O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://lattes.cnpq.br/9620315534278902 https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7824 |
Resumo: | Com o cenário da pandemia da Covid-19, o mundo passou por grandes mudanças para preservar vidas e evitar crise no âmbito econômico e educacional. Com a suspensão das aulas, devido ao isolamento social, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) tornou-se indispensável, desafiando as escolas a se adaptarem ao novo contexto social. Nesta perspectiva, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) se fizeram necessários e ganharam grande adesão educacional. Os OVAs são qualquer tipo de instrumento tecnológico que auxilie na construção do saber dos discentes envolvidos. Uma ferramenta de ensino bastante utilizada foi a plataforma PhET, que é um laboratório virtual com o objetivo de auxiliar o ensino de Ciências, em particular da Física. Os laboratórios virtuais, são de fácil acesso, são didáticos e simples de manusear. Além disso, dar oportunidades para escolas públicas, que não tenha laboratórios de Ciências, realizarem experimentos virtualmente, diminuindo os danos causados à aprendizagem com a falta de laboratório. Esse trabalho tem como objetivo o uso do laboratório virtual PhET como uma ferramenta auxiliar no ensino da Física no 3º ano no ensino médio de uma escola pública do Ceará, onde foram realizados experimentos virtuais sobre o conteúdo de corrente elétrica e resistores. A partir dos dados coletados foi possível perceber que os laboratórios virtuais despertam a curiosidade dos alunos, se apresentando como uma ferramenta para tornar a aula mais dinâmica e atrativa. |
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