Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Danilo Cabral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8776
Resumo: Mediante impactos globais gerados pelo advento da COVID-19, será descrito neste artigo, o impacto local no município de Santana do Seridó - Rio Grande do Norte, em seu âmbito educacional; sobretudo, nos primeiros anos de ensino, dos quais a alfabetização é tida como protagonista. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualiquantitativa, seja, através de relatos das diretoras da Escola Municipal Cremeilda Dantas (EMCD) e Escola Municipal Antônio Basílio (EMAB), como também através do envio de formulário on-line para os pais dos discentes matriculados nas turmas compreendidas entre o Pré-II e 5° ano do ensino fundamental. O estudo demonstrou que a alternância do método de ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) contribuiu para uma baixa de até 17,1% nos indicadores de alfabetização das referidas escolas, concluindo-se que os impactos se refletem nas providências tomadas para abrandar a problemática e que é importante buscar políticas para restaurar os indicadores educacionais.
id UFER_9b6433088bf90a6c481998298b430f7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8776
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do SeridóCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIAEnsino emergencial remotoImpactos sociaisPandemia COVID-19Santana do Seridó-RNMediante impactos globais gerados pelo advento da COVID-19, será descrito neste artigo, o impacto local no município de Santana do Seridó - Rio Grande do Norte, em seu âmbito educacional; sobretudo, nos primeiros anos de ensino, dos quais a alfabetização é tida como protagonista. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualiquantitativa, seja, através de relatos das diretoras da Escola Municipal Cremeilda Dantas (EMCD) e Escola Municipal Antônio Basílio (EMAB), como também através do envio de formulário on-line para os pais dos discentes matriculados nas turmas compreendidas entre o Pré-II e 5° ano do ensino fundamental. O estudo demonstrou que a alternância do método de ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) contribuiu para uma baixa de até 17,1% nos indicadores de alfabetização das referidas escolas, concluindo-se que os impactos se refletem nas providências tomadas para abrandar a problemática e que é importante buscar políticas para restaurar os indicadores educacionais.12 f.BrasilCentro Multidisciplinar de AngicosUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoLima, Gislene Micarla Borges deLima, Gislene Micarla Borges deLima, Gislene Micarla Borges deCunha, Enai Taveira daPimenta, Melissa Rafaela CostaBarreto, Danilo Cabral2023-02-07T20:08:48Z2023-02-07T20:08:48Z2022-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8776AngicosUFERSACC-BY-SAhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2023-09-13T11:48:56Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8776Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2023-09-13T11:48:56Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó
title Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó
spellingShingle Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó
Barreto, Danilo Cabral
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Ensino emergencial remoto
Impactos sociais
Pandemia COVID-19
Santana do Seridó-RN
title_short Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó
title_full Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó
title_fullStr Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó
title_full_unstemmed Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó
title_sort Estudo dos impactos gerados pela pandemia na educação infantil no município de Santana do Seridó
author Barreto, Danilo Cabral
author_facet Barreto, Danilo Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Gislene Micarla Borges de
Lima, Gislene Micarla Borges de
Lima, Gislene Micarla Borges de
Cunha, Enai Taveira da
Pimenta, Melissa Rafaela Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Danilo Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Ensino emergencial remoto
Impactos sociais
Pandemia COVID-19
Santana do Seridó-RN
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA E TECNOLOGIA
Ensino emergencial remoto
Impactos sociais
Pandemia COVID-19
Santana do Seridó-RN
description Mediante impactos globais gerados pelo advento da COVID-19, será descrito neste artigo, o impacto local no município de Santana do Seridó - Rio Grande do Norte, em seu âmbito educacional; sobretudo, nos primeiros anos de ensino, dos quais a alfabetização é tida como protagonista. Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa descritiva e qualiquantitativa, seja, através de relatos das diretoras da Escola Municipal Cremeilda Dantas (EMCD) e Escola Municipal Antônio Basílio (EMAB), como também através do envio de formulário on-line para os pais dos discentes matriculados nas turmas compreendidas entre o Pré-II e 5° ano do ensino fundamental. O estudo demonstrou que a alternância do método de ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) contribuiu para uma baixa de até 17,1% nos indicadores de alfabetização das referidas escolas, concluindo-se que os impactos se refletem nas providências tomadas para abrandar a problemática e que é importante buscar políticas para restaurar os indicadores educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-18
2023-02-07T20:08:48Z
2023-02-07T20:08:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8776
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Angicos
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro Multidisciplinar de Angicos
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747441775280128