A articulação entre a educação no/do campo e a educação das relações étnico-raciais: uma análise do Projeto Político Pedagógico da escola quilombola José Albino Pimentel (Conde/PB)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Daniele do Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26140
Resumo: O presente estudo monográfico realizou uma discussão sobre a articulação da temática da Educação do Campo e da Educação das Relações Étnico-raciais ao evidenciar o percurso de luta e resistência das populações do meio rural, negra e quilombola por uma educação que aborde e respeite as especificidades de cada grupo, em concordância com a legislação nacional. Este trabalho teve como objetivo geral investigar como e em que medida as premissas da Educação do Campo, da Educação das Relações Étnico-raciais e da Educação Escolar Quilombola estão contempladas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) José Albino Pimentel, de modo a averiguar os impactos do racismo estrutural e institucional e da desigualdade social e territorial nesse processo. Enquanto objetivos específicos esta monografia buscou: Identificar o entrelaçamento da agência política da população negra com os movimentos sociais do campo no contexto da luta pela terra e pela educação; Apresentar os principais elementos do processo sócio-histórico e político da Educação do Campo e da Educação das Relações Étnico-raciais no Brasil; Apontar especificidades das características sociais, culturais, políticas e econômicas que propiciam caracterizar as particularidades da Educação Escolar Quilombola; e examinar as dimensões da Educação do Campo e das Relações Étnico-raciais que estão contempladas no Projeto Político- Pedagógico da EMEIEF José Albino Pimentel. A metodologia da pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental quanto aos objetivos e qualitativa com relação à análise de dados que encontrou embasamento teórico em: Alencar (2010); Fernandes e Molina (2004); Caldart (2002); Gomes (2017); Gomes e Rodrigues (2018); Silva (2007) entre outros; como também nos documentos oficiais, como leis, decretos e resoluções educacionais. Assim como no PPP da escola quilombola José Albino Pimentel. Evidenciamos que o principal critério para a escolha da referida escola, foi o fato dela atender estudantes oriundos de quilombos e assentamentos da reforma agrária. Os resultados apontaram a relevância da articulação das temáticas: da raça, da terra e da classe para o entendimento e a melhor contextualização da Educação do Campo e da Educação das Relações Étnico-raciais dentro do processo de luta, resistência e conquista de terra e de uma educação que se proponha ao atendimento das especificidades de cada grupo. Importa ressaltar que nesse processo inclui-se a participação e o protagonismo das mulheres camponesas e das mulheres negras. Além disso, a presente pesquisa mostrou a importância da implementação da Lei 10.639 de 2003, uma vez que esta proporcionou significativos avanços no âmbito da educação escolar por incluir a história e a cultura afro-brasileiras e aproximar gerações por meio dos projetos desenvolvidos nas escolas, em específico no caso da EMEIEF José Albino Pimentel.
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Enquanto objetivos específicos esta monografia buscou: Identificar o entrelaçamento da agência política da população negra com os movimentos sociais do campo no contexto da luta pela terra e pela educação; Apresentar os principais elementos do processo sócio-histórico e político da Educação do Campo e da Educação das Relações Étnico-raciais no Brasil; Apontar especificidades das características sociais, culturais, políticas e econômicas que propiciam caracterizar as particularidades da Educação Escolar Quilombola; e examinar as dimensões da Educação do Campo e das Relações Étnico-raciais que estão contempladas no Projeto Político- Pedagógico da EMEIEF José Albino Pimentel. A metodologia da pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental quanto aos objetivos e qualitativa com relação à análise de dados que encontrou embasamento teórico em: Alencar (2010); Fernandes e Molina (2004); Caldart (2002); Gomes (2017); Gomes e Rodrigues (2018); Silva (2007) entre outros; como também nos documentos oficiais, como leis, decretos e resoluções educacionais. Assim como no PPP da escola quilombola José Albino Pimentel. Evidenciamos que o principal critério para a escolha da referida escola, foi o fato dela atender estudantes oriundos de quilombos e assentamentos da reforma agrária. Os resultados apontaram a relevância da articulação das temáticas: da raça, da terra e da classe para o entendimento e a melhor contextualização da Educação do Campo e da Educação das Relações Étnico-raciais dentro do processo de luta, resistência e conquista de terra e de uma educação que se proponha ao atendimento das especificidades de cada grupo. Importa ressaltar que nesse processo inclui-se a participação e o protagonismo das mulheres camponesas e das mulheres negras. Além disso, a presente pesquisa mostrou a importância da implementação da Lei 10.639 de 2003, uma vez que esta proporcionou significativos avanços no âmbito da educação escolar por incluir a história e a cultura afro-brasileiras e aproximar gerações por meio dos projetos desenvolvidos nas escolas, em específico no caso da EMEIEF José Albino Pimentel.This monographic study discussed the articulation of the theme of Rural Education and Education of Ethnic-Racial Relations by highlighting the path of struggle and resistance of rural, black and quilombola populations for an education that addresses and respects specificities of each group, in accordance with national legislation. The general objective of this work was to investigate how and to what extent the premises of Rural Education, Education of Ethnic-Racial Relations and Quilombola School Education are included in the Political-Pedagogical Project (PPP) of the Municipal School of Kindergarten and Elementary Education (EMEIEF) José Albino Pimentel, in order to investigate the impacts of structural and institutional racism and social and territorial inequality in this process. As specific objectives, this monograph sought to: Identify the intertwining of the political agency of the black population with rural social movements in the context of the struggle for land and education; Present the main elements of the socio-historical and political process of Rural Education and Ethnic-Racial Relations Education in Brazil; Point out specifics of the social, cultural, political and economic characteristics that allow characterizing the particularities of Quilombo School Education; and examine the dimensions of Rural Education and Ethnic-Racial Relations that are included in the Political-Pedagogical Project of EMEIEF José Albino Pimentel. The research methodology was bibliographic and documental in terms of objectives and qualitative in terms of data analysis which found theoretical basis in: Alencar (2010); Fernandes and Molina (2004); Caldart (2002); Gomes (2017); Gomes and Rodrigues (2018); Silva (2007) among others; as well as in official documents such as laws, decrees and educational resolutions. As well as in the PPP of the José Albino Pimentel quilombola school. We evidence that the main criterion for choosing the referred school was the fact that it serves students from quilombos and agrarian reform settlements. The results showed the relevance of articulating the themes: race, land and class for the understanding and better contextualization of Rural Education and Ethnic-Racial Relations Education within the process of struggle, resistance and conquest of land and an education that aims to meet the specificities of each group. It is important to emphasize that this process includes the participation and protagonism of peasant women and black women. In addition, this research showed the importance of implementing Law 10.639 of 2003, as it provided significant advances in the field of school education by including Afro-Brazilian history and culture and bringing generations together through projects developed in schools, specifically in the case of EMEIEF José Albino Pimentel.Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2023-02-02T11:06:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DNL01022023.pdf: 1242159 bytes, checksum: b362fb0002481ce1eb6c29bb392f701a (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-02T11:06:47Z (GMT). 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