enfrentadas pelas escolas do ensino fundamental do município de Jucurutu no Rio Grande do Norte, bem como a adaptação e visão dos professores durante o ensino remoto entre escolas particulares e públicas. No geral as escolas possuíam um total de vinte e quatro professores, mas a pesquisa contou com uma amostra de apenas doze professores que foram entrevistados em quatro escolas distintas, duas públicas e duas privadas. A pesquisa foi realizada por meio de questionário o qual serviu como levantamento de dados para a pesquisa. Os resultados indicaram que os professores que participaram da pesquisa enfrentaram desafios significativos durante o ensino remoto, incluindo a falta de recursos tecnológicos e a dificuldade em manter os alunos engajados. As escolas adotaram medidas para garantir a continuidade do ensino, como a distribuição de materiais impressos e a realização de aulas online. No entanto, os professores relataram que o ensino presencial é mais eficaz e que os alunos tiveram dificuldades em se adaptar ao retorno às aulas presenciais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-13 2024-01-26T15:06:19Z 2024-01-26T15:06:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Jadson Barbosa de. Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 25 jan. 2024. https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10301 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Jadson Barbosa de. Uma análise sobre o ensino remoto na visão dos professores em escolas da zona urbana de um município do Rio Grande do Norte: estudo de caso. 2023. 17 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/home. Acesso em: 25 jan. 2024. |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/10301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil UFERSA http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA Brasil Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro Multidisciplinar de Angicos - CMA Brasil Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747490681913344 |