O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Letícia Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://lattes.cnpq.br/9620315534278902
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7824
Resumo: Com o cenário da pandemia da Covid-19, o mundo passou por grandes mudanças para preservar vidas e evitar crise no âmbito econômico e educacional. Com a suspensão das aulas, devido ao isolamento social, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) tornou-se indispensável, desafiando as escolas a se adaptarem ao novo contexto social. Nesta perspectiva, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) se fizeram necessários e ganharam grande adesão educacional. Os OVAs são qualquer tipo de instrumento tecnológico que auxilie na construção do saber dos discentes envolvidos. Uma ferramenta de ensino bastante utilizada foi a plataforma PhET, que é um laboratório virtual com o objetivo de auxiliar o ensino de Ciências, em particular da Física. Os laboratórios virtuais, são de fácil acesso, são didáticos e simples de manusear. Além disso, dar oportunidades para escolas públicas, que não tenha laboratórios de Ciências, realizarem experimentos virtualmente, diminuindo os danos causados à aprendizagem com a falta de laboratório. Esse trabalho tem como objetivo o uso do laboratório virtual PhET como uma ferramenta auxiliar no ensino da Física no 3º ano no ensino médio de uma escola pública do Ceará, onde foram realizados experimentos virtuais sobre o conteúdo de corrente elétrica e resistores. A partir dos dados coletados foi possível perceber que os laboratórios virtuais despertam a curiosidade dos alunos, se apresentando como uma ferramenta para tornar a aula mais dinâmica e atrativa.
id UFER_885a5108fa56b67424f721e024aee004
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7824
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétricoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAObjetos Virtuais de AprendizagemCorrente elétricaEnsino de FísicaFísicaCom o cenário da pandemia da Covid-19, o mundo passou por grandes mudanças para preservar vidas e evitar crise no âmbito econômico e educacional. Com a suspensão das aulas, devido ao isolamento social, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) tornou-se indispensável, desafiando as escolas a se adaptarem ao novo contexto social. Nesta perspectiva, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) se fizeram necessários e ganharam grande adesão educacional. Os OVAs são qualquer tipo de instrumento tecnológico que auxilie na construção do saber dos discentes envolvidos. Uma ferramenta de ensino bastante utilizada foi a plataforma PhET, que é um laboratório virtual com o objetivo de auxiliar o ensino de Ciências, em particular da Física. Os laboratórios virtuais, são de fácil acesso, são didáticos e simples de manusear. Além disso, dar oportunidades para escolas públicas, que não tenha laboratórios de Ciências, realizarem experimentos virtualmente, diminuindo os danos causados à aprendizagem com a falta de laboratório. Esse trabalho tem como objetivo o uso do laboratório virtual PhET como uma ferramenta auxiliar no ensino da Física no 3º ano no ensino médio de uma escola pública do Ceará, onde foram realizados experimentos virtuais sobre o conteúdo de corrente elétrica e resistores. A partir dos dados coletados foi possível perceber que os laboratórios virtuais despertam a curiosidade dos alunos, se apresentando como uma ferramenta para tornar a aula mais dinâmica e atrativa.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Jusciane da Costa eSilva, Jusciane da Costa eSilva, Jusciane da Costa eMedeiros, Subência Karine deRebouças, Gustavo de Oliveira GurgelCavalcanti, Letícia Maria de Oliveira2022-11-21T15:47:57Z2022-11-21T15:47:57Z2022-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://lattes.cnpq.br/9620315534278902https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7824MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T12:34:58Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/7824Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T12:34:58Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétrico
title O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétrico
spellingShingle O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétrico
Cavalcanti, Letícia Maria de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Objetos Virtuais de Aprendizagem
Corrente elétrica
Ensino de Física
Física
title_short O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétrico
title_full O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétrico
title_fullStr O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétrico
title_full_unstemmed O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétrico
title_sort O Uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem no ensino de circuito elétrico
author Cavalcanti, Letícia Maria de Oliveira
author_facet Cavalcanti, Letícia Maria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jusciane da Costa e
Silva, Jusciane da Costa e
Silva, Jusciane da Costa e
Medeiros, Subência Karine de
Rebouças, Gustavo de Oliveira Gurgel
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Letícia Maria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Objetos Virtuais de Aprendizagem
Corrente elétrica
Ensino de Física
Física
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Objetos Virtuais de Aprendizagem
Corrente elétrica
Ensino de Física
Física
description Com o cenário da pandemia da Covid-19, o mundo passou por grandes mudanças para preservar vidas e evitar crise no âmbito econômico e educacional. Com a suspensão das aulas, devido ao isolamento social, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) tornou-se indispensável, desafiando as escolas a se adaptarem ao novo contexto social. Nesta perspectiva, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) se fizeram necessários e ganharam grande adesão educacional. Os OVAs são qualquer tipo de instrumento tecnológico que auxilie na construção do saber dos discentes envolvidos. Uma ferramenta de ensino bastante utilizada foi a plataforma PhET, que é um laboratório virtual com o objetivo de auxiliar o ensino de Ciências, em particular da Física. Os laboratórios virtuais, são de fácil acesso, são didáticos e simples de manusear. Além disso, dar oportunidades para escolas públicas, que não tenha laboratórios de Ciências, realizarem experimentos virtualmente, diminuindo os danos causados à aprendizagem com a falta de laboratório. Esse trabalho tem como objetivo o uso do laboratório virtual PhET como uma ferramenta auxiliar no ensino da Física no 3º ano no ensino médio de uma escola pública do Ceará, onde foram realizados experimentos virtuais sobre o conteúdo de corrente elétrica e resistores. A partir dos dados coletados foi possível perceber que os laboratórios virtuais despertam a curiosidade dos alunos, se apresentando como uma ferramenta para tornar a aula mais dinâmica e atrativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-21T15:47:57Z
2022-11-21T15:47:57Z
2022-11-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/9620315534278902
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7824
url https://lattes.cnpq.br/9620315534278902
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/7824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747472609705984