O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24919 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo investigar e intervir nas abordagens de ensino de gramática presentes no livro didático Português Linguagem, 9º Ano, Ensino Fundamental II. Sabe-se que o ensino de gramática, na escola, tem sido objeto de interesse de muitos estudiosos da linguagem e de docentes. Este trabalho, motivado pela observação de dificuldades encontradas na prática docente de língua portuguesa, tece algumas reflexões e busca indicar caminhos com base em uma intervenção pedagógica, no tocante ao ensino de gramática desenvolvido a partir do livro didático. A pesquisa-ação foi realizada em turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, na cidade de Ipueira - RN. Esse estudo observa ainda as contribuições e implicações do livro didático Português Linguagem para o ensino gramatical e, a partir de dados colhidos, confronta tais colaborações com as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em contribuições de teóricos como Antunes (2003), Neves (2003) Possenti (1996), Traváglia (2009), Bagno (2001) dentre outros. Essencialmente, destacamos os conceitos, a importância e a aplicação da gramática, nas aulas de língua portuguesa. O trabalho se propõe, pois, a investigar e intervir no ensino de gramática, tomando como corpus as orações subordinadas adverbais, explicitando a proposta constante do livro didático abordado, objetivando ampliá-la. Discute ainda a relevância de um trabalho reflexivo com a gramática na sala de aula. Analisa, para tanto, que perspectivas e que práticas foram incorporadas pelo livro didático trabalhado, no que concerne ao ensino da gramática da língua materna e, em consequência, tenta apontar que caminhos seguir para um ensino que priorize uma visão dinâmica da língua, trabalhando as categorias gramaticais como elementos que dão suporte à significação dos enunciados em situações concretas de uso. Apoia-se, para tanto, em uma sequência didática aplicada com os alunos participantes da pesquisa. O trabalho mostra os limites do livro didático, entendendo que, mesmo que este tenha méritos, a interferência do professor se faz indispensável na complementação das propostas daquele, pois cabe ao docente abordar os conteúdos gramaticais adaptando-os à realidade dos alunos, de modo a fazer sentido para eles, contribuindo, desse modo, para o preenchimento das lacunas existentes no livro didático. |
id |
UFRN_8b71e48858c6cf7407b0dfd8f0358703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24919 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Araújo, Gerlúcio Medeiros deSousa, Gilton Sampaio deAzevedo, Josilete Alves Moreira deMedeiros, Mario Lourenço de2018-03-20T10:44:01Z2018-03-20T10:44:01Z2017-07-31ARAÚJO, Gerlúcio Medeiros de. O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial. 2017. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24919O presente trabalho tem por objetivo investigar e intervir nas abordagens de ensino de gramática presentes no livro didático Português Linguagem, 9º Ano, Ensino Fundamental II. Sabe-se que o ensino de gramática, na escola, tem sido objeto de interesse de muitos estudiosos da linguagem e de docentes. Este trabalho, motivado pela observação de dificuldades encontradas na prática docente de língua portuguesa, tece algumas reflexões e busca indicar caminhos com base em uma intervenção pedagógica, no tocante ao ensino de gramática desenvolvido a partir do livro didático. A pesquisa-ação foi realizada em turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, na cidade de Ipueira - RN. Esse estudo observa ainda as contribuições e implicações do livro didático Português Linguagem para o ensino gramatical e, a partir de dados colhidos, confronta tais colaborações com as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em contribuições de teóricos como Antunes (2003), Neves (2003) Possenti (1996), Traváglia (2009), Bagno (2001) dentre outros. Essencialmente, destacamos os conceitos, a importância e a aplicação da gramática, nas aulas de língua portuguesa. O trabalho se propõe, pois, a investigar e intervir no ensino de gramática, tomando como corpus as orações subordinadas adverbais, explicitando a proposta constante do livro didático abordado, objetivando ampliá-la. Discute ainda a relevância de um trabalho reflexivo com a gramática na sala de aula. Analisa, para tanto, que perspectivas e que práticas foram incorporadas pelo livro didático trabalhado, no que concerne ao ensino da gramática da língua materna e, em consequência, tenta apontar que caminhos seguir para um ensino que priorize uma visão dinâmica da língua, trabalhando as categorias gramaticais como elementos que dão suporte à significação dos enunciados em situações concretas de uso. Apoia-se, para tanto, em uma sequência didática aplicada com os alunos participantes da pesquisa. O trabalho mostra os limites do livro didático, entendendo que, mesmo que este tenha méritos, a interferência do professor se faz indispensável na complementação das propostas daquele, pois cabe ao docente abordar os conteúdos gramaticais adaptando-os à realidade dos alunos, de modo a fazer sentido para eles, contribuindo, desse modo, para o preenchimento das lacunas existentes no livro didático.The present work aims to investigate and intervene in the approaches of grammar teaching present in the Portuguese language textbook, 9th Year, Elementary School II. It is known that the teaching of grammar, in school, has been the object of interest of many language students and teachers. This work, motivated by the observation of difficulties found in the teaching practice of Portuguese language, weaves some reflections and seeks to indicate paths based on a pedagogical intervention, in relation to the teaching of grammar developed from the textbook. The action research was carried out in a class of the 9th year of Elementary School II, of a public school, in the city of Ipueira - RN. This study also looks at the contributions and implications of the Portuguese language textbook for grammar teaching and, based on collected data, confronts such collaborations with the orientations present in the National Curricular Parameters and in the contributions of theorists such as Antunes (2003), Neves (2003) ) Possenti (1996), Traváglia (2009), Bagno (2001) among others. Essentially, we highlight the concepts, importance and application of grammar in Portuguese language classes. The work proposes, therefore, to investigate and intervene in the teaching of grammar, taking as corpus the clauses subordinated adverbais, explaining the proposal in the textbook approached, with the purpose of amplifying it. It also discusses the relevance of reflective work with grammar in the classroom. It analyzes, therefore, what perspectives and practices have been incorporated by the textbook worked, in what concerns the teaching of the grammar of the mother tongue and, consequently, tries to point out which paths to follow a teaching that prioritize a dynamic view of the language, working the grammatical categories as elements that support the signification of statements in concrete situations of use. It is supported by a didactic sequence applied with the students participating in the research. The work shows the limits of the textbook, understanding that, even if it has merits, the teacher's interference becomes indispensable in complementing the teacher's proposals, because it is up to the teacher to approach the grammatical contents by adapting them to the students reality, in order to make sense for them, thus contributing to filling the gaps in the textbook.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASGramáticaLivro didáticoAbordagem do ensino de gramáticaO livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.txtGerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain164056https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24919/2/GerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.txt49a2d339449530a3e60ea183bd76465dMD52THUMBNAILGerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgGerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3475https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24919/3/GerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.jpga0dc3ccbff810b4c7a1e8e67a90a7ec1MD53TEXTGerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.txtGerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain164056https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24919/2/GerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.txt49a2d339449530a3e60ea183bd76465dMD52THUMBNAILGerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgGerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3475https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24919/3/GerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.jpga0dc3ccbff810b4c7a1e8e67a90a7ec1MD53ORIGINALGerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdfGerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf8599704https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24919/1/GerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf6f02c7d293ed1be491a0aa3bb685126bMD51123456789/249192019-01-30 16:42:08.212oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24919Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:42:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial |
title |
O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial |
spellingShingle |
O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial Araújo, Gerlúcio Medeiros de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Gramática Livro didático Abordagem do ensino de gramática |
title_short |
O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial |
title_full |
O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial |
title_fullStr |
O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial |
title_full_unstemmed |
O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial |
title_sort |
O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial |
author |
Araújo, Gerlúcio Medeiros de |
author_facet |
Araújo, Gerlúcio Medeiros de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Sousa, Gilton Sampaio de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Gerlúcio Medeiros de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Mario Lourenço de |
contributor_str_mv |
Medeiros, Mario Lourenço de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Gramática Livro didático Abordagem do ensino de gramática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Livro didático Abordagem do ensino de gramática |
description |
O presente trabalho tem por objetivo investigar e intervir nas abordagens de ensino de gramática presentes no livro didático Português Linguagem, 9º Ano, Ensino Fundamental II. Sabe-se que o ensino de gramática, na escola, tem sido objeto de interesse de muitos estudiosos da linguagem e de docentes. Este trabalho, motivado pela observação de dificuldades encontradas na prática docente de língua portuguesa, tece algumas reflexões e busca indicar caminhos com base em uma intervenção pedagógica, no tocante ao ensino de gramática desenvolvido a partir do livro didático. A pesquisa-ação foi realizada em turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública, na cidade de Ipueira - RN. Esse estudo observa ainda as contribuições e implicações do livro didático Português Linguagem para o ensino gramatical e, a partir de dados colhidos, confronta tais colaborações com as orientações presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em contribuições de teóricos como Antunes (2003), Neves (2003) Possenti (1996), Traváglia (2009), Bagno (2001) dentre outros. Essencialmente, destacamos os conceitos, a importância e a aplicação da gramática, nas aulas de língua portuguesa. O trabalho se propõe, pois, a investigar e intervir no ensino de gramática, tomando como corpus as orações subordinadas adverbais, explicitando a proposta constante do livro didático abordado, objetivando ampliá-la. Discute ainda a relevância de um trabalho reflexivo com a gramática na sala de aula. Analisa, para tanto, que perspectivas e que práticas foram incorporadas pelo livro didático trabalhado, no que concerne ao ensino da gramática da língua materna e, em consequência, tenta apontar que caminhos seguir para um ensino que priorize uma visão dinâmica da língua, trabalhando as categorias gramaticais como elementos que dão suporte à significação dos enunciados em situações concretas de uso. Apoia-se, para tanto, em uma sequência didática aplicada com os alunos participantes da pesquisa. O trabalho mostra os limites do livro didático, entendendo que, mesmo que este tenha méritos, a interferência do professor se faz indispensável na complementação das propostas daquele, pois cabe ao docente abordar os conteúdos gramaticais adaptando-os à realidade dos alunos, de modo a fazer sentido para eles, contribuindo, desse modo, para o preenchimento das lacunas existentes no livro didático. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-20T10:44:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-20T10:44:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Gerlúcio Medeiros de. O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial. 2017. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24919 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Gerlúcio Medeiros de. O livro didático "Português Linguagem" e o ensino de gramática: trabalhando a oração subordinada adverbial. 2017. 96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24919/2/GerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24919/3/GerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24919/2/GerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24919/3/GerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24919/1/GerlucioMedeirosDeAraujo_DISSERT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49a2d339449530a3e60ea183bd76465d a0dc3ccbff810b4c7a1e8e67a90a7ec1 49a2d339449530a3e60ea183bd76465d a0dc3ccbff810b4c7a1e8e67a90a7ec1 6f02c7d293ed1be491a0aa3bb685126b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117681773543424 |