Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2115 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2938 |
Resumo: | Monografia |
id |
UFER_82faaa27f6c48687618861c48c0a1683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2938 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo bajaBajaAnálise dinâmicaÂngulo de ataqueCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAMonografiaThe Baja is a type of vehicle off-road, that due to its dynamics, gathers various characteristics capable of transpose various types of lands. The SAE BRAZIL proposes engineering students to design and to build these types of vehicle, with intent of promoting competitions of regional, national, and worldwide levels, instigating the involved to search shapes and opportunities of improvements of the projects year after year. The study presents the thematic about the achievement of the study of the influence of the angle of attack in the dynamic answer in the baja vehicle, it were made analysis between two vehicle, in the which have angles of distinct attacks. It was perfomed a analyse about the angle camber, caster, roll center and longitudinal displacement of the front wheels about of the vehicles CT17/18 and SEVERO18/19, produced by team Caraubaja. It put up data leading in consideration the results obtained in the simulations perfomed in softwares and in national and regional competitions, in the which were perfomed static and dynamic comparatives. With help off the softwares Inventor and ADAMS car, it were patterned in 3D, both vehicles. The studies revealed significant diferences in each one of the vehicles, the vehicle CT17/18 which one has minor angle of attack, presented better variation of the roll center, while the vehicle SEVERO18/19 which one has greater angle of attack, presented better varation of the other parameters analyzed, which influenced of positive form the overcoming of obstacles when compared to CT17/18, beyond of reducing the absorption of lateral forces and increase of resistance to efforts. Lastly, it was possible to analyze improvements of project from of the increase of the angle of attack.O Baja é um tipo de veículo off-road, que devido à sua dinâmica, reúne diversas características capazes de transpor vários tipos de terrenos. A SAE Brasil, propõe estudantes de engenharia projetar e construir esses tipos de veículos, com intuito de promover competições de níveis regionais, nacionais e mundiais, instigando os envolvidos a buscar formas e oportunidades de melhorias dos projetos ano após ano. O trabalho apresenta à temática sobre a realização do estudo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica no veículo baja. Foram feitas análises entre dois veículos, no qual possuem ângulos de ataque distintos, estes foram desenvolvidos pela equipe Caraubaja. Foi realizada uma análise sobre o ângulo camber, caster, roll center e deslocamento longitudinal das rodas dianteiras acerca dos veículos CT17/18 e SEVERO18/19. Foi feita uma coleta de dados levando em consideração os resultados obtidos nas simulações realizadas em softwares e em competições nacionais e regionais, no qual foram realizados comparativos estáticos e dinâmicos. Com auxílio dos softwares Inventor e ADAMS Car, foram modelados em 3D ambos veículos. Os estudos revelaram diferenças significativas em cada um dos veículos, o veículo CT17/18 o qual tem ângulo de ataque menor, apresentou melhor variação do roll center, enquanto o veículo SEVERO18/19 o qual tem maior ângulo de ataque, apresentou melhor variação dos demais parâmetros analisados, o que influenciou diretamente em uma melhor superação de obstáculos quando comparado ao CT17/18, além de reduzir a absorção de forças laterais e aumento de resistência à esforços, assim foi possível analisar melhorias de projeto a partir do aumento do ângulo de ataque.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de CaraúbasUFERSAPereira, Alison Kaio Dantashttp://lattes.cnpq.br/Mendes, Rafael Bezerra Azevedohttp://lattes.cnpq.br/Oliveira, Andersson Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/Guimarães, Aracelle de Albuquerque Santoshttp://lattes.cnpq.br/Melo, Maize Cibele de Lima2019-12-05T12:13:44Z2019-12-05T12:13:44Z2019-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMelo (2019) (MELO, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2115https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2938porMELO, Maize Cibele de Lima. Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja. 2019. 56 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-02-08T23:35:22Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/2938Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-02-08T23:35:22Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja |
title |
Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja |
spellingShingle |
Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja Melo, Maize Cibele de Lima Baja Análise dinâmica Ângulo de ataque CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA |
title_short |
Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja |
title_full |
Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja |
title_fullStr |
Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja |
title_full_unstemmed |
Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja |
title_sort |
Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja |
author |
Melo, Maize Cibele de Lima |
author_facet |
Melo, Maize Cibele de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Alison Kaio Dantas http://lattes.cnpq.br/ Mendes, Rafael Bezerra Azevedo http://lattes.cnpq.br/ Oliveira, Andersson Guimarães http://lattes.cnpq.br/ Guimarães, Aracelle de Albuquerque Santos http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maize Cibele de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Baja Análise dinâmica Ângulo de ataque CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA |
topic |
Baja Análise dinâmica Ângulo de ataque CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA |
description |
Monografia |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05T12:13:44Z 2019-12-05T12:13:44Z 2019-03-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Melo (2019) (MELO, 2019) https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2115 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2938 |
identifier_str_mv |
Melo (2019) (MELO, 2019) |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2115 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/2938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MELO, Maize Cibele de Lima. Estudo comparativo da influência do ângulo de ataque na resposta dinâmica de um veículo baja. 2019. 56 f. Monografia (Graduação em Ciência e Tecnologia), Centro Multidisciplinar de Caraúbas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Caraúbas, 2019. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido Brasil Centro Multidisciplinar de Caraúbas UFERSA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747481235292160 |