A constituição de identidades de mulheres quilombolas: território, relações étnico-raciais e culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simplicio, Nilbemara Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/9289
Resumo: Considerando o espaço do território quilombola como luta contra o racismo e as mulheres quilombolas como coletivo ancestral de geração a geração nessa territorialidade, este trabalho tem por objetivo analisar o processo de construção de identidade das mulheres quilombolas da dança de São Gonçalo do Arrojado e do Pêga. Para tanto, tem como objetivos específicos, (i) identificar práticas culturais de dança afro-brasileira e as relações étnico-raicais que constroem as identidades sociais negras; (ii) compreender as histórias de vida de mulheres quilombolas na relação entre educação, práticas culturais e memória e, (iii) entender o papel da mulher negra quilombola, a partir da sua identidade constituída. O referencial teórico organiza-se em conceituações acerca de território, relações étnico-raciais, mulheres quilombolas e identidades negras. A metodologia consiste em uma pesquisa com abordagem qualitativa e interpretativista, de caráter exploratório e contemplou aportes da pesquisa bibliográfica em Dealdina (2020) Santos (2022), Munanga (2002), Gomes (2013), entre outros, a pesquisa de campo utilizando o questionário semi-estruturado entre mulheres quilombolas e membros da comunidade do Pêga e do Arrojado, além da pesquisa documental a partir da Lei 10.639/2003. Para tanto, os dados demonstraram que as mulheres do território quilombola constituem identidades negras nas relações étnico-raciais e culturais na existência e sonho por reconhecimentos e visibilidades na educação por meio da Dança de São Gonçalo como valor cultural. Como conclusão, ressalta que as mulheres negras lutam pela cultura local, valorização da ancestralidade que constituem a organização e identidades negras como mulheres quilombolas nas lutas e resistência.
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