Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Auanna Stephany
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5018
Resumo: Monografia
id UFER_8f032cbe4c1d64b31a21ac92835fd0ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5018
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintasQualidadeServqualIndustria de tintasQualityServqualPaint industryCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOMonografiaThe need for population mobility over time, the imposition to arrive faster and faster at their destinations, allowed a gradual increase of vehicles on the streets. As a result came the increase in vehicle production demand, followed by the increase in maintenance activities. Among these activities is automotive repainting.The objective of this paper was to analyze the level of quality of services provided by an automotive paint manufacturer, applying the Servqual research instrument, so that it was possible to identify through the gaps and quality dimensions which services deserve to be improved within the company. company. Theoretical concepts related to the automotive paint market, customers and service quality were addressed. The research was conducted in the field of the company and together the analysis of the data obtained to obtain the final results of the study was performed. A questionnaire based on the aforementioned instrument was adapted and the method developed by US marketing researchers Parasuraman, Zeithaml and Berry was used. For data analysis, Cronbach's alpha descriptive statistics were used, followed by the calculation of gaps and quartiles. Analyzing the performance of the company, it was possible to observe through the quality gaps that the customers after the service ended satisfied with expectations met for safety dimension, for the tangibility and empathy dimensions the company had a reasonable evaluation according to the customer feedback and a negative result. for reliability and empathy. Finally, it was proposed to managers practices that can be applied to improve the company's services.A necessidade pela mobilidade da população com o passar dos tempos, a imposição em chegar cada vez mais rápido em seus destinos, possibilitou um aumento gradual dos veículos nas ruas. Por consequência veio o aumento na demanda produtiva de veículos, seguido do aumento nas atividades de manutenção. Entre essas atividades está a repintura automotiva. O objetivo deste presente trabalho foi analisar o nível da qualidade dos serviços prestados por uma empresa fabricante de tintas automotivas, aplicando o instrumento de pesquisa Servqual, de forma que fosse possível identificar por meio dos gaps e dimensões da qualidade quais serviços merecem ser melhorados dentro da empresa. Foram abordados conceitos teóricos referentes ao mercado de tintas automotivas, clientes e qualidade de serviços. A pesquisa foi realizada no campo da empresa e junto foi realizado a análise dos dados obtidos para obtenção dos resultados finais do estudo. Foi adaptado um questionário fundamentado no instrumento já citado e utilizado o método desenvolvido pelos pesquisadores norte-americanos especializados em marketing Parasuraman, Zeithaml e Berry. Para realização de análise de dados, foram utilizados a estatística descritiva alfa de Cronbach, posteriormente cômputo dos gaps e quartis para análise de desempenho da empresa para expectativas e percepções dos clientes dentro das dimensões em estudo pela pesquisa, também foi possível montar o perfil dos clientes e uma breve investigação dos pontos mais importantes dentro da empresa pela visão do público feminino. Por fim, foram propostas melhorias para organização baseadas nos estudos realizados, de forma a favorecer a melhor prestatividade dos serviços da empresa.Trabalho não financiado por agência de fomento, ou autofinanciadoUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoBrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAOliveira, Lucas Ambrósio Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/Mello, Luciana Torres Correia dehttp://lattes.cnpq.br/Figueiredo, Ciro José Jardim dehttp://lattes.cnpq.br/Nogueira, Auanna Stephany2020-05-11T19:14:34Z2020-05-112020-05-11T19:14:34Z2019-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNogueira (2019) (NOGUEIRA, 2019)https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5018porNOGUEIRA, Auanna Stephany. Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas. 2019. 62f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-14T09:13:49Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/5018Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-14T09:13:49Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas
title Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas
spellingShingle Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas
Nogueira, Auanna Stephany
Qualidade
Servqual
Industria de tintas
Quality
Servqual
Paint industry
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas
title_full Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas
title_fullStr Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas
title_sort Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas
author Nogueira, Auanna Stephany
author_facet Nogueira, Auanna Stephany
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de
http://lattes.cnpq.br/
Mello, Luciana Torres Correia de
http://lattes.cnpq.br/
Figueiredo, Ciro José Jardim de
http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Auanna Stephany
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Servqual
Industria de tintas
Quality
Servqual
Paint industry
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic Qualidade
Servqual
Industria de tintas
Quality
Servqual
Paint industry
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description Monografia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-07
2020-05-11T19:14:34Z
2020-05-11
2020-05-11T19:14:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nogueira (2019) (NOGUEIRA, 2019)
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5018
identifier_str_mv Nogueira (2019) (NOGUEIRA, 2019)
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/5018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv NOGUEIRA, Auanna Stephany. Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma fábrica de tintas. 2019. 62f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção), Centro Multidisciplinar de Angicos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Angicos, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747491355099136