Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daiane Borges de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253912
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Educação do Campo.
id UFSC_49a20616754044e1762ec1122479919d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/253912
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do CampoEducação do CampoEnsino Remoto EmergencialPandemia de COVID 19TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Educação do Campo.O presente trabalho foi desenvolvido com o propósito de evidenciar as a multifuncionalidade incumbida ao fazer docente dos educadores do campo nos distintos períodos do Ensino Remoto Emergencial e o retorno às atividades presenciais durante uma pandemia mundial para garantir aos estudantes o acesso ao direito da educação. Inicia-se a partir de um referencial teórico as discussões sobre a Escola do Campo, a pandemia e o Ensino Remoto Emergencial. O objetivo geral desta pesquisa visa a investigação das dificuldades e estratégias de enfrentamento desenvolvidas pelos professores para superar os impactos do Ensino Remoto Emergencial. Os objetivos gerais buscam identificar as dificuldades vivenciadas durante o Ensino Remoto Emergencial e no retorno pós Ensino Remoto Emergencial em uma Escola de Educação Básica do Campo. Conhecer as estratégias de enfrentamento desenvolvidas pelos educadores nos dois períodos adversos enfrentados pela educação. O caminho metodológico constituiu-se de uma pesquisa de campo na Escola de Educação Básica do Campo, entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionário às docentes e gestora da escola, assim como estudo bibliográfico. As análises dos materiais da pesquisa apontam para grandes impactos a médio e longo prazo deixados pelo Ensino Remoto Emergencial na Escola do Campo, assim como uma sobrecarga dos trabalhadores da educação do campo.This work was developed with the purpose of highlighting the multifunctionality involved in teaching rural educators during the different periods of Emergency Remote Teaching and the return to face-to-face activities during a global pandemic to guarantee students access to the right to education. Discussions about Escola do Campo, the pandemic and Emergency Remote Education began from a theoretical framework. The general objective of this research aims to investigate the difficulties and coping strategies developed by teachers to overcome the impacts of Emergency Remote Teaching. The general objectives seek to identify the difficulties experienced during Emergency Remote Education and upon return after Emergency Remote Education in a Rural Basic Education School. Know the coping strategies developed by educators in the two adverse periods faced by education. The methodological path consisted of field research at the Escola de Educação Básica do Campo, semi structured interviews, questionnaire application to teachers and school management, as well as a bibliographic study. Analysis of the research materials points to major medium and long-term impacts left by Emergency Remote Teaching at Escola do Campo, as well as an overload on rural education workers.Florianópolis, SC.Monaco, Graziela DelUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Daiane Borges de2024-01-05T14:13:45Z2024-01-05T14:13:45Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253912Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-01-05T14:13:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253912Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-05T14:13:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo
title Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo
spellingShingle Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo
Souza, Daiane Borges de
Educação do Campo
Ensino Remoto Emergencial
Pandemia de COVID 19
title_short Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo
title_full Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo
title_fullStr Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo
title_full_unstemmed Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo
title_sort Educação do Campo na pandemia: Desafios e estratégias de enfrentamento ao Ensino Remoto Emergencial e ao retorno às atividades presenciais na Escola do Campo
author Souza, Daiane Borges de
author_facet Souza, Daiane Borges de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monaco, Graziela Del
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daiane Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Ensino Remoto Emergencial
Pandemia de COVID 19
topic Educação do Campo
Ensino Remoto Emergencial
Pandemia de COVID 19
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Educação do Campo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
2024-01-05T14:13:45Z
2024-01-05T14:13:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253912
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652372803584000