Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8776 |
Resumo: | Mediante impactos globais gerados pelo advento da COVID-19, será descrito neste artigo, o impacto local no município de Santana do Seridó - Rio Grande do Norte, em seu âmbito educacional; sobretudo, nos primeiros anos de ensino, dos quais a alfabetização é tida como protagonista. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualiquantitativa, seja, através de relatos das diretoras da Escola Municipal Cremeilda Dantas (EMCD) e Escola Municipal Antônio Basílio (EMAB), como também através do envio de formulário on-line para os pais dos discentes matriculados nas turmas compreendidas entre o Pré-II e 5° ano do ensino fundamental. O estudo demonstrou que a alternância do método de ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) contribuiu para uma baixa de até 17,1% nos indicadores de alfabetização das referidas escolas, concluindo-se que os impactos se refletem nas providências tomadas para abrandar a problemática e que é importante buscar políticas para restaurar os indicadores educacionais. |
id |
UFER_9b6433088bf90a6c481998298b430f7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8776 |
network_acronym_str |
UFER |
network_name_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do SeridóCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAEnsino emergencial remotoImpactos sociaisPandemia COVID-19Santana do Seridó-RNMediante impactos globais gerados pelo advento da COVID-19, será descrito neste artigo, o impacto local no município de Santana do Seridó - Rio Grande do Norte, em seu âmbito educacional; sobretudo, nos primeiros anos de ensino, dos quais a alfabetização é tida como protagonista. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualiquantitativa, seja, através de relatos das diretoras da Escola Municipal Cremeilda Dantas (EMCD) e Escola Municipal Antônio Basílio (EMAB), como também através do envio de formulário on-line para os pais dos discentes matriculados nas turmas compreendidas entre o Pré-II e 5° ano do ensino fundamental. O estudo demonstrou que a alternância do método de ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) contribuiu para uma baixa de até 17,1% nos indicadores de alfabetização das referidas escolas, concluindo-se que os impactos se refletem nas providências tomadas para abrandar a problemática e que é importante buscar políticas para restaurar os indicadores educacionais.12 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLima, Gislene Micarla Borges deLima, Gislene Micarla Borges deLima, Gislene Micarla Borges deCunha, Enai Taveira daPimenta, Melissa Rafaela CostaBarreto, Danilo Cabral2023-02-07T20:08:48Z2023-02-07T20:08:48Z2022-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8776AngicosUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T11:48:56Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8776Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T11:48:56Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó |
title |
Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó |
spellingShingle |
Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó Barreto, Danilo Cabral CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Ensino emergencial remoto Impactos sociais Pandemia COVID-19 Santana do Seridó-RN |
title_short |
Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó |
title_full |
Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó |
title_fullStr |
Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó |
title_full_unstemmed |
Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó |
title_sort |
Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó |
author |
Barreto, Danilo Cabral |
author_facet |
Barreto, Danilo Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Gislene Micarla Borges de Lima, Gislene Micarla Borges de Lima, Gislene Micarla Borges de Cunha, Enai Taveira da Pimenta, Melissa Rafaela Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Danilo Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Ensino emergencial remoto Impactos sociais Pandemia COVID-19 Santana do Seridó-RN |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA Ensino emergencial remoto Impactos sociais Pandemia COVID-19 Santana do Seridó-RN |
description |
Mediante impactos globais gerados pelo advento da COVID-19, será descrito neste artigo, o impacto local no município de Santana do Seridó - Rio Grande do Norte, em seu âmbito educacional; sobretudo, nos primeiros anos de ensino, dos quais a alfabetização é tida como protagonista. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualiquantitativa, seja, através de relatos das diretoras da Escola Municipal Cremeilda Dantas (EMCD) e Escola Municipal Antônio Basílio (EMAB), como também através do envio de formulário on-line para os pais dos discentes matriculados nas turmas compreendidas entre o Pré-II e 5° ano do ensino fundamental. O estudo demonstrou que a alternância do método de ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) contribuiu para uma baixa de até 17,1% nos indicadores de alfabetização das referidas escolas, concluindo-se que os impactos se refletem nas providências tomadas para abrandar a problemática e que é importante buscar políticas para restaurar os indicadores educacionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-18 2023-02-07T20:08:48Z 2023-02-07T20:08:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8776 |
url |
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
UFERSA CC-BY-SA https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Angicos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil Centro Multidisciplinar de Angicos UFERSA Universidade Federal Rural do Semi-Árido |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) instacron:UFERSA |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
instacron_str |
UFERSA |
institution |
UFERSA |
reponame_str |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
collection |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br |
_version_ |
1809747441775280128 |